quarta-feira, 28 de março de 2018

Especial! Floração das Cerejeiras 2018 e a Cerimônia do Hanami



Março e abril são com certeza os meses mais esperados pelo povo nipônico. Primeiramente porque significa a despedida do inverno, do frio, da neve e das cores pálidas que compõe o inverno japonês. Outro grande motivo é que com a primavera chegando, as florações de belas flores muda o cenário no país.

Dentre elas , o Sakura, a cerejeira típica do arquipélago. Quem ainda não conhece essa linda flor, não sabe o que está perdendo. São mais de 200 tipos, sendo que a mais popular é a Somei Yoshino. Outras categorias incluem Yamazakura, Yaezakura e Shidarezakura. O yaezakura têm flores grandes e o shidarezakura tem ramos que caem como os de um salgueiro-chorão, com belas cascatas de flores rosa.

Com o início da primavera, as paisagens brancas e frias cedem espaço a um mar de flores rosadas que proporcionam um dos maiores espetáculos da natureza no arquipélago. As flores de sakurá avançam a partir do sul do país e anunciam: é hora de sair com a família e os amigos para se divertir e apreciar a paisagem.

Elas começam a desabrochar nas árvores no sul do Japão, em Okinawa, e vão em direção ao norte, até Hokkaido. O fenômeno, que dura dois meses e se “move” como uma onda, é chamado Sakura Zansen e significa, literalmente, linha de frente das cerejeiras. Os grandes apreciadores da flor fazem verdadeiros roteiros turísticos para acompanhar a transformação da paisagem ao longo do país.

A Lenda do Sakurá

Conta a lenda que uma princesa desceu dos céus e aterrissou em uma cerejeira. Acredita-se então que o nome sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa “a princesa das árvores das flores abertas”. Outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo de arroz e sua divindade (Sa). A segunda parte do nome, kura, faria referência à sua morada.

Hanami, o festival do Sakura

Hanami (花見lit. "contemplar as flores") é costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores, sendo que "flor" neste caso quase sempre significa sakura ou umê. Do fim de março ao começo de maio, o sakura floresce por todo o Japão, e por volta de primeiro de fevereiro na ilha de Okinawa. A previsão de florescimento (桜前線, sakurazensen, lit. frente de florescimento do sakura) é anunciada todo ano pela Agência Meteorológica do Japão e é observada cuidadosamente por aqueles que planejam fazer o hanami, visto que ela floresce por apenas uma ou duas semanas. No Japão moderno, o hanami consiste basicamente em realizar festas ao ar livre embaixo do sakura durante o dia ou a noite. O hanami à noite é chamado de (夜桜, yozakura, lit. sakura noturno). Em muitos lugares, como o Parque Ueno, lanternas de papel temporárias são presas para realizar o yozakura. Na ilha de Okinawa, lanternas elétricas decorativas são presas nas árvores para o divertimento noturno, tais como nas árvores do Monte Yae, perto da cidade de Motobu, ou no Castelo Nakajin.

Uma forma mais antiga do hanami também existe no Japão, que é a contemplação do florescimento da ameixeira (梅 ume). Este tipo de hanami é popular entre as pessoas mais velhas, pois elas são mais calmas do que as festas do sakura, que normalmente envolvem pessoas mais jovens e podem às vezes ser lotadas e barulhentas.

Hoje, o povo japonês continua a tradição do hanami, reunindo-se um grande número aonde quer que as árvores florescendo estejam. Milhares de pessoas enchem os parques para organizar banquetes sob as árvores florescendo, e às vezes essas festas continuam até tarde da noite. Em mais da metade do Japão, o período de florescimento da cerejeira coincide com o começo do ano letivo e do ano fiscal, e portanto festas de boas-vindas muitas vezes ocorrem com o hanami. O povo japonês continua a tradição do hanami ao tomar parte nos passeios processionais no parque. Esta é uma forma refúgio para contemplar e renovar seus espíritos.

O hábito já tem mais de dez séculos e exige a dedicação dos participantes, já que, em cada região, o espetáculo só dura duas semanas. Para chegar no local e dia exatos, eles contam com a ajuda da Agência Meteorológica Japonesa, que informa até em boletins televisivos o momento do florescimento.

Mais de três mil pés foram levados para os Estados Unidos e podem ser vistos nos jardins da Casa Branca. A cerejeira virou símbolo de fraternidade.

As mil e uma utilidades do Sakura

A flor de cerejeira nasceu como representante da aristocracia japonesa e, portanto, sua única missão é ser bonita. Mas ela tem outras utilidades: apesar de não dar frutos, a madeira da árvore é utilizada na produção de móveis e blocos para impressão de ukiyo-ê dos séculos 16 e 17.

Até as flores são utilizadas e, depois de ficarem em conserva no sal, se transformam em um chá, o sakura-yu, usado nas festas de casamento para pedir felicidade ao novo casal. A primavera inspira também o cardápio japonês. Doces, bebidas e alguns pratos ganham o toque das flores no formato e no sabor.

São comuns docinhos simples, feitos de açúcar, em formato de sakura, conhecidos como Wagashi. O tradicional bolinho de massa de arroz, quando enrolado na folha da cerejeira, vira o sakura-mochi. Outras flores, como uma espécie comestível de crisântemo, também dão colorido aos pratos.

Uma das principais características da cerejeira é sua efemeridade. O fato de as flores durarem pouco tempo nos galhos das árvores impressionou muito os japoneses na Idade Média, período de guerras, o que fazia com que as pessoas sentissem que tinham a vida ameaçada a todo momento.

Assim, a sakura foi associada à imagem dos samurais, guerreiros japoneses que estavam dispostos a dar sua vida quando necessário, cuja existência muitas vezes era tão breve quanto a flor da cerejeira.

Sakura x Amor

Antigamente, a sakura era considerada símbolo do amor. Quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de casa com as flores, mostravam que estavam em busca de um amor. Nas peças do teatro kabuki, o cenário do bairro das gueixas é frequentemente ilustrado pelas flores de cerejeiras para representar a alegria dessa região de entretenimento.

No entanto, a flor também tem uma simbologia negativa: um galho quebrado de cerejeira também pode significar a aproximação da morte. Acredita-se o que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.
Tóquio – As flores de cerejeira já estão desabrochando pelo Japão, em uma bela demonstração da chegada da primavera.

Floração Antecipada das Cerejeiras em 2018

De acordo com o portal de meteorologia Tenki.jp, diversas províncias como Tóquio, Osaka e Gifu atingiram o pico de floração até esta segunda-feira (26), com vários dias de antecedência em relação a um ano comum.

Em Osaka e Gifu, a espécie Prunus Yedoensis, conhecida como “somei yoshino”, atingiu o pico de floração pela primeira vez em um dia 26 de março, desde que as estatísticas passaram a ser registradas.

Em Tóquio, a espécie chegou ao pico no último sábado (24). A data representa uma das florações mais precoces na capital desde o início dos registros em 1953. Em Quioto, a fase de floração iniciou no último dia 22, com seis dias de antecedência em relação a um ano comum.

O portal informou que esta semana será de tempo bom na maior parte do país, com temperaturas elevadas e tempo agradável para apreciação das flores de cerejeira, costume conhecido como “ohanami” entre os japoneses.

CALENDÁRIO
Início da floração (25/03):
Yokohama, Shizuoka, Nagoia (Aichi), Wakayama, Kobe (Hyogo), Nara, Tokushima, Tottori, Kumamoto, Nagasaki, Kagoshima 

Início da floração (26/03):
Matsue (Shimane), Kochi, Fukuoka, Mie

Pico (26/03):
Tóquio, Gifu, Osaka, Miyazaki

Tóquio - As cerejeiras (sakura) começaram a florescer mais cedo que o normal em algumas províncias, segundo a Associação de Meteorologia do Japão, que faz o anúncio oficial do início da temporada em cada localidade do país.

A floração das cerejeiras já começou em Kochi, Nagasaki, Kumamoto, Miyazaki, Kagoshima e Tóquio.

Neste domingo (18), foi a vez de Shizuoka anunciar oficialmente a floração, após alguns botões aparecerem abertos no Parque Sumpu, na capital da província. As flores devem abrir em outras províncias nos próximos dias.

Em Tóquio, a floração ocorreu nove dias mais cedo que o normal e quatro dias antes em relação ao ano passado.

A Associação costuma anunciar o início da floração em uma determinada região com base na espécie someiyoshino, que é a mais comum no país. As pétalas são levemente rosadas e pouco resistentes às condições climáticas adversas, como vento e chuva.

A abertura das primeiras flores de uma cerejeira mostra que a temporada começou, mas pode levar de uma semana a 10 dias até que a árvore fique toda florida.

A época de floração das cerejeiras depende do clima, por isso as previsões podem mudar de uma região para outra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário