sábado, 3 de fevereiro de 2018

Dicas de Etiqueta Japonesa para Usar em Restaurantes e Jantares


A culinária japonesa é uma paixão mundial e possui diversos adeptos que nem sempre respeitam os códigos originais na hora de consumi-la. Especialmente no Brasil, o sushi ganhou diversas novas versões – algumas bem originais – e muitas pessoas gostam de criar suas próprias regras ao comer.

Mas não é só em terras brasileiras que isso acontece e pensando nisso, o Independentconsultou diversos chefs renomados sobre os piores erros cometidos quando se trata da comida japonesa. Confira:

Mergulhar o arroz no molho de soja
“As pessoas costumam intensificar o sabor delicado e fresco do peixe mergulhando o sushi no molho de soja ao invés de usá-lo com moderação. Evite que o arroz absorva o molho e deixe que apenas o peixe entre em contato com ele”, explica o chef Mark Edwards.

Colocar gengibre em cima do sushi
“O gengibre é tradicionalmente destinado a limpar o paladar e é consumido entre os diferentes cortes de peixe. Depois de comer um sushi com atum, por exemplo, e comer um de salmão, você come o gengibre para limpar a boca. Ele não deve ser colocado como decoração em cima do sushi, como é comum de se ver”, completa.

Cortar o lámen
É preciso ter duas coisas em mente quando for tomar o clássico prato. Uma delas é que não precisa se intimidar em sugar o macarrão e a segunda, é não cortá-lo, pois isso pode insultar o chef. “É educado chupar o macarrão, isso demonstra respeito ao chef e também ajuda a esfriá-lo para que não queime a boca”, diz Shane Zhao, chefe da cozinha do Issho.

Matcha com água fervente
“Nunca despeje água fervente no chá verde matcha, isso queima as folhas e gera um sabor amargo”, diz James Shillcock, fundador do Vivid Matcha Green Tea.

Tomar saquê com pratos que levam arroz
“Tradicionalistas acreditam que não se deve servir saquê com arroz, já que a bebida é feita de arroz e pode gerar um conflito de sabores”, afirma Shane.

Usar muito molho de soja
“O molho deve ser tratado com respeito e você só deve colocar uma pequena quantidade”, completa. E nunca mergulhe a comida no molho na frente de um japonês, isso é considerado grosseiro.

Misturar wasabi e molho de soja
“Molho de soja contém muito sódio e o wasabi é apimentado, isso bloqueia muitos sabores da comida, porque o sushi é muito delicado”, aponta Nobu Shoreditch.

Não saber o que é sushi
“Sushi significa arroz com vinagre, mas as pessoas geralmente pensam que é o rolo”, comenta Kaori Simpson do Harajuku Kitchen.

Comer sushi frio
“O arroz do sushi deve ser quente e macio, não frio e duro. É o calor que acentua o sabor do peixe (que deve ficar na geladeira)”, explica Andrew Kojima, finalista de uma das edições do Masterchef.

Dicas para fazer bonito quando for a um restaurante japonês:

É claro que no Brasil, as regras abaixo se tornaram mais flexíveis, uma vez que foram adaptadas aos modos da nossa sociedade. Um exemplo: os japoneses têm o costume de fazer barulho enquanto tomam sopas como misoshiro, lamen e somen. Para nós, esse costume é considerado falta de educação. No caso do lamen e do udon, o barulho acontece por causa do comprimento dos fios do macarrão. Para não cortá-los a pessoa acaba fazendo aquele barulho. O caldo do udon pode ser tomado com uma colher própria, que já vem junto com o prato. No final, a pessoa pode levar o tchawan à boca para aproveitar todo o caldo.

Se você foi convidado para ir a um restaurante japonês, é aconselhável saber manipular o hashi. Caso tenha dificuldade, não é falta de educação pedir talheres, pois a nossa cultura é ocidental. Mas é preciso tentar com o garfo e a faca ter a mesma conduta aconselhada para o hashi. Uma alternativa aos talheres, é aquele hashi preso pelas pontas superiores, que funciona como uma pinça. A maioria dos restaurantes japoneses tem esses hashi. Por exemplo, o harumaki pode ser cortado com garfo e faca ou comido com a mão. 

No caso de uma refeição completa simples (teishoku), com misoshiru, arroz, acompanhamentos (himono) e picles (tsukemono), não há uma ordem exata para degustar os alimentos. Enquanto se espera pelo prato é bom pedir uma entrada leve. Também não há nada de errado em pedir uma entrada quente antes de comer sashimi. Antes e durante a refeição é bom pedir chá verde para "preparar" o paladar para o próximo prato.

A TOALHINHA (OSHIBORI)
Aquela toalha que o garçom traz logo que os clientes chegam é para limpar as mãos. Depois é só coloca-la sobre a mesa novamente, sem dobrá-la. No Japão é hábito limpar a testa, o rosto inteiro, o pescoço. Mãos limpas, sushi, harumaki (rolinho) e outros pratos podem ser degustados sem o uso do hashi (palitinho).

BEBENDO SAQUÊ
O masu (massú) é aquele recipiente quadrado usado para o saquê frio e o tyoko é o recipiente para o saquê quente. Eles devem ser segurados com as duas mãos. Se o masu vier acompanhado por um pires, a pessoa deve pegar apenas o masu e levá-lo à boca. Nunca se inclinar à mesa.


PEGADA COM O HASHI - BRIGA DE PALITINHOS
A maneira correta de pegar o hashi é sempre do meio para cima. Nunca se deve espetar o hashi na vertical, pois isso se refere à morte e rituais religiosos. Chupar a ponta do hashi, apontar para as pessoas ou gesticular com o hashi na mão, não é educado. O hashi deve ser apoiado paralelo ao corpo em suporte próprio, pois é mais fácil de pegá-lo depois. O ideal é que fique o mais escondido possível e no caso de não haver apoiador, utilize o prato à sua frente.

O shoyu só deve ser utilizado com peixe cru. Não há necessidade de encher o nozoki (pratinho) com shoyu, basta uma pequena quantidade do molho para temperar o peixe cru. Nos makizushi (enrolados com alga e arroz), molhe suavemente apenas um dos lados do enrolado no molho.



MOLHADA NO NIGIRIZUSHI
No caso do nigirizushi (bolinho de arroz com cobertura de fatia de peixe cru), devemos mergulhar a parte do peixe no shoyu e não o arroz, pois prejudica a apreciação do sabor do sush e o bolinho de arroz pode desmanchar. É bom lembrar que o arroz já está temperado e o peixe não.


COMENDO SUSHI COM A MÃO
Os sushi podem ser segurados com a mão, dispensando o uso do hashi e deve ser degustado numa única bocada. Os bons restaurantes de culinária japonesa fazem os sushi no tamanho certo para isso.



PEGADA DO TEMAKI
O temaki (sushi em forma de cone) deve receber uma pequena quantidade de shoyu apenas sobre o peixe (nunca sobre o arroz). Para evitar que o shoyu escorra para fora do cone dobre a ponta da alga marinha (nori).



BEBENDO NO TCHAWAN
Deve-se pegar o tchawan (a tigelinha para sopa) com a mão direita e nunca colocar o dedo polegar dentro dele. No caso das mulheres, o certo é pegá-lo com as duas mãos. No caso do misoshiro, deve-se levar o tchawan próximo à boca e enquanto tomar seu caldo pode-se continuar segurando o hashi ou descansá-lo. Evite tomar o caldo manipulando o hashi no tchawan, pois não é polido.
COMO COMER PEIXE COZIDO
Geralmente os peixes têm a posta bem solta. É só escava-la com o hashi. Nunca segure um hashi em cada mão, é desnecessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário