quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Evento! 4ª Festa Nipo-Brasileira da cidade de Salto-SP


Um concerto inédito proporcionado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, “Tons da Natureza”, marca a abertura oficial da 4ª Festa Nipo-Brasileira que está sendo organizada pela Associação Nipo-Brasileira de Salto – ANIBRAS, na Estância Turística de Salto (localizada a 105 quilômetros de São Paulo).
O concerto, que em japonês chama-se “Shizen no Neiro”, reúne três mestres brasileiros: ao shakuhachi, Danilo Tomic; ao violão Camilo Carrara e ao violoncelo Kayami Satomi.
A abertura será realizada no dia 11, quinta-feira, às 20h, no Teatro Municipal do CEC – Sala Palma de Ouro, com representantes do Consulado Geral do Japão, autoridades municipais e líderes das entidades nipo-brasileiras.

A Festa Nipo-Brasileira prossegue nos dias 13 (sábado) e 14 (domingo), das 11h às 22h, na Praça XV de Novembro. De acordo com Cláudio Masanobu Terasaka, presidente da ANIBRAS, a programação será bastante variada: entre as barracas, serão realizadas várias oficinas culturais, tais como de origami, sumiê e shodô. Também serão oferecidas comidas típicas japonesas, artesanatos e produtos japoneses.
Além disso, no palco principal foram programadas inúmeras apresentações artísticas. Destaque para a apresentação da cantora japonesa Mariko Nakahira, além de Karen Ito, Edgar Ishida, Robson Shinde, entre outros, e para as apresentações de grupos de taiko das cidades de Atibaia, Indaiatuba, Sorocaba, Campinas e do conhecido Ryukyu Kokumatsuri Daiko, de São Paulo.
Também, no palco da Praça XV de Novembro estarão se apresentando grupos de danças (Kassa Odori, Sorocaba, Indaiatuba), coral e bandas de cosplay.
A entrada ao evento é gratuita.
Os instrumentistas de “Tons da Natureza”
Danilo Tomic, presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa, entidade fundada por seu mestre Tsuna Iwami, é o primeiro não descendente de japoneses diplomado em shakuhachi. Formado em composição pela USP, tem vários CDs gravados e realizou várias apresentações no exterior.
Camilo Carrara, violonista, multi-instrumentista, arranjador, compositor e produtor, é um instrumentista destacado por sua atuação como ponte entre a música erudita e popular. Realizou um trabalho primoroso de “releitura” de diversas canções tradicionais japonesas, dando seu toque brasileiro e contemporâneo, sem tirar delas a essência oriental.
Kayami Satomi é um dos jovens instrumentistas premiado como novo talento, fez concerto pela América Latina, Europa e Estados Unidos. Atualmente dá aulas na Universidade Federal de Uberlândia (violoncelo e música de câmara) e também atua como diretor e regente da Orquestra Camargo Guarnieri.

2 comentários:

  1. Só ressaltar que a "banda de cosplay" se chama Emparween, tocamos o J-Music, como se chama, englobando a maior parte do J-Rock, assim como tokusatsus antigos e novos e musicas de animês também^^

    ResponderExcluir
  2. Para quem quiser saber mais sobre a banda essa é nossa pagina no facebook: http://www.facebook.com/pages/EmpArween/190968717618899?sk=info

    ResponderExcluir