quarta-feira, 29 de junho de 2016

Enka! Itsuki Hiroshi - Noren


Olá amigos do Enka Mania! Hoje traremos umas das canções mais famosas e belas do cantor Itsuki Hiroshi, a canção "Noren"! O cantor Itsuki Hiroshi completa 52 anos de carreira em 2016 como um dos maiores expoentes da música jaonesa da atualidade. Cantor, compositor, músico, produtor, ator, entre muitas outras facetas, ele se tornou referência na músca japonesa, interpretando diversos estilos. O single "Noren", lançado originalmente em 1989 é uma das canções mais cantadas nos karaokes, sendo seu 75º lnaçdo durante sua carreira. Devido ao grande sucesso, em 1990 foi relançado com uma nova versão. Confiram na sequência alguns videos desta belissima canção onde, inclusive, o cantor Itsuki Hiroshi faz uma apresentação especial junto do compositor desta linda canção, Nagai Ryukumo.





Prayer For Japan! Previsão do Gigantesco Terremoto “Nankai Torafu Jishin”


Medidas em relação ao megaterremoto Nankai Torafu estão sendo estudadas pelo Japão em 2016. 157 cidades de Shizuoka e outras províncias serão zonas de preparação. O governo do Japão está lançando um painel de especialistas para discutir sobre as preparações em relação a um possível megaterremoto ao longo da Depressão de Nankai (Nankai Torafu), na costa do Pacífico do país.

O painel do Escritório do Gabinete terá a tarefa de revisar a legislação anti-desastre de 1978, que tem o foco na possibilidade de um terremoto gigante atingindo uma área mais limitada em Tokai, central do Japão.

Quando a legislação foi introduzida, sismólogos haviam dito que poderiam prever um terremoto na região de Tokai ao monitorar os movimentos das placas tectônicas e alertar as comunidades mais vulneráveis antecipadamente.

Baseado nesta noção, 157 municípios em Shizuoka e outras províncias foram designadas como zonas de preparação, onde o transporte público, comércio e escolas poderiam ser paralisados uma vez que um terremoto fosse declarado iminente.No entanto, a previsão de terremotos vem sendo uma ciência instável. Especialistas nunca haviam antecipado que um tremor de magnitude 9 atingiria o nordeste do Japão em março de 2011.

O governo assume agora que um megaterremoto de magnitude similar ocorrerá ao longo da Depressão de Nankai, da área central ao sudoeste do Japão. Entretanto, um grupo de especialistas nomeado pelo governo concluiu há 3 anos que seria difícil prever exatamente quando e em quais locais tal terremoto ocorreria.

O painel do Escritório do Gabinete vai revisar atuais programas de previsão e preparação para terremotos. Membros também vão estudar se aplicarão ou não o sistema de zonas designadas estipulado em 1978 a áreas ao longo da Depressão de Nankai. O painel apresentará suas propostas em meados de março do próximo ano.

Atualmente, a previsão de tsunamis é feita através de cálculos aproximados da intensidade e localização. Um alerta de tsunami é emitido cerca de três minutos após a ocorrência de um terremoto. No entanto, é difícil medir a exata dimensão de um forte terremoto com mais de 8 graus de magnitude.

Para prever a altura das ondas com maior precisão, o novo sistema usará medidores de pressão que serão instalados no fundo do mar para complementar os dados das atuais boias flutuantes e dos medidores sísmicos. Dezenas de milhares de padrões de geração de tsunamis seriam calculados com antecedência, permitindo um alerta preciso de tsunami em questão de segundos.

No grande terremoto de Tohoku, em 2011, a escala do terremoto foi inicialmente subestimada, o que levou o atraso da evacuação de milhares de moradores.

Nankai Torafu é uma fossa submarina de 900 km de extensão, situada na costa do Japão. Especialistas estimam que um terremoto de magnitude superior a 8 graus deverá acontecer entre as baías de Tokai e Kyushu, gerando, possivelmente um grande tsunami

O vídeo abaixo mostra uma simulação do tsunami gerado por um possível terremoto na fossa submarina Nankai Torafu.


O vídeo abaixo é uma simulação do alerta de tsunami da rede NHK do caso de um terremoto e tsunami na fossa submarina Nankai Torafu. A partir do minuto (4:17) é possível ouvir o alerta em português.


Pesquisas por GPS indicaram falhas geológicas que podem desencadear o terremoto Nankai Torafu Jishin, que poderá causar até 330 mil mortes.Conforme registros passados, esses grandes terremotos ocorrem num ciclo de 100 a 150 anos .

A Guarda Costeira descobriu falhas geológicas , onde foi detectado o movimento de subducção (afundamento) da placa oceânica sobre a placa continental. Especialistas haviam previsto a possibilidade de 60 a 70% da ocorrência de um grande terremoto de magnitude de 8 a 9 graus dentro de 30 anos. Porém, como a área do epicentro está no fundo oceânico, não há informações sobre a localização precisa das falhas.

Desde 2006, a JCG instalou pontos de observação por GPS em 15 lugares ao longo da Falha de Nankai e vem pesquisando a localização das falhas do solo oceânico. A placa oceânica está afundando cerca de 6 centímetros por ano.

Em decorrência disso, a placa continental das baías de Shikoku e Enshuunada foi deslocada em aproximadamente 6 centímetros por ano, onde, especialmente, houve muita tensão acumulada, e também na região da Baía da Península de Kii, foi observado um deslocamento de 5 centímetros por ano. Destas, a Baía de Shikoku possui algumas regiões onde a placa oceânica está começando a afundar, e, caso haja um deslocamento muito grande, há o perigo do surgimento de maremotos (Tsunami).

Anteriormente, o governo havia previsto a ocorrência de dois grandes terremotos: “O Terremoto de Nankai” e o “O Grande Terremoto de Tokai” para os próximos anos. Porém, pesquisas recentes apontam que, quando um deles acontecer, ambos irão acontecer ao mesmo tempo.

Os pesquisadores esperam que esta nova descoberta possa ser útil para o esclarecimento do mecanismo de ocorrência do terremoto, já que prevê-se que com tanta movimentação na Falha de Nankai, há a possibilidade de serem responsáveis pelo acontecimento de um grande terremoto e de Tsunamis. A pesquisa está publicada na Nature, revista científica da Inglaterra.

Os alertas serão divulgados de acordo com a altura prevista do tsunami e com a previsão de desastre natural:

– De 20cm a 1m, “Tsunami Chuui-hou” (advertência de tsunami)

– De 1m a 3m “Tsunami Keihou” (alerta de tsunami)

– Acima de 3m “Ootsunami Keihou” (alerta de grande tsunami)

Mesmo que a onda tiver 30cm de altura, não é possível movimentar-se como se imagina, impedindo que esteja seguro, ondas acima de 1m podem levá-lo e quase sempre a morte é previsível. Portanto, se após um terremoto, forem divulgadas alertas de tsunami, busque refúgio rapidamente em um local alto. Principalmente quando o terremoto for forte atingindo 8 graus de magnitude, os primeiros alertas de tsunami serão dadas as previsões usando palavras como “Kyodai”(gigantesco), “Takai”(alto), inclusive será determinado estado de emergência. Ao ver ou ouvir o termo “Kyodai” procure fugir para locais altos o mais rápido que puder, pois deve-se pensar que está previsto a chegada de um tsunami na mesma escala do que causou a Grande Desastre Natural do Norte do Japão.

Fonte: ANN News e NHK News

terça-feira, 28 de junho de 2016

Lançamento! Kagami Goro - Unazuki no Ame

Confiram o mais recente lançamento doc antor Kagami Goro, a canção "Unazuki no Ame", lançado em junho de 2016. Este single comemora os 50 anos de carreira do cantor, interprete de grandes sucessos da música enka como "Oshidori Jinsei", "Amanoya Rihei" e "Gojinjo Daiko". 



Evento! Paella Solidária em Prol do Centro de Apoio à Criança com Câncer Marta Kuboyama (SP)


Convite da minha grande amiga Rosa Matsushita!

Dia 3 de julho teremos a Paella Solidária do CMK - Centro de Apoio à Criança com Câncer Marta Kuboiama.

Quem de nós já teve alguém próximo que sofreu ou sofre com o câncer?

Então você tem ideia do quanto é difícil... e a Dirce, minha amiga do coração, realiza eventos para manter vivo o sonho de Marta Kuboiama, que criou e idealizou esta instituição.

Vamos ajudar, almoçando juntos!!!
Eu também estarei lá.

Com show de (Ricardo Nakase) Rick Akio :), que, no ano passado, fez um aniversário solidário ao CMK.

Juntos, somos fortes!!!

Espero você lá!


Contatos:
T: (55-11) 5061-1456 
C: (55-11) 9 9900-7979 (Vivo) 
C: (55-11) 9 8342-9920 (TIM) 
E-mail: cmk@cmk.org.br

domingo, 26 de junho de 2016

Prayer For Japan! Chuvas, Calor e Terremotos no Japão Causam Preocupação Neste Final de Junho


Dois meses após a sequência de dois terremotos de escala 7, Kumamoto sofre com fortes chuvas. Momentos antes desta reportagem no dia 21/06, havia sido registrado um terremoto de escala 3. Na cidade de Mashiki, uma barragem rompeu-se inundando plantações, estufas, estradas, residências e tudo que a água barrenta encontrou pela frente. Em vários pontos da cidade há registros de deslizamento com vítimas fatais. Em Kosa (Kumamoto), a quantidade de chuva chegou a 150 mm em uma hora. O nível é o quarto maior registrado no Japão.

Em Kumamoto, as chuvas já deixaram dois mortos, uma pessoa foi encontrada com parada cardíaca e três estão desaparecidas.A frente de chuva se desloca durante a semana para o leste, atingindo em cheio as regiões de Kinki, Tokai e Kanto. Em algumas regiões, as chuvas podem ser muito intensas, com possibilidade de desmoronamentos de terra e inundações. Em todos esses locais há risco de relâmpagos e rajadas de ventos fortes.

A forte chuva continua afetando a área norte de Kyushu, no sul do Japão, com os governos locais emitindo alertas de evacuação a mais de 700.000 pessoas neste último dia 24/06.

Na província de Hiroshima, um trecho de 12 metros da margem do Rio Inoko, na cidade de Fukuyama, cedeu, e duas pessoas pessoas ficaram feridas. De meia-noite às 6h de quinta-feira (24), o índice de chuvas na cidade foi de 148.5 milímetros.

Até as 6h desta sexta-feira (24), estava previsto um índice de precipitação de 120 milímetros em algumas áreas de Shikoku e Kinki, oeste do Japão, e 100 milímetros nas Ilhas de Izu, ao largo da costa de Tóquio, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

A JMA pediu que os residentes em Kyushu ficassem atentos em relação a possíveis deslizamentos de terra.

Em Kurume, na província de Fukuoka, Takenori Nonaka, de 86 anos, desapareceu após ter ido verificar seus campos de arroz na manhã de quarta-feira (22). Segundo a polícia, ele pode ter caído em um canal e ter sido arrastado pela correnteza.

Yu Matsuura, um universitário de 19 anos, que desapareceu na terça-feira enquanto nadava, foi encontrado morto no dia seguinte em um rio em Nobeoka, província de Miyazaki, segundo a polícia local.

Um terremoto de M4.6 foi resgitradoàs 13h51 do dia 25/06 em Nagano, ao Norte do Japão. O tremor foi sentido com 4 graus na escala japonesa nas cidades de Otari e Ogawa, na província de Nagano. Não houve aviso de tsunami. O terremoto teve como epicentro a região Joetsu em Nagano, com profundidade de 10 quilômetros.

O Japão vem sentindo muitos efeitos das mudanças da natureza atualmente. Os terremotos estão cada vez mais frequentes e com maior intensidade. Com uma previsão de um verão muito mais rigoroso do que o normal. o Japão já está em alerta para possiveis aumento no consumo de bebidas alcolicas enão alcolicas. Nesta estação do ano, geralmente crianças e idosos sofrem muito mais com o calor intenso e, de acordo com a previsão da Agência Meteorológica, o Japão terá um verão mais intenso neste ano devido a um sistema de alta pressão no Pacífico mais forte que o normal.

sábado, 25 de junho de 2016

Lançamento! Jero - Unubore


Confiram o mais recente lançamento do cantor Jero, a canção "Unubore", lançado em maio de 2016. Confiram na sequência o video clip da segunda canção do single, "Ai wo Arigatou". Esta faixa é uma homenagem ao saudoso compositor Nakagawa Hiroyuki. Esta canção foi regravada em forma de tributo por vários cantores. 



quinta-feira, 23 de junho de 2016

Evento! 35ª Festival Japão em São Bernardo (SP)


Shows Típicos da Cultura Nipônica, Danças, Taiko, Coral, Karatê, Aikidô, Kendô, Taissô, Praça de Alimentação com vários pratos típicos e doces, Bazaristas grande variedades de roupas, plantas, presentes, Oficinas Etc.

A União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo, entidade que reúne quatro associações – União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo, Grêmio Recreativo Rudge Ramos, Associação Cultural de Mizuho e Associação Cultural de Vila Pauliceia (Acrepa) – realiza neste fim de semana (25 e 26), no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cenforpe), a partir das 10 horas, a 35ª Festa da Imigração Japonesa em São Bernardo Campo, evento que a partir de 2011 passou a ser denominado “Japão em São Bernardo”.

No setor de bazaristas, serão 35 expositores. Pedro Miura, presidente da Comissão Organizadora, explica que “o carro-chefe continua sendo a gastronomia”. “Na praça de alimentação teremos os tradicionais pratos típicos da culinária japonesa, como os famosos sushi, tempurá, yakisoba, guioza e harumaki, além de doces como moti e manju, preparados por grupos como o Harmonia Solidária e o Sempre Mulher”, destaca, acrescentando que, no palco, passarão artistas como a cantora internacional Mariko Nakahira, os cantores Joe Hirata, Teddy Shigueyama, Douglas Nishikawa, Sergio Tanigawa, Ricardo Nakase e Nobuhiro Hirata além dos astros mirins Ryu Jackson e as irmãs Karen e Sayuri Taira. Destaques ainda para a Lolita Akemi Matsuda e a participação da BSGI.

De acordo com Tetsuo Yoshimoto, um dos diferenciais deste ano será a abertura de novas vagas de estacionamento. Além das disponíveis gratuitas no próprio Cenforpe e na Scania, os visitantes poderão optar ainda em deixar o veículo em um estacionamento particular. “Nossa preocupação é evitar as imensas filas que se formaram no ano passado e fez com que muita gente desistisse de chegar até o evento”, conta o vereador Minami.

A entrada é franca.

DATAS: 25 e 26 de Junho de 2016
HORÁRIO: das 10h às 21h 
LOCAL: Cenforpe (Av. Dom Jaime de Barros Câmara)
ENTRADA: Aberto ao público, entrada franca
REALIZAÇÃO: Rengo kai (União das Associações Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo // Mizuho: https://www.facebook.com/events/1746027542350755/ ) 
OBS: Haverá vans circulando entre o estacionamento da Scania e o Cenforpe, gratuitamente! 
OBS2: Haverá estacionamentos alternativos no *Mega Park ( Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 640 - particular) e/ou na
Scania (portão 2 - gratuito)


Evento! 51º Festival de Musica e Dança Folclorica Japonesa Gueinosai (SP)


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Enka! Nagayama Yoko - Suterarete/ Tategami




Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer dois grandes sucessos da cantora Nagayama Yoko, a canção "Suterarete" e "Tategami". Em 2016 a cantora e apresentadora Nagayama Yoko completa 32 anos de carreira, como uma das mais belas vozes do enka. Dos 32 anos de carreira, 07 anos foram dedicados à musica Pop, onde ele iniciou sua carreira profissional. Atualmente ela tem um programa na Tokyo Tv chamado "Yoko no Hitonaose", onde ela entrevista cantores do estilo Kayo/Enka e mostra os lançamentos. Com 14 participações no show de final de ano Kouhaku Utatagsen da TV NHK  e 52 singles lançados, escolhemos estes dois titulos por serem as canções com o maior numero de premiações da cantora. O single "Suterarete" lançado originalmente em 1995, foi seu 07º single na carreira enka e lhe rendeu prêmios no Nipon Record Taisho, maior premio da industria fonografica japonesa. Em 1996 o single "Tategami", seu 10º single lançado, também lhe rendeu diversos prêmios e a participação no Kouhaku Utagasen. O single "Tategami", inclusive, foi relançado numa nova versão no mesmo ano por conta seu grande sucesso. Confiram o video destas duas lindas canções! 







Evento! I Festival de Lamen na Associação Hokkaido de Bastos (SP)


Avenida Dezoito De Junho
Bastos

Evento! 18º Festa Japonesa de Limeira (SP)


terça-feira, 21 de junho de 2016

Lançamento! Wakayama Kazusa - Hotarubi no Koi

Confiram o mais recente lanaçmento da cantora Wakayama Kazusa, a canção "Hotarubi no Koi", lançado em junho de 2016.

Evento! 30º Festa d cerejeira de Garça (SP)

A Festa da cerejeira da cidade de Garça - localizada a cerca de 400 quilômetros ao Centro Oeste de São Paulo - é hoje um dos eventos temáticos mais reconhecidos do país, fazendo parte do calendário do Estado de São Paulo.

Com mais de 500 árvores de cerejeira, árvore símbolo do Japão, a Festa ressalta a florada desta belíssima espécie, atraindo milhares de visitantes em um local belo e aconchegante, às margens de um Lago Artificial. A Festa da Cerejeira é um evento sem fins lucrativos para seu organizadores, sendo caracterizada por realizar, ao longo de três dias, atividades diversas que ressaltem a cultura nipônica, bastante presente no interior paulista, assim como destacar as belezas da Sakura (Cerejeira).

Ao longo da festa, em um amplo espaço aberto, dezenas de atrações são representadas, como shows musicais, números de dança, performances japonesas, oficinas e workshops. Além disso, a Festa da Cerejeira é marcada pelo oferecimento de centenas de espaços para exploração comercial, com estandes que oferecem desde prestação de serviços e divulgação de marcas até comercialização de alimentos e artesanato.

O evento é ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Temos a CANECA ECOLÓGICA, COLETA SELETIVA DE LIXO e anualmente após o evento, um estudo é realizado sobre o impacto gerado pela Festa, que será convertido em PLANTIO DE ÁRVORES.

sábado, 18 de junho de 2016

Lançamento! Kitajima Saburo ~Utanakama Shichinin Duet Especial~


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer uma postagem mais do que especial! Vamos trazer uma sequência de lançamentos inéditos no Japão! O cantor veterano Kitajima Saburo lançou em maio de 2016 07 singles simultâneamente todos gravados em duetos com outros grandes nomes da música enka! Recentemente o cantor Kitajima Saburo inovou lançando 02 singles onde ele cantava em parceria com 03 cantores simultaneamente. O lançamento destes 07 singles comemoram os 55 anos de carreira do cantor. Todas as canções possuem composição de melodia do proprio Kitajima Saburo, que possue como pseudônimo de compositor o nome Hara Joji. Os 07 cantores que fizeram parceria com o Kitajima Saburo foram Fuji Ayako (Meoto Tsuzuri), Miyama Hiroshi (Haha wo Omoeba), Sakamoto Fuyumi (Chichi to Musume), Otsuki Miyako (Awase Kagami), Yoshi Ikuzo (Kaze wa Fuku), Shimazu Aya (Tenohira) e Okawa Eisaku (Otoko no Sakeyo). Dos sete apenas o dueto com o cantor Okawa Eisaku não possui video disponivel ainda. Em Junho de 2016 o cantor Kitajima Saburo irá lançar seu 09º single no mesmo ano, alcançando uma marca historica e inédita para um cantor do estilo enka. Confiram seis dos sete singles lançados!

With Fuji Ayako (Meoto Tsuzuri)


With Sakamoto Fuyumi (Chichi to Musume)


With Otsuki Miyako (Awase Kagami)


With Shimazu Aya (Tenohira)


With Yoshi Ikuzo (Kaze wa Fuku)


With Miyama Hiroshi (Haha wo Omoeba)


Especial 108 Anos da Imigração Japonesa no Brasil!


O navio da esperança. Assim pode ser visto o Kasato Maru, que atracou em Santos em 18 de junho de 1908, há 108 anos, com os primeiros 781 imigrantes japoneses, de 165 famílias. Ao longo dos anos e décadas seguintes à escala pioneira do Kasato Maru, numerosas embarcações do Japão trouxeram cerca de 260 mil imigrantes. Hoje a comunidade de japoneses e descendentes (já na quinta geração) soma aproximadamente 1 milhão 200 mil. O Kasato Maru foi o mais marcante por ser o primeiro, mas outros transatlânticos também escreveram a sua história nas páginas do fenômeno da imigração.

Carlos Botelho, secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, e Ryu Misuno, diretor da Companhia Japonesa de Imigração Kokoku, assinaram em 6 de novembro de 1907 o contrato que permitiu a vinda do Kasato Maru ao Brasil, mais especificamente a Santos, onde atracou no cais do Armazém 14, em 18 de junho de 1908.

Os imigrantes do Kasato Maru seguiram no mesmo dia para São Paulo, de onde foram encaminhados para as fazendas de café da Alta Sorocabana.

Épocas críticas para a economia de um país são fundamentais para determinar o fenômeno da emigração, a saída de cidadãos de uma nação, à procura de melhores oportunidades em terras estrangeiras e estranhas.

O imperador japonês Meiji, após romper séculos de isolamento do país com o Ocidente, detonou profundas mudanças administrativas, a partir de 1886.

Uma das transformações foi implementar uma reforma agrária, que deu direito aos camponeses de acesso à propriedade de terras, reformulando a legislação do imposto territorial rural. Outras medidas adotadas provocaram uma situação crítica para a economia interna do Japão.

A emigração era proibida pelo governo, que teve de rever a posição e aceita-la como necessária para reduzir as tensões sociais, agravadas pelo aumento da população.

No Brasil, o país onde o sol se põe, a situação também não era das melhores, no final do século retrasado e início do século passado. A Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que libertou os escravos, provocou séria crise agrícola.

Tanto que, em 5 de outubro de 1892, o presidente da florescente República, Floriano Peixoto, sancionou a Lei nº 97, que surgiu como decorrência das pressões de fazendeiros de café, que precisavam de mão-de-obra. A lei era o ponto de partida para permitir a vinda de imigrantes asiáticos.

Como conseqüência, em 5 de novembro de 1895 foi assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão, que abria as portas das terras brasileiras aos japoneses.

Superados numerosos obstáculos políticos para a entrada dos primeiros imigrantes, ocorreu o início de uma nova era entre brasileiros e japoneses, com a vinda do Kasato Maru.

O despachante aduaneiro Laire José Giraud, de Santos, pesquisador de assuntos marítimos, apurou que, no dia 28 de junho de 1910, chegou à Cidade a segunda remessa de imigrantes japoneses: 906 pessoas pelo vapor Royojun Maru. Elas seguiram para as fazendas da Alta Mogiana.

O Kasato Maru partiu para o Brasil uma segunda vez, em dezembro de 1916, aportando em 1917, mas como cargueiro, a serviço da Osaka Sosen Kaisha (OSK) Line. Quando ele retornou, veio para fazer pesquisa de frete, com o objetivo de se instalar uma linha marítima comercial entre os dois países.

Anos mais tarde, em1920, aOSK Line começou a receber subsídios do governo japonês para operar na linha para a América do Sul. Na época, a armadora tinha 11 navios mistos (de cargas e de passageiros), que continuaram no tráfego até 1935, quando a companhia adquiriu novas embarcações.

A frota da OSK Line contou com navios como Buenos Aires Maru, Montevideo Maru, Santos Maru e Manila Maru, entre outros.
Navio-hospital russo – antes de navegar sob bandeira japonesa, o Kasato Maru era um navio-hospital russo, aprisionadoem Port Arthur, durante a guerra entre os Japão e a Rússia, que terminou em 1905, segundo o pesquisador Laire José Girard, que lembra que a Esquadra Imperial do Japão triunfou no conflito, sob o comando do almirante Tojo.

Outro navio que marcou uma nova etapa entre os imigrantes japoneses foi o holandês Ruys, que restabeleceu o fluxo de entrada de cidadãos japoneses a Santos, que estava suspenso desde o início da Segunda Guerra Mundial.

O Ruys trouxe 112 pessoas, de 22 famílias, que se estabeleceram na Colônia Agrícola Federal de Dourados,em Mato Grosso, conforme noticiou A Tribuna na edição de 9 de julho de 1953.

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram em 1954 dois navios para passageiros, imigrantes e cargas, o Brazil Maru e o Argentina Maru, que partiam de Kobe, com escalas no Rio de Janeiro, Santos e Buenos Aires.

Na passagem do 80º aniversário da imigração japonesa, o cargueiro Llouyd Gênova, da hoje extinta Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, teve o nome no casco alterado para Kasato Maru, com o objetivo de encenar a chegada dos primeiros 781 japoneses ao Brasil.

E, pouco antes do aniversário dos 90 anos de imigração japonesa, o transatlântico Nippon Maru, da Mitsui Osaka Sosen Kaisha (fusão da Mitsui com a OSK), foi a Santos para comemorar a data. Ele escalou no dia 12 de junho de 1998 no cais do Armazém 29.

O Nippon Maru não trouxe imigrantes, mas sim 400 passageiros japoneses, que faziam uma viagem de volta ao mundo iniciada há dois meses e previsão de terminar na segunda quinzena de julho de 1998.

Para comemorarmos esta data, o Enka Mania traz uma das músicas mais nostalgicas do Japão, a canção "Furusato", que significa "Terra Natal", nas belissimas vozes das irmãs Yuki Saori e Yasuda Sachiko. Na sequência, confiram um documentário que retrata a história da Imigração Japonesa no Brasil publicado durante as comemorações do centenário da imigração. O terceiro video traz uma pequena matéria que fala sobre o Museu da Imigração Japonesa localizado no prédio do Bunkyo de São Paulo na estação do metrô São Joaquim. 



Evento! 09º Encontro de Nôgaku Imin Nô em Campinas (SP)


Evento! 08º Exposição Nikkei de Arte e Craft em Embu das Artes(SP)


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Enka! Tendo Yoshimi - Choryu Monogatari


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer uma das mais belas vozes do estilo enka da atualidade. Hoje vamos falar da cantora Tendo Yoshimi. Ela completa 46 anos de carreira em 2016. Natural da provincia de Wakayama, atualmente ela é comparada à grande saudosa rainha do enka Misora Hibari.  Com 76 singles lançados e 20 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, a cantora Tendo Yoshimi esbanja talento e simpatia. 

Hoje vamos trazer a canção "Choryu Monogatari". Lançado originalmente em 2003, este foi seu 43º single. Esta canção traz uma obra complexa, mixando o estilo enka e o estilo rokyoku(declamado) onde a cantora conta uma historia baseada na obra do grande romancista Oda Sakunosuke, "Meoto Zenzai" de 1939. Nesta canção ela canta e declama o dialogo entre um casal interpretando 03 personagens, o casal e o contador da historia. Confiram o video desta belissima canção!

Evento! Exposição "Youkoso" (SP)


Evento! 05º Festival do Japão de Brasilia (DF)


O festival tem como objetivo divulgar e festejar a cultura japonesa. As atrações vão desde apresentações artísticas, exposições, gastronomia, Workshop e muito mais.

5º Festival do Japão Brasília
Dias 17 a 19 de junho de 2016
Expobrasília - Pavilhões A e B

Horário:
Sexta-feira Dia 17 (16h as 22h)
Sábado Dia 18 (10h as 22)
Domingo Dia 19 (10h as 18h)

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Enka! Moriyama Ryoko - Anata ga Suki de/ Sakura


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos falar de uma grande artista do Japão! Hoje vamos trazer um grande sucesso da cantora Moriyama Ryoko. Nascida em janeiro de 1948 em Tokyo, a cantora Moriyama Ryoko completa 49 anos de carreira em 2016. Cantora, compositora e atriz, ela possui 65 single lançados, já participou de 06 novelas, 04 filmes e 01 musical. Com 10 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, ela tanbém fez uma participação especial no single comemorativo de 50 anos de carreira do cantor Kayama Yuzo, "The Lonely Hearth Oyaji Band". 

Compositora de grandes sucessos como "Nada Sou Sou", "Satoukibi Batake" e "Kono Hiroi Nohara Ippai", ela é muito famosa pela sua simpatia e carisma. Além de tudo isso, ela é Mãe do cantor pop Moriyama Naotaro. Confiram na sequência o video da canção "Anata ga Suki de", lançado originalmente em 1998 e que lhe rendeu sua 09º participação no Kouhaku Utagasen. Em seguida, confiram um lindo video em que a cantora Moriyama Ryoko canta junto de seu filho Moriyama Naotaro a canção "Sakura", um dos maiores sucessos de seu filho.   



Evento! 09º Festa Japonesa de Sumaré (SP)


sábado, 11 de junho de 2016

Especial Dia dos Namorados!



Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos fazer uma homenagem especial ao Dia dos Namorados! O dia dos Namorados não é apenas para quem se encontra no estado civil "namorando", mas sim para todos que estão enamorados em seus relacionamentos! Nunca deixem de se apaixonar dia após dia, só assim a vida vale à pena! 

Matsubara Takeshi - Ai no Uta

Teresa Teng - Koibitotachi no Shinwa

Kayama Yuzo - Kimi to Itsumademo

Sakamoto Fuyumi - Mata Kimi ni Koishiteru


Evento! 21º Festival de Hokkaido (SP)


quinta-feira, 9 de junho de 2016

Evento! 12º Festival do Japão de Campinas (SP)


Agora em junho, nos dias 11 e 12, o Nipo Campinas realiza a maior festa da comunidade japonesa de Campinas e região. 

Vocês já podem se preparar para prestigiar o 12 Festival do Japão de Campinas.

Inúmeras atrações culturais e uma praça de alimentação repleta de comidas típicas são algumas das atrações.

No dia 12/06 farei uma apresentação especial às 11h com o melhor da música jaonesa!

Contamos com sua presença!


Evento! 48º Festival de Bon Odori de Atibaia (SP)


quarta-feira, 8 de junho de 2016

Enka! Hosokawa Takashi - Bokyo Jyongara


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer uma das canções mais famosas do cantor Hosokawa Takashi, a canção "Bokyo Jyonkara". O cantor Hosokawa Takashi completa 41 anos de carreira em 2016. O single "Bokyo Jyonkara" foi lançado originalmente em 1985, ganhando o prêmio máximo do Nihon Record Taisho, maior prêmio fonografico do Japão. Regravado por diversos cantores, esta canção faz menção à Terra Natal do cantor, Hokkaido. Com arranjo de shamisen (instrumento tradicional de três cordas japones), esta canção mistura o estilo enka tradicional e o estilo minyo, proveniente de seu professor o saudoso cantor Mihashi Michiya. Esta canção já foi interpretada por 04 vezes no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK.  





Evento! Yakissoba da Associação Cultural e Esportiva de Tucuruvi (SP)


terça-feira, 7 de junho de 2016

Evento! 07º Japan Matsuri de Osasco (SP)





O JAPAN MATSURI oferece a oportunidade aos nipo-brasileiros, aos estrangeiros e aos brasileiros de origens diversas reconhecerem influências culturais mútuas, quer nas artes, na música, na culinária, no esporte e em outras atividades.

O público do 7º Japan Matsuri poderá ter mais comodidade ao utilizar o serviço de transporte gratuito circular. Os pontos de parada do coletivo serão na Estação Osasco da CPTM e no bolsão deestacionamento da Prefeitura de Osasco localizado na Rua Narciso Sturlini.

Convide seus amigos e familiares para um dos maiores festivais de cultura japonesa. Este evento é patrocinado por Bradesco com apoio da Prefeitura de Osasco, Bunkyo, Kanaflex, Sakura, Consulado Geral do Japão, Sansuy e Haya através da Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal, realização ACENBO.

Eu Ricardo Nakase, terei a grande honra de me apresentar em duas oportunidades no 07º Japan Matsuri, primeiro no dia 11/06 (sabado) às 16:30h e no domingo às 19:20h com a Banda Uchiná!

Para sua comodidade e economia adquira o ingresso antecipado nos pontos de venda em Osasco:

Secretaria da ACENBO
Rua ACENBO 100,
Jd. Umuarama

Loja Oriente
Rua Antonio Agu, 880

Sunrise School Educação Infantil
Rua Machado de Assis, 276 – Jd. Bela Vista

Sushibar & Temakeria Miha
R. Dionisio Bizarro, 45, Loja C – Jd. Umuarama

CCAA Jardim Bonfiglioli
Av. Comendador ALberto Bonfiglioli, 768
Jd. Bonfiglioli – Butantã – SP

CCAA Jardim Ester/Rio Pequeno
R. Dr. Paulo Ribeiro Coelho, 111
Jd. Ester Yolanda – Butantã – SP


Ingresso antecipado: R$7,00
Ingresso na bilheteria: R$ 10,00

*** A compra antecipada de ingresso só poderá ser realizada em dinheiro ***

domingo, 5 de junho de 2016

Agenda de Apresentações Ricardo Nakase no Mês de Junho 2016


Olá amigos!! Agendem estas datas!! Estarei me apresentando nestes eventos no mês de Junho!!!

11/06 – Japan Matsuri Osasco (+- 16:30h)

12/06 – Festival do Japão de Campinas (12h)
12/06 – Japan Matsuri de Osasco (Banda Uchina 18:30h)

25/06 – Festival do Japão de São Bernardo em parceria com Kiendaiko (aprox 15h)

Espero todos vcs para um grande abraço!!!