sexta-feira, 11 de março de 2016

Especial 05 anos após o Tsunami de Touhoku!


Nesta sexta feira, 11 de março, o Japão parou para prestar homenagens às vitimas do Tsunami que devastou parte do país em 2011. Apesar do frio e da chuva, milhares de familias participaram com flores e velas da homenagem em difenetes partes do nordeste do Japão. Às 14h45 (02:46 h de Brasilia) foi feito 01 minuto de silêncio em todo o Japão, no momento rpeciso em que há 05 anos aconteceu o terremoto de magnetude 9 que causou o tsunami. O Imperador Akihito, a Imperatriz Michiko, o Primeiro Ministro Shinzo Abe e outros participantes da cerimônia em Tokyo inclinaram suas cabeças em sinal de homenagem. 

"Passaram-se cinco anos desde a catástrofe; mais de 20 mil vitimas perderam a vida", declarou o Imperador Akihito na cerimônia, junto da Imperatriz e diante de um imenso canteiro de flores brancas e amarelas. "O Japão recebeu o presente de ter uma natureza bonita, mas às vezes ela pode ser perigosa", "Nunca podemos esquecer as imagens deste muro de água negracaindo sobre as cidades destruidas pelo tsunami", acrescentou. 


A terra tremeu a 11 de março de 2011, depois o mar invadiu o nordeste do Japão. E o abalo ainda causou o maior desastre nuclear da história do país. Cerca de 17 mil pessoas morreram, mais de 2.500 continuam desaparecidas e milhares ainda vivem expostas à radiação. 

O terramoto aconteceu a 11 de março de 2011. O abalo, com epicentro a cerca de 371 quilómetros de Tóquio, teve uma magnitude de 9 na escala de Richter e atingiu a costa nordeste da ilha de Honshu, a mais povoada do arquipélago. O relógio marcava 14:46 (05:46 em Portugal continental) quando começou um dos desastres naturais mais mortíferos daquele país, o maior dos últimos 140 anos.

O alerta de tsumani foi alargado a 50 países e o pior viria a confirmar-se no nordeste do Japão. A cidade mais afetada foi Sendai, ilha de Honshu, a 179 quilómetros do epicentro. As réplicas seguiram-se e a mais forte registou uma magnitude supereior a 6 na escala Richter. Para além das quase 17 mil pessoas mortas no terramoto, em 2016 ainda há 2.500 pessoas cujos corpos não foram recuperados. Em Fukushima, os sobreviventes desafiam a proibição de permanência nos locais mais afetados pelos altos níveis de radiação para continuar a procurar os corpos dos entes desaparecidos. Desde 2011, a Agência de Meteorologia do Japão (JMA) registou mais de 12 mil réplicas do terramoto que arrasou o nordeste do país. Segundo dados da JMA, publicados pela agência Kyodo, as réplicas deste sismo são cada vez mais incomuns, mas os movimentos registados na zona afetada duplicaram comparativamente ao período antes do sismo de 11 de março de 2011.

Só no ano passado houve 615 terramotos percetíveis, considerando que a média anual na primeira década de 2000 foi de 306 sismos.

Hoje vamos relembrar com saudade de todos que partiram de forma tão impiedosa, com essa grande catastrofe. No mesmo ano foi lançado a canção "Hana wa Saku", interpretada por diversas celebridades do Japão, a fim de ajudar as vitimas do Tsunami. Na sequência, vamos conferir o video de uma das canções mais famosas do Japão, "Ue wo Muite Arukou", que também se tornou um hino de esperança naquele ano fatidico, interpretado também por diversas pessoas, inclusive moradores da região devastada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário