quarta-feira, 29 de junho de 2016

Prayer For Japan! Previsão do Gigantesco Terremoto “Nankai Torafu Jishin”


Medidas em relação ao megaterremoto Nankai Torafu estão sendo estudadas pelo Japão em 2016. 157 cidades de Shizuoka e outras províncias serão zonas de preparação. O governo do Japão está lançando um painel de especialistas para discutir sobre as preparações em relação a um possível megaterremoto ao longo da Depressão de Nankai (Nankai Torafu), na costa do Pacífico do país.

O painel do Escritório do Gabinete terá a tarefa de revisar a legislação anti-desastre de 1978, que tem o foco na possibilidade de um terremoto gigante atingindo uma área mais limitada em Tokai, central do Japão.

Quando a legislação foi introduzida, sismólogos haviam dito que poderiam prever um terremoto na região de Tokai ao monitorar os movimentos das placas tectônicas e alertar as comunidades mais vulneráveis antecipadamente.

Baseado nesta noção, 157 municípios em Shizuoka e outras províncias foram designadas como zonas de preparação, onde o transporte público, comércio e escolas poderiam ser paralisados uma vez que um terremoto fosse declarado iminente.No entanto, a previsão de terremotos vem sendo uma ciência instável. Especialistas nunca haviam antecipado que um tremor de magnitude 9 atingiria o nordeste do Japão em março de 2011.

O governo assume agora que um megaterremoto de magnitude similar ocorrerá ao longo da Depressão de Nankai, da área central ao sudoeste do Japão. Entretanto, um grupo de especialistas nomeado pelo governo concluiu há 3 anos que seria difícil prever exatamente quando e em quais locais tal terremoto ocorreria.

O painel do Escritório do Gabinete vai revisar atuais programas de previsão e preparação para terremotos. Membros também vão estudar se aplicarão ou não o sistema de zonas designadas estipulado em 1978 a áreas ao longo da Depressão de Nankai. O painel apresentará suas propostas em meados de março do próximo ano.

Atualmente, a previsão de tsunamis é feita através de cálculos aproximados da intensidade e localização. Um alerta de tsunami é emitido cerca de três minutos após a ocorrência de um terremoto. No entanto, é difícil medir a exata dimensão de um forte terremoto com mais de 8 graus de magnitude.

Para prever a altura das ondas com maior precisão, o novo sistema usará medidores de pressão que serão instalados no fundo do mar para complementar os dados das atuais boias flutuantes e dos medidores sísmicos. Dezenas de milhares de padrões de geração de tsunamis seriam calculados com antecedência, permitindo um alerta preciso de tsunami em questão de segundos.

No grande terremoto de Tohoku, em 2011, a escala do terremoto foi inicialmente subestimada, o que levou o atraso da evacuação de milhares de moradores.

Nankai Torafu é uma fossa submarina de 900 km de extensão, situada na costa do Japão. Especialistas estimam que um terremoto de magnitude superior a 8 graus deverá acontecer entre as baías de Tokai e Kyushu, gerando, possivelmente um grande tsunami

O vídeo abaixo mostra uma simulação do tsunami gerado por um possível terremoto na fossa submarina Nankai Torafu.


O vídeo abaixo é uma simulação do alerta de tsunami da rede NHK do caso de um terremoto e tsunami na fossa submarina Nankai Torafu. A partir do minuto (4:17) é possível ouvir o alerta em português.


Pesquisas por GPS indicaram falhas geológicas que podem desencadear o terremoto Nankai Torafu Jishin, que poderá causar até 330 mil mortes.Conforme registros passados, esses grandes terremotos ocorrem num ciclo de 100 a 150 anos .

A Guarda Costeira descobriu falhas geológicas , onde foi detectado o movimento de subducção (afundamento) da placa oceânica sobre a placa continental. Especialistas haviam previsto a possibilidade de 60 a 70% da ocorrência de um grande terremoto de magnitude de 8 a 9 graus dentro de 30 anos. Porém, como a área do epicentro está no fundo oceânico, não há informações sobre a localização precisa das falhas.

Desde 2006, a JCG instalou pontos de observação por GPS em 15 lugares ao longo da Falha de Nankai e vem pesquisando a localização das falhas do solo oceânico. A placa oceânica está afundando cerca de 6 centímetros por ano.

Em decorrência disso, a placa continental das baías de Shikoku e Enshuunada foi deslocada em aproximadamente 6 centímetros por ano, onde, especialmente, houve muita tensão acumulada, e também na região da Baía da Península de Kii, foi observado um deslocamento de 5 centímetros por ano. Destas, a Baía de Shikoku possui algumas regiões onde a placa oceânica está começando a afundar, e, caso haja um deslocamento muito grande, há o perigo do surgimento de maremotos (Tsunami).

Anteriormente, o governo havia previsto a ocorrência de dois grandes terremotos: “O Terremoto de Nankai” e o “O Grande Terremoto de Tokai” para os próximos anos. Porém, pesquisas recentes apontam que, quando um deles acontecer, ambos irão acontecer ao mesmo tempo.

Os pesquisadores esperam que esta nova descoberta possa ser útil para o esclarecimento do mecanismo de ocorrência do terremoto, já que prevê-se que com tanta movimentação na Falha de Nankai, há a possibilidade de serem responsáveis pelo acontecimento de um grande terremoto e de Tsunamis. A pesquisa está publicada na Nature, revista científica da Inglaterra.

Os alertas serão divulgados de acordo com a altura prevista do tsunami e com a previsão de desastre natural:

– De 20cm a 1m, “Tsunami Chuui-hou” (advertência de tsunami)

– De 1m a 3m “Tsunami Keihou” (alerta de tsunami)

– Acima de 3m “Ootsunami Keihou” (alerta de grande tsunami)

Mesmo que a onda tiver 30cm de altura, não é possível movimentar-se como se imagina, impedindo que esteja seguro, ondas acima de 1m podem levá-lo e quase sempre a morte é previsível. Portanto, se após um terremoto, forem divulgadas alertas de tsunami, busque refúgio rapidamente em um local alto. Principalmente quando o terremoto for forte atingindo 8 graus de magnitude, os primeiros alertas de tsunami serão dadas as previsões usando palavras como “Kyodai”(gigantesco), “Takai”(alto), inclusive será determinado estado de emergência. Ao ver ou ouvir o termo “Kyodai” procure fugir para locais altos o mais rápido que puder, pois deve-se pensar que está previsto a chegada de um tsunami na mesma escala do que causou a Grande Desastre Natural do Norte do Japão.

Fonte: ANN News e NHK News

Nenhum comentário:

Postar um comentário