domingo, 22 de abril de 2018

30 Anos do Filme "Hotaru no Haka" (Tumulo dos Vagalumes)


Pôster de divulgação

Japão
1988 • Cor • 93 min
Direção Isao Takahata
Produção Toru Hara
Gênero Drama
Guerra
Companhia(s) produtora(s) Studio Ghibli

Hotaru no haka (Japonês: 火垂るの墓; Túmulo dos Vagalumes (título no Brasil) ou O Túmulo dos Pirilampos (título em Portugal)) é um filme japonês de animação /drama /guerra do Studio Ghibli e dirigido por Isao Takahata. Retratando a dura luta por sobrevivência de dois irmãos menores de idade no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, o filme é amplamente aclamado pela crítica.

Há também um live action do mesmo, também baseado no livro semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka.

O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos.

A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e de sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.

30 anos depois do lançamento de Túmulo dos Vagalumes, alguns fãs descobriram um detalhe oculto no pôster. Quando aumentamos o brilho da imagem, enxergamos um bombardeiro B-29 no céu. O que acreditávamos ser luzes de vagalumes, era na realidade uma chuva de fogo.


Considerado um dos filmes mais tristes, este drama faz muitas pessoas cairem em lagrimas até hoje. Confiram o filme completo e legendado em protuguês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário