domingo, 16 de julho de 2017

Prayer For Japan! Ordem de evacuação é emitida para todos os moradores de Inuyama, em Aichi, por causa da chuva


Inuyama - Por volta das 10h30 desta sexta-feira (14), autoridades da cidade de Inuyama (Aichi) emitiram um alerta de evacuação para todos os bairros da cidade, somando 36 mil famílias, ou 74.509 moradores, que devem buscar proteção em abrigos públicos, informou a emissora NHK.

Em Inuyama e Komaki, a chuva registrada chegou a um volume de 120 milímetros no período de uma hora. A Agência de Meteorologia alertou para os altos riscos de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.

As fortes chuvas também atingem a província de Gifu. Nesta manhã, o volume de chuvas em Minokamo ficou em 81,5 milímetros por hora.

A Agência informou que a região de Tokai deve enfrentar novas tempestades, com queda de raios e chuva intensa nas próximas horas.

A Agência alertou ainda para que os moradores fiquem atentos ao noticiário e a possíveis novos avisos de evacuação para que possam se locomover aos abrigos mais próximos em segurança.

Tipos de aviso de evacuação
Em caso de calamidade, as autoridades podem emitir alertas para que os moradores procurem abrigo. Mesmo que não for dado nenhum alerta de evacuação, mas perceber que a situação é de risco, é muito importante tomar uma decisão própria com antecedência.

O aviso de evacuação (hinan kankoku, 避難勧告) é emitido aos moradores das áreas de risco, mas a busca por um abrigo público é opcional, ao contrário da ordem de refúgio (hinan shiji, 避難指示), que é obrigatória.

Os avisos e alertas são enviados para os telefones celulares que estão na área afetada. Mas os aparelhos precisam estar configurados para receber as mensagens, parecidas com os avisos de terremoto.

Algumas prefeituras também enviam os alertas por e-mail, inclusive em português, para moradores previamente cadastrados que residem em locais com riscos de deslizamentos de terra ou perto de rios que podem transbordar, por exemplo.

AVISOS PARA PROCURAR ABRIGO

Hinan junbi jouhou (避難準備情報) - informe para se preparar para uma possível evacuação
Destinado a portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que levem mais tempo para se refugiar. Este alerta serve para dar início a essa ação.

Hinan kankoku (避難勧告) - aviso para evacuar
Este aviso é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos aos moradores. A evacuação é opcional, mas mesmo as pessoas não tenham dificuldades para se refugiar também devem dar início a essa ação.

Hinan shiji (避難指示) - ordem para evacuar
Este alerta é dado quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa de evacuação e deve ser obedecida.

Foto: Reprodução/NHK
Choveu 120 milímetros em uma hora em Inuyama e Komaki, na província de Aichi

Fonte: http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/70522/Ordem-de-evacuacao-e-emitida-para-todos-os-moradores-de-Inuyama-em-Aichi-por-causa-da-chuva

Nenhum comentário:

Postar um comentário