segunda-feira, 1 de julho de 2013

Evento! 17º Sakura Matsuri em São Roque


Shows, apresentações e demonstrações de diversas artes; exposições e oficinas culturais; espaço bazarista, espaço institucional, área para crianças e, claro, as duas praças de alimentação!
Nos dias 6 e 7 de julho, das 8h às 17h, os visitantes do Festival das Cerejeiras Bunkyos estão convidados a participar de todas estas atividades e conhecer as novidades deste evento que celebra a beleza da florada dos cerca de 400 pés de sakura (cerejeira) no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque-SP.
Entre as novidades desta edição estão a exposição A Moradia dos Imigrantes Japoneses, em comemoração aos 105 anos de imigração japonesa no Brasil, e as oficinas de Mallet Golf e de Mochitsuki. Conheça todos os detalhes deste Festival:
■ A Praça dos Bazaristas
07jul_Sakura_180O espaço reúne cerca de 36 bazaristas de artigos diversos, trazendo novidades de compras nacionais e importadas, além de estandes de flores, de frutas e de verduras produzidas na região. Aqui os visitantes também encontram à venda produtos Sakura e mudas de Cerejeira e de Ipê, as flores símbolo do Japão e do Brasil, respectivamente.
■ A Praça de Alimentação 1
A tradicional culinária japonesa, com pratos preparados pelas associações nipo-brasileiras da região, e a variedade de pratos internacionais se encontram neste espaço.
Entre as iguarias típicas estão joelho de porco (Alemanha), bolinho de bacalhau (Portugal), samosa (Índia), noque, capeletti, caneloni e rondeli (Itália), Okinawa soba (da província de Okinawa - Japão) e o acarajé, a tapioca e o baião de dois brasileiros.
07jul_Sakura_190Outros pratos salgados são: arroz com curry, bata frita, bobó de camarão, caldo verde, cuscuz de camarão, empada, espetinhos diversos, gyoza, gyudon, harumaki, kare rice, missô, moti, obento, okonomiyaki, oniguiri, pão caseiro, pastel, salgadinhos, salsichas, sanduíche de calabresa, sanduíche de frango, temaki, tempura, teppan yaki com oniguiri, udon, yakisoba e yakitori.
Entre as delícias doces estão: bolos, canjica, cocada, crostata de morango/maçã, crostata de damasco/maçã, torta de morango e de limão, floresta negra, espetinhos de morango, manju e zenzai.
Algumas das bebidas são suco (e nesta época o pessoal de Cotia traz laranja champagne, que faz um suco doce e muito cheiroso), umeshu, amazake, chopp claro, escuro e de vinho, além de água e refrigerantes.
■ Espaço Criança
07jul_Sakura_193Ao lado dos brinquedos gigantes para a garotada de diferentes idades (escorregador, pula-pula, escalada e piscina de bolinhas), a Associação Mallet Golf Kokushikan monta a sua barraquinha de sorvetes e faz a brincadeira do Tomba Lata, um jogo onde a bola arremessada precisa derrubar todas as latas empilhadas para que o participante tenha direito ao prêmio, e também a Pescaria. Os visitantes ainda encontram uma barraquinha com guloseimas como churros e crepes, além do tempurá de legumes com camarão.
■ Trenzinhos
Um lago calmo, rodeado pelos pés de sakura floridos, divide os principais espaços do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku. Este é o local preferido dos visitantes para as fotos e o ponto de embarque e desembarque das pessoas que desejarem seguir até o Ginásio utilizando o serviço gratuito de trenzinhos que percorrem o trajeto.
■ A Praça de Shows
O amplo espaço após o lago conta com mais cerejeiras floridas e um palco para as apresentações e demonstrações de artes marciais.
2011_sakura_matsuri_279Destaque para os shows de cantores consagrados como Joe Hirata, que traz seu repertório romântico e sertanejo, incluindo ainda a interpretação de músicas japonesas; Edson Saito e a cantora japonesa Mariko Nakahira. Outras apresentações como a da cantora Mariana Suzuki, vinda de Dourados-MS, e do extrovertido e performático Ricardo Nakase, com seu estilo eclético que vai além das músicas japonesas são outras atrações deste espaço.
Também passam pelo palco do Festival a Banda Marcial de Itapevi, considerada em 2010 uma da quatro melhores do país; os grupos de taiko Ryubu Daiko (Ibiúna) e Kodamakai Daiko (Vargem Grande Pta.), as demonstrações de artes marciais de kendô, aikidô e karatê, além dos grupos de dança folclórica da Alemanha e da Áustria.
Confira a programação completa:
DIA 06 - SÁBADODIA 07 - DOMINGO
• 10:00 - Engenheiro de Pipas, Ken Yamazato
• 10:30 - Kendô Kokushikan
• 11:00 - Ryu Jackson
• 11:30 - Cantor Joe Hirata
• 12:00 - Cerimônia de Abertura
• 13:00 - Banda Marcial de Itapevi
• 13:30 - Ricardo Nakase / Bruno Maesaka / Kaori Kanegawa
• 14:00 - Cantora Fernanda Nakai
• 14:30 - Ryubu Daiko, Centro Cultural de Ibiúna
• 15:00 - Nature’n Soul Crew, dança break
• 15:30 - Grupo de Danças Folclóricas Gold Und Silber
• 16:00 - Grupo Tirol (Áustria), sapateado
• 16:30 - Encerramento (show)
• 10:00 - Engenheiro de Pipas, Ken Yamazato
• 10:30 - Kodamakai Daiko, de Vargem Grande Pta.
• 11:00 - Ballet Marisa Éscher
• 11:30 - Assoc. Ibiunense de Artes Marciais (aikidô)
• 12:00 - Cantora Mariko Nakahira
• 12:30 - Edson Saito Y.ES Band
• 13:00 - INTERVALO
• 13:30 - Profa. Tozuka Mari (dança)
• 14:00 - Nete Salmah, dança do ventre
• 14:30 - Cant. Mariana Suzuki (Dourados MS)
• 15:00 - Grupo Folclórico Guaricana Tanzgrupe
• 15:30 - Assoc. Muguen-Kan Karate-Do Kobu-Do
• 16:00 - Encerramento (show)
■ Praça de Alimentação 2
07jul_Sakura_252Para atender ao público neste espaço de shows há uma Praça de Alimentação local. O grupo do Harmonia Solidária estará servindo yakisoba, teishoku de anchova, tonkatsu e a famosa batata lôka. Aqui os visitantes também encontram castanhas (kuri), produtos orgânico, udon, tempurá, temaki, suco e bebidas.
■ O Ginásio de Esportes
Neste ano, o Ginásio de Esportes do Centro Kokushikan tornou-se um grande recinto de exposições e em seu entorno estão alocadas as diversas oficinas culturais do Festival.
As Oficinas Culturais
Realizadas por especialistas da área, estas oficinas são gratuitas e basta que os participantes façam as inscrições no local, pois as vagas são limitadas. Entre as atividades estão:
P1050989Shogui e Go, ambos, jogos de tabuleiro que serão apresentados pela Associação Brasileira de Shogui. O Shogui, que é semelhante ao xadrez, tem por objetivo capturar o rei adversário, mas há um detalhe: as peças “conquistadas” podem retornar ao tabuleiro como aliadas. Já o Go é um jogo de posicionamento que tem por objetivo conquistar o maior território possível do tabuleiro.
Confecção de Pipas, com Ken Yamazato, engenheiro de pipas que entrou para o Guinness Book Brasil 98 ao empinar um “trem” de 242 pipas.
Shaseikai, com a Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo - uma atividade ao ar livre de observação da natureza para transformá-la em pintura/desenho. O shaseikai deste ano estará voltado ao público infantil e terá como tema a Flor de Cerejeira.
07jul_Sakura_171Etiqueta Japonesa, com Lumi Toyoda, pesquisadora da cultura, etiqueta social e empresarial japonesa e especialista em reeducação comportamental - a oficina vai ensinar a correta manipulação do hashi e dos demais utensílios à mesa, com dicas para evitar gafes.
Espaço Infantil, com as voluntárias da Coordenadoria Educacional da BSGI – Departamento Makiguti em Ação, que entre outras atividades, vai ensinar a confecção de objetos a partir de materiais reutilizados, incentivando a reciclagem.
Origami, com Claudia Tamaki, arquiteta por formação e apaixonada por origami, que realiza oficinas apresentando a arte da dobradura em papel.
Ikebana - a Comissão de Ikebana do Bunkyo apresenta os elementos básicos da ikebana e explica a proporção de cada um deles para composição harmônica do arranjo
08Bonsai, com a Associação Amigos do Bonsai de Vargem Grande Paulista, a oficina dá dicas de poda, amarração e cuidados com estas árvores em miniatura
Astrologia Oriental (Kyusei), com Teruo Hamada, fazendo a leitura das linhas das mãos e revelando o que o futuro te reserva...
MALLET GOLF - numa primeira etapa será realizada a explicação sobre os conceitos deste esporte, similar ao golf. Em seguida, os participantes serão conduzidos a um dos campos da Associação de Mallet Golf Kokushikan, considerado um dos melhores e mais arborizados do Brasil. Neste local, em meio aos pés de cerejeiras floridos, os visitantes poderão experimentar algumas tacadas sob a orientação dos coordenadores.
DSC_0313MOCHITSUKI - os jovens do Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai vão mostrar ao público o processo artesanal de pilar o arroz que, transformado em massa, é moldado para fazer o mochi (bolinho de arroz). Além da demonstração, também haverá degustação.
As Exposições
Entrando no Ginásio de Esportes, uma escadaria dá acesso ao local onde serão realizadas as explanações sobre bioenergia, feitas pela MOA Internacional, que enfocam uma forma de terapia de purificação.
Já a área da quadra é toda coberta por uma lona, para proteger o piso de tacos, e recebe as diversas exposições. Ao fundo deste espaço há um palco, onde será realizada a Cerimônia do Chá, organizada pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil.
Conheça as exposições:
07jul_Sakura_029Exposição de Ikebana - a arte da composição floral, conforme com as tradições e a filosofia japonesas, será demonstrada nos arranjos desta mostra organizada pela Associação Ikebana do Brasil.
Exposição de Bonsai - a ShikoBonsai de Vargem Grande Paulista seleciona dez de suas árvores em miniatura para esta exposição que promete encantar a todos.
Exposição de Arte Koguei - o universo desta arte abrange diversas especialidades tais como cerâmica, madeira, tecelagem, artefatos de metal, laca japonesa, vidros, entre outros, com obras criadas nas mais variadas técnicas. A mostra é coordenada pela Comissão de Arte Craft do Bunkyo.
Exposição de Fotos de Atami e Hakone, organizada pela MOA Internacional, que apresenta imagens destas cidades turísticas e culturais das províncias de Shizuoka e Kanagawa, respectivamente.
A MORADIA DOS IMIGRANTES JAPONESES
iguape-redUma exposição montada em comemoração aos 105 anos de imigração japonesa no Brasil, que apresenta a moradia enquanto retrato das condições de vida dos imigrantes japoneses no Estado de São Paulo.
Também, as adaptações nas casas (sedes de escolas e/ou entidades) para se adequarem ao novo ambiente, ou seja, às fronteiras da expansão agrícola. O papel das técnicas construtivas tradicionais e da estética japonesa nas construções desses imigrantes em terras brasileiras.
A exposição refere-se ainda ao tombamento das construções de imigrantes japoneses como bens históricos nacionais.
■ Espaço Institucional
Além das atividades culturais, o público ainda poderá conhecer o trabalho de algumas entidades da região neste espaço que conta com a presença das prefeituras de São Roque, Vargem Grande Paulista, Ibiúna e Cubatão, bem como da Rádio e TV Nikkey, Associação Mallet Golf Kokushikan, CEAGESP e SINCAESP.
■ Praça da Sustentabilidade
O local reúne verduras orgânicas, massagem e as publicações da Seicho-no-Ie.
■ 2º Concurso Bunkyo de Fotografia
05-5A atividade é patrocinada pela FujiFilm, com participação gratuita. As inscrições estão abertas durante o evento e são aceitas apenas as fotografias tiradas no local, na data do festival deste ano.
Com o tema “Kokushikan, suas belezas e suas riquezas” o concurso busca incentivar os visitantes a conhecer um pouco da cultura japonesa e a olhar, descobrir, desfrutar e valorizar as belezas existentes no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, registrando-as por meio de fotografia digital.
As 30 fotografias escolhidas pelo júri do concurso compõem a exposição que será realizada na sede do Bunkyo, em São Paulo, e as três melhores imagens são premiadas com câmeras fotográficas da FujiFilm. 
Em 2013, os organizadores do Festival das Cerejeiras Bunkyos esperam receber cerca de 15 mil visitantes no evento. Este projeto é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e faz parte do calendário oficial da Estância Turística de São Roque.
17º Festival das Cerejeiras Bunkyos
Cerimônia de abertura
: 6 de julho, sábado, às 12h
Data/Hora: 6 e 7 de julho de 2013, das 8h às 17h
Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
Estrada do Carmo, 801 - Bairro do Carmo - São Roque - SP (Rod. Bunjiro Nakao - SP250, Km 48)
Estacionamento: contribuição de R$ 15,00 por veículo
Ônibus: R$ 30,00 (passagem de ida e volta) deve ser adquirida antecipadamente na Secretaria do Bunkyo, na Rua São Joaquim, 381 - Liberdade - São Paulo - SP (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30)
Horário de Ida: das 8h até 9h, defronte ao Bunkyo (próx. Estação São Joaquim do Metrô)
Horário de Retorno: das 16h às 17h, do Kokushikan
Realização: Instituto Brasil Japão de Integração Cultural e Social
Coordenação: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque e Associação de Mallet Golf Kokushikan
Apoio: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque, Consulado Geral do Japão em São Paulo, Fundação Japão e Fundação Kunito Miyasaka, Honda, Sakura, Tokio Marine, Yakult, FujiFilm, Alfa Alimentos e Brastel.
Agradecimentos especiais ao apoio do:
Deputado Federal Junji Abe
Deputado Federal Walter Ihoshi
Deputado Estadual HelioNishimoto
Deputado Estadual Jooji Hato

Nenhum comentário:

Postar um comentário