segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Natsumero! Mori Masako - Sensei/Kodomotachi no Sakura

Mori Masako. Nascida na província de Tochigui em outubro de 1958, foi considerada uma das mais belas vozes da canção japonesa nas décadas de 70 e 80.Na década de 70, fez muito sucesso compondo o trio denominado pela mídia como "Schoolgirl Trio", junto das cantoras Yamaguchi Momoe e Sakurada Junko.


O seu debut ocorreu em 1971, com apenas 13 anos de idade, com a canção "Sensei", canção considerada um clássico até hoje. Após o seu lançamento na carreira artistica, sucedeu-se grandes sucessos como as canções "Okaasan", Tachimachi Misaki", Namida no Sanbashi" e "Kanashimi Honsen Nihonkai". Em 1972 ela participou do famoso show Kohaku Utagasen da TV NHK, que nessa época, trazia as personalidades de maior sucesso ou com maior influência da cultura japonesa.


No ano de 1986 ela se casou com o cantor Mori Shinichi, anunciando também a sua despedida dos palcos assim como as outras duas integrantes da "Schoolgirl Trio" que também se despediram dos palcos após se casarem.


Foram 19 anos de casamento, três filhos (o filho mais velho, Moriuchi Hiroki, [Moriuchi é o sobrenome verdadeiro do Mori Shin"ichi, o sobrenome de solteira da Masako é Morita] faz parte do conjunto NewS) e um histórico recente de crises nervosas por parte dela e de uma hepatite crônica por parte dele.


Shinichi-san e Masako-san eram aparentemente um dos casais mais felizes do Japão. Aliás, Masako-san voltou ao palco em 2002, participando de concertos do seu marido. Agora eles se separaram e Masako anunciou seu retorno aos palcos em maio de 2006. Infelizmente, o pai da cantora, Morita Tsuneo, faleceu de problemas no fígado, aos 75 anos. Isso foi 1 dia após o anúncio do retorno de Masako-san. Ele foi um dos maiores incentivadores da carreira dela e por um tempo os seus planos foram adiados.


No dia 7 de junho de 2006, Mori Masako lançou o seu primeiro single inédito, após 20 anos de jejum. A canção "Barairo no Mirai" (letras - Nakanishi Rei | música - Hama Keisuke) marcou o seu retorno à carreira artística e também aos palcos, inclusive no show Kohaku Utagasen da TV NHK.


O seu último lançamento foi em 2009, canção entitulado "Kodomotachi no Sakura". O novo single está disponível apenas por venda pela internet... não sendo encontrado em lojas... nova fase da cantora que abandonou seu empresário e agora está tomando conta pessoalmente de sua carreira, [Ongaku Koubou] é o nome do "jimushou" da cantora!

No ano de 2010, Masako Mori fora submetida à uma cirurgia no início do mês de maio, para ter seu útero removido. Ela vinha sofrendo graves perturbações decorrentes da menopausa nos últimos anos e foi diagnosticada com um mioma uterino e adenomiose. Após a operação, ela sofreu de hemorragia interna e teve que passar por nova cirurgia. Após um período de reabilitação, ela foi liberada do hospital de Tóquio, e tem se recuperado bem. Ela anunciou através de um porta-voz a seguinte mensagem, "Eu espero que eu possa ser uma fonte de força para as outras pessoas que sofrem da mesma doença."

Confiram na sequência: o primeiro video mostra o debut da música "Sensei" em 1972 no programa Kohaku Utagassen. O segundo video mostra uma apresentação do famoso "Schoolgirl Trio" composto pela Mori Masako, Sakurada Junko e Yamaguchi Momoe. O terceiro video mostra a apresentação da cantora Mori Masako com a canção "Barairo no Mirai", marcando o seu retorno à vida artistica em 2006. O quarto video traz a sua última gravação, a canção "Kodomotachi no Sakura" de 2009.

Esperamos que o retorno deste ícone da canção japonesa seja repleta de sucesso!!









7 comentários:

  1. Gosto desta cantora sua voz meiga e seu jeito delicada me agrada muito...ouço muito todas as músicas pelo video!














    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É demais, ñ fico sem ver e ouvir essa extraordinaria cantora, durmo ouvindo sua músicas...

      Excluir
  2. Linda, simpática e talentosa, voz suave.

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores cantoras do Japao.

    ResponderExcluir
  4. Ela se separou do Mori Shinichi por causa dos problemas de saúde? O_O

    ResponderExcluir
  5. Ela se separou do Mori Shinichi por causa dos problemas de saúde? O_O

    ResponderExcluir
  6. Olá. Parabéns pelo blog!
    Cheguei até a esta página, pois há tempos eu estou procurando por um música do gênero enka, cantada por um casal, cujo refrão começa com a palavra "watare" ou "wakare". Infelizmente, eu só me lembro desse detalhe, pois eu era muito pequena à época
    É uma música bem lentinha, muito bonita.

    Achei que se tratava desses cantores relatos no seu post, mas não são, infelizmente.

    ResponderExcluir