quinta-feira, 19 de abril de 2018

Japão Celebrará a Ascensão do Novo Imperador em Outubro de 2019


O governo decidiu sexta-feira realizar uma cerimônia em outubro do ano que vem para marcar a ascensão do trono ao príncipe Naruhito, mas disse também que membros da família imperial feminina não participarão de um dos principais rituais de entronização.

A cerimônia de entronização para o novo imperador, agora com 58 anos, está planejada para 22 de outubro de 2019, depois que ele suceder ao Trono do Crisântemo em 1 de maio daquele ano.

O chefe de gabinete Yoshihide Suga disse que apenas membros da família imperial masculina comparecerão ao ritual em 1º de maio do ano que vem, no qual o novo imperador herdará os trajes tradicionais, com base no exemplo da sucessão anterior, em 1989.

A família imperial tradicionalmente só permite que os membros do sexo masculino participem desse ritual porque a Lei da Casa Imperial estipula que somente os homens podem ascender ao trono, de acordo com fontes do governo. Mas os críticos dizem que a exclusão de membros femininos estaria fora de sintonia com os tempos atuais.

Em contraste, o governo está considerando permitir que ministras do sexo feminino, atualmente duas, participem do rito por não estarem relacionadas à sucessão imperial, comparecendo como observadoras, disseram as fontes.

Durante o ritual, o novo imperador herdará regalias, como a espada sagrada e as jóias, como prova da ascensão ao trono. Quando o imperador Akihito sucedeu ao trono em janeiro de 1989, após a morte de seu pai, o imperador Hirohito, os assistentes – compostos por membros da família imperial e altos funcionários do governo – eram todos do sexo masculino.

Suga também disse que a Agência da Casa Imperial está considerando realizar “Daijosai”, ou rito do Grande Dia de Ação de Graças, em 14-15 de novembro de 2019. Durante o evento, o mais importante ritual imperial após sua entronização, o novo imperador vai comer arroz colhido no ano para apreciar a generosidade do grão.

Para o príncipe Akishino, o filho mais novo do imperador de 84 anos, o governo também decidiu realizar um ritual em 2020 para comemorar sua promoção ao “koshi”, título dado ao primeiro na linha do trono. Mas seu momento exato ainda precisa ser corrigido.

“O gabinete se unirá para fazer os preparativos para que a abdicação e a sucessão possam ser concluídas sem problemas”, disse Suga em entrevista coletiva.

O principal porta-voz do governo disse que um novo comitê será criado no outono deste ano para elaborar detalhes específicos de cada rito. O plano básico para os eventos de sucessão será oficialmente endossado pelo Gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe na próxima terça-feira, acrescentou.

Suga se recusou a elaborar outro ponto contencioso de que membros menores da família imperial, especificamente o neto de 11 anos do imperador, o príncipe Hisahito, participará de uma série de eventos. Tem sido costumeiro para os membros menores não comparecerem aos rituais de sucessão.

O príncipe Hisahito, filho do príncipe Akishino, de 52 anos, será o segundo na linha de sucessão ao trono após a abdicação do imperador Akihito. Suga disse que o painel de preparação previsto irá “julgar corretamente” sobre o assunto.

Antes da primeira abdicação por um imperador japonês em mais de dois séculos, o governo realizará uma cerimônia para marcar os 30 anos do trono do imperador Akihito em 24 de fevereiro do ano que vem, no Teatro Nacional de Tóquio. A era atual de Heisei sob o imperador terminará em seu 31º ano.

Em 30 de abril de 2019, uma cerimônia de abdicação será realizada para o Imperador Akihito, na qual ele se reunirá com o primeiro-ministro, líderes da assembléia e outros representantes do povo japonês no Palácio Imperial.

Espera-se que dignitários e enviados estrangeiros assistam à cerimônia de entronização do imperador, que visa proclamar a sucessão imperial em casa e no exterior, seguida de um desfile e um banquete.

No dia 23 de outubro de 2019, o primeiro-ministro deverá realizar um jantar em Tóquio para expressar a gratidão do Japão pela participação de convidados estrangeiros nos eventos comemorativos.

O imperador cessante, que passou por cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata, sinalizou que gostaria de se aposentar em uma mensagem de vídeo rara em agosto de 2016, citando preocupações sobre sua idade avançada e saúde debilitada que poderiam impedi-lo de cumprir suas obrigações.

O parlamento do Japão promulgou uma lei única em junho passado, permitindo que ele passasse seu status para a próxima geração. A legislação especial era necessária, uma vez que a Lei da Casa Imperial não tinha uma disposição sobre a abdicação do imperador.

O príncipe herdeiro Naruhito está prestes a se tornar o 126º imperador na mais antiga monarquia hereditária do mundo, que acredita-se que remonta a mais de 2.600 anos, incluindo figuras lendárias cuja existência é contestada.

Fonte: https://ipc.digital/japao-celebrara-a-ascensao-do-novo-imperador-em-outubro-de-2019/?no_cache=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário