sexta-feira, 4 de março de 2016

Especial Hina Matsuri!


O Hinamatsuri, festa típica japonesa, que ocorre dia três de março, representa o dia das meninas. A característica do Hinamatsuri são as bonecas tradicionais, que ficam expostas em plataformas com panos vermelhos. Bonecas que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, senhoras da corte, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian. Um jogo completo tem cerca de 15 bonecas, além de objetos de decoração, uma laranjeira e uma cerejeira, um espelho, instrumentos musicais, entre outros.

As duas bonecas que representam o Imperador e a Imperatriz ficam dispostas na primeira plataforma. O segundo degrau traz três senhoras da corte. No terceiro degrau estão cinco músicos. Cada um segura um instrumento musical e o cantor, um leque. As outras plataformas são compostas de mobílias em miniaturas, ferramentas, carruagens, entre outros.

As bonecas podem ser presenteadas pela família da mãe da menina ou serem compradas em lojas de departamentos. A exposição das mesmas tem duração de no máximo duas semanas, e de acordo com a tradição, devem ser cuidadosamente guardadas e empacotadas.

No dia 03 de Março, a menina convida seus amigos para um chá, onde serve aos convidados o hishimochi (bolinho doce de arroz) e o sakê sem álcool. A comida tradicional é chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho. Durante a festa, a anfitriã poderá cantar uma música antiga para entreter seus convidados.

O costume de exibir as bonecas teve início durante o período Edo. O Hinamatsuri é oriundo de um antigo costume japonês, no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, levando consigo os males ou os maus espíritos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário