segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Imperador do Japão divulga mensagem de Ano Novo


O site da Agência da Casa Imperial do Japão publicou a tradicional mensagem de Ano Novo do Imperador Akihito. Na contagem tradicional japonesa, o ano de 2013 corresponde ao 25º ano da era Heisei.

Assim como em 2012, o texto destaca a crise provocada pelo terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão em 11 de março de 2011, assim como a questão da radiação.

Leia, a seguir, tradução em português da mensagem.

Um segundo inverno desde o Grande Terremoto do Leste do Japão chegou. No início de um novo ano, meu coração segue com as pessoas atingidas, aqueles que não podem retornar ao local onde viviam em razão da contaminação radioativa e aqueles que têm que passar o gélido e rigoroso inverno em abrigos temporários. Eu sinceramente espero que, no futuro, a experiência obtida nos danos causados pelo terremoto e tsunami seja totalmente utilizada na educação para prevenção de desastres e no planejamento urbano, de modo que o país caminhe para garantir a segurança das pessoas.

Nosso país está passando por tempos difíceis em razão do terremoto e de outros fatores, mas é meu desejo que o coração das pessoas esteja sempre com os atingidos, e que todos se ajudem mutuamente para superar os muitos desafios.

Minha esperança é que o ano novo seja melhor, mesmo que um pouco, para as pessoas no Japão e no mundo.

http://madeinjapan.uol.com.br/2013/01/07/imperador-do-japao-divulga-mensagem-de-ano-novo-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário