quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Evento! 1º Tooro Nagashi de São Paulo


São Paulo terá 1º Tooro Nagashi nesta sexta-feira

Escrito por  Aldo Shiguti
A cerimônia foi viabilizada pelo vereador Aurélio Nomura junto ao secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge; ao diretor Eraldo Guiaro, do Parque do Ibirapuera; e ao Comando do Corpo de Bombeiros.
Segundo uma das diretoras do Centro Cultural, Naomi Morimoto, o objetivo é prestar uma homenagem às vítimas da tragédia em Hiroshima, que está completando 66, e despertar uma conscientização sobre os riscos das armas nucleares.
“Temos o exemplo recente da Usina de Fukushima, que apesar de ser do outro lado do mundo nos mostra uma realidade muito próxima. As usinas trazem benefícios como a energia mas por outro também podem levar à destruição e também causar impacto no meio ambiente. Então, é uma oportunidade para a população cobrar uma posição das autoridades”, explica Naomi, lembrando que é a primeira fez que São Paulo realiza uma cerimônia nesse sentido”.
“Trata-se de uma iniciativa inédita porque o tooro nagashi tradicionalmente é realizado em cidades do interior, como Registro”, conta Naomi, acrescentando que, “por ser o primeiro ano e pelo fato de conseguirmos a autorização quase que em cima da hora, a ideia é reunir pelo menos umas 200 pessoas”.
A cerimônia será aberta com discursos das autoridades e às 20h15, mesma hora que a data estará sendo lembrada em Hiroshima, será feito um minuto de silêncio. Em seguida, acontece a soltura de cerca de 150 tooros feitos pelo Centro Cultural Hiroshima do Brasil e por alunos da rede estadual.

Registro – Já os organizadores do 3º Tooro Nagashi da Paz de Registro, marcado para este sábado (6), a partir das 16 horas, às margens do Rio Ribeira, decidiram esperar até à véspera para sua realização. “Se as chuvas que castigaram o Vale do Ribeira derem uma trégua, a cerimônia será realizada”, disse o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro, Kuniei Kaneko.
(Aldo Shiguti)

1º Tooro Nagashi da Paz de São Paulo
Quando: Dia 5 de agosto (sexta-feira), a partir das 19 horas
Onde: Lago do Ibirapuera. Entrada pelo portão 10
Informações pelo tel.: 11/3207-5476.

3º Tooro Nagashi da Paz de Registro
Quando: Dia 6 (sábado), a partir das 16 horas
Onde: Próximo ao KKKK, às margens do Rio Ribeira
Informações:13/3822-4144


Nenhum comentário:

Postar um comentário