quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nagasaki, 9 de agosto de 1945 Três dias depois de Hiroshima, Japão sofria segundo ataque nuclear



Nagasaki, 9 de agosto de 1945

Três dias depois de Hiroshima, Japão sofria segundo ataque nuclear por Henrique J. Minatogawa
09.08.2011
A cidade portuária de Nagasaki foi o alvo da segunda bomba atômica detonada pelo exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. A bomba explodiu às 11:02 de 9 de agosto de 1945 no distrito de Urakami. O número de vítimas, tanto as que morreram instantaneamente como as que sofreram sequelas, é de 155.546 pessoas.

Assim como em Hiroshima, a cidade de Nagasaki abriga um parque com memoriais às vítimas. O maior símbolo do Heiwa Kouen (Parque da Paz) de Nagasaki é a Estátua da Paz, criada pelo escultor Seibou Kitamura.

A mão direita da estátua aponta para o céu, como alerta sobre o perigo das armas nucleares. A mão esquerda, com a palma voltada para baixo, representa solidariedade e paz. A perna direita está dobrada, em posição de meditação, enquanto a esquerda, flexionada, indica a disposição para se levantar e ajudar. Os olhos estão fechados, em sinal de oração às vítimas da bomba.

Pelas alamedas, há monumentos doados por diversos países, incluindo Polônia, Turquia, Itália, China, Estados Unidos e Brasil. O origami de tsuru como símbolo de paz também está presente, assim como muitas fontes de água – consta que as vítimas da bomba sofreram muito procurando por água.

No local que foi o hipocentro da explosão, há um obelisco apontando para o céu, onde a bomba explodiu a pouco mais de 450 metros do solo. Atualmente, existe uma praça ao redor do marco zero; a depressão formada no terreno pela explosão foi mantida. Parte da estrutura da Catedral de Urakami também foi conservada – Nagasaki é uma das regiões do Japão com maior presença de católicos.

Na época, foi dito que nenhum vegetal nasceria naquela área por 75 anos. Hoje, porém, passados 66 anos, já há diversos tipos de flores e árvores, enquanto as pessoas usam a praça para passear e descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário