sábado, 19 de janeiro de 2013

18 Anos do Terremoto de Kobe



No dia 17 de Janeiro de 1995, às 5:46 da manhã, a cidade de Kobe, localizada na província de Hyogo-ken sofreu o grande Hanshin Awaji Earthquake, que resultou na morte de mais de 5 mil pessoas e destruiu centenas de casas. Para muitas pessoas, inclusive brasileiros, esta data jamais será esquecida. 

Kōbe é um importante centro econômico do país, e detém um dos maiores portos do Japão e do mundo, de onde saiu o primeiro navio com imigrantes para o Brasil. A cidade também é muito conhecida pelo seu próspero entorno urbano, cuja paisagem é realçada pelo Monte Rokko. Situa-se a aproximadamente três horas da capital japonesa, em um trajeto percorrido pelo "Trem-bala", o trem mais rápido do mundo.

Kōbe foi atingida por um terremoto de 7.2 graus na Escala Richter em 17 de janeiro de 1995, que ocasionou a destruição de muitas ruas, casas e edifícios.

Às 5h46min da manhã do dia 17 de janeiro de 1995, o terremoto da Região Sul da província de Hyōgo, o primeiro grande terremoto a atingir diretamente uma área urbana japonesa, causou danos sem precedentes na região de Hanshin-Awaji, em cidades como Kōbe, Awaji e outras.

O abalo que durou apenas 20 segundos vitimou 4 571 pessoas, deixou dois desaparecidos, 14 678 feridos e um grande saldo de destruição: 67 421 moradias, das quais 6 965 totalmente consumidas pelo fogo, principalmente em áreas onde se concentravam antigas casas de madeira, o que reduziu a elegante cidade portuária a meras pilhas de escombros e pedregulhos.

Além dos danos diretos, os moradores da cidade também sofreram um alto grau de danos indiretos, como um longo período de estadia nos abrigos temporários (máximo de 599 locais e 222 127 refugiados). A função educacional das escolas diminuiu devido ao horário reduzido das aulas e ao uso das instalações das escolas como local de refúgio e abrigo temporário.

A cidade japonesa de Kobe e várias cidades vizinhas, lembraram no dia 17/01/2013 o 18 º aniversário do terremoto. Cerca de 5.000 pessoas, incluindo sobreviventes do terremoto e tsunami que devastou o nordeste do Japão em março de 2011, se reuniram em um parque no centro de Kobe para fazer uma oração silenciosa às 5h46, a hora exata em que ocorreu o Grande Terremoto de Hanshin (nome dado à região).

Milhares de velas de bambu foram colocadas para formar a data de "1/17" no Parque Higashi Yuenchi, onde há um monumento para lembrar o terremoto de 1995. Outros grupos também se reuniram ao mesmo tempo em outras localidades vizinhas, onde o terremoto também deixou muitas vítimas.

O epicentro do terremoto foi na parte norte da ilha Awaji, cerca de 20 quilômetros de Kobe, que por ser a cidade mais populosa da região (cerca de 1,5 milhões de pessoas na época) foi a mais prejudicada. O terremoto de Kobe foi o mais trágico do Japão no século 20 depois do de Kanto, que em 1923 deixou mais de 100.000 mortos na capital do país, Tóquio, e arredores.

Dezoito anos já se passaram e a cidade de Kobe hoje esboça uma nova imagem, atualmente a cidade ocupa o quinto lugar dentre as maiores cidades do país, além de apresentar um considerável crescimento industrial, contando com a presença de grandes corporações internacionais. 

Em 2002, foi inaugurado na cidade de Kobe, o Memorial do Terremoto, com o objetivo de relembrar o trágico episódio e conscientizar os visitantes sobre os métodos de prevenção em casos de desastres. O museu conta com um grande telão que exibe imagens reais do terremoto, além de vários jogos interativos de conscientização aos métodos preventivos em casos de desastres. 

Para saber mais sobre o Memorial acesse o site http://www.dri.ne.jp/english/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário