quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Evento! 49ª Festa da Cerejeira de Campos do Jordão(SP)



“Se as flores estão aguentando, nós temos que fazer o mesmo”. Essa frase é recorrente no documentário “As cerejeiras e a tsunami”, um dos filmes mais tocantes sobre a tragédia que abalou o Japão em 2011. Mesmo tendo sido submersas pela onda gigante as árvores floresceram poucas semanas após a tragédia. Não à toa a Cerejeira (no Japão ela é chamada de Sakura, pronuncia-se sakurá) é considerada um símbolo de renovação no país. A espécie é a primeira a “dar flor”, o que anuncia a transição do rigoroso inverno para a florida primavera japonesa.

Por isso, assim como os samurais são considerados os melhores homens entre os homens, a flor de cerejeira é considerada a flor das flores pelos japoneses. O culto às cerejeiras é tão grande que o “hanami” (observação das flores) é uma festa nacional e a tradição vem desde o ano 794 depois de Cristo.

Com a explosão das flores nos primeiros dias de abril os japoneses invadem os parques e as ruas coloridas pelo rosa das cerejeiras. Munidos com máquinas fotográficas e cestas de piquenique, os trabalhadores são liberados mais cedo do trabalho e se reúnem debaixo das árvores para confraternizar.

Hoje em dia o culto a sakura se repete em diferentes partes do mundo, com colônias japonesas celebrando o fim do inverno à sombra das cerejeiras.

Em Campos do Jordão a Festa das Cerejeiras já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. O evento acontece nos dois últimos finais de semana de julho e nos dois primeiros de agosto. 

A festa acontece no Parque das Cerejeiras Sakura Home, a área pertence a Enkyo Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e abriga uma casa de repouso para descendentes japoneses.

Na festa das cerejeiras de Campos do Jordão a colônia japonesa e visitantes não costumam fazer piquenique debaixo das árvores. Talvez porque depois da beleza das cerejeiras, seja a culinária japonesa a principal atração da festa. Turistas enchem a praça de alimentação para saborear pratos como o Bentô, o Sushi, o Tempurá, a Truta na Chapa, o Udon, além do tradicional Yakissoba.

Em comum com o Hanami do Japão a festa de Campos do Jordão apresenta manifestações culturais japonesas como a venda de artesanato, cerimônias do chá, recitais de haikus, atrações musicais, teatro e danças típicas. Sem falar nos turistas munidos de câmeras fotográficas e da centena de celulares apontados para as árvores.

Porque assim como sentar-se sob a sombra das cerejeiras, registrar a beleza em fotografias já faz parte da tradição e funciona como uma prece do bonito culto às cerejeiras. Um culto cuja mensagem principal serve a todos os povos: Ainda que tudo esteja desabando e que os dias frios do inverno tenham sido difíceis, sempre haverá uma primavera para quem tiver a força, a coragem e a determinação de uma cerejeira.

A 49ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão é uma realização da Enkyo, da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Recanto de Repouso Sakura Home e do Clube Cultural e Recreativo Cereja com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e da Setur.

Neste ano, farei uma apresentação especial no dia 12/08 às 14h junto das cantoras Kaori Kanegawa e Mayumi Takahashi e contaremos também com uma participação especial do Kiendaiko de São Bernardo do Campo. Te esperamos lá!! 

Local: Parque das Cerejeiras Sakura Home
Endereço: Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173 Vila Albertina – Campos do Jordão – SP
Horário: das 09h as 16h
Ingressos a venda no local: R$ 16
Idosos e estudantes com carteirinha: R$ 8
Crianças até 6 anos não pagam
Estacionamento gratuito no local havendo disponibilidade de vagas
Informações: Recanto de Repouso Sakura Home: (12) 3662-2911

Fonte: http://boulevardgeneve.com.br/blog/cerejeira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário