terça-feira, 29 de março de 2016

Evento! Hanamatsuri na Liberdade (SP)


O Festival das Flores celebra o nascimento do Buda Xaquiamuni

Segundo a tradição japonesa, o Hanamatsuri é uma homenagem ao nascimento de Buda. A lenda é antiga e carregada de simbologias, como a do elefante branco, que carrega um Buda criança. Conta-se que a mãe de Buda, a rainha Maya, tinha dificuldades para engravidar. Ela teve um sonho onde um elefante branco surgia e entrava em seu corpo, e isso foi visto como um bom presságio. E realmente foi, pois ela deu a luz ao Buda Xaquiamuni (ou Gautama, como também é conhecido). O fato teria ocorrido por volta de 560 a.C..Muito se conta também do momento do parto, que aconteceu no Jardim Lumbini, – no Nepal, no sopé dos Himalayas, a 25 km a leste da cidade nepalesa de Kapilavastu, distrito Rupandehi, perto da fronteira indiana – onde uma música celestial ecoou e as flores desabrocharam ao mesmo tempo, e do céu caiu uma suave chuva de néctar.

O Hanamatsuri é comemorado todos os anos na Liberdade desde 1966. A cerimônia faz alusão aos acontecimentos do dia do nascimento de Buda, um altar é decorado com flores e a imagem do Buda Menino é devidamente instalada. Aqueles que pretendem homenageá-lo dirigem-se até o altar, e numa concha recolhem chá adocicado que é derramado sobre a cabeça do Buda. Este movimento é repetido três vezes enquanto se fazem pedidos, como saúde e proteção. Para a cultural budista oriental este é um ritual de limpeza, pois se acredita que ao banhar Buda estão banhando a si próprios. O banho com o chá simboliza a chuva de néctar que caiu no dia do nascimento.

50º HANAMATSURI – Aniversário do Buda Xaquiamuni.

A ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), em conjunto com a Federação das Escolas Budistas do Brasil, a Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni e a Aliança Feminina Budista do Brasil, convida para o 50º HANAMATSURI – Aniversário do Buda Xaquiamuni, que será realizado na praça da Liberdade, em São Paulo, em comemoração aos 2640 anos do nascimento do Buda Xaquiamuni.

PROGRAMAÇÃO:

De 04 a 08 de abril (segunda a sexta-feira), das 10 às 16 horas: 
Oferenda de chá adocicado (amachá) nas tendas montadas na praça da Liberdade, abençoando o público presente com a sabedoria de Buda.

Dia 09 de abril (sábado) – Solenidades:
10h00 – Abertura religiosa com presença de ilustres convidados, autoridades civis e militares.
10h10 – Música.
10h25 – Palavra das autoridades.
10h35 – Música e distribuição de ramalhetes de flores aos convidados.
11h30 – Após a solenidade, o cortejo solene do elefante branco sairá da Praça da Liberdade, acompanhado de fanfarra e de crianças com roupas típicas, de diversas escolas participantes, seguindo pela rua Galvão Bueno, rua Américo de Campos e avenida da Liberdade até o nº 365, sede da ACAL.

O 50º Hanamatsuri recebe o apoio do Bradesco, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), Polícia Militar e São Paulo Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário