sábado, 3 de junho de 2017

Cultura Japonesa! Shishimai ~A Dança dos Leões~


Dança do leão ( chinês simplificado : 舞狮 ; chinês tradicional : 舞獅 ; pinyin : wǔshī ) é uma forma de dança tradicional na cultura chinesa e outros países asiáticos em que os artistas se caracterizam e imitam os movimentos de um leão . A dança do leão geralmente é realizada durante o Ano Novo Chinês e outros festivais tradicionais chineses, culturais e religiosos. Também pode ser realizado em ocasiões importantes, como eventos de abertura de negócios, celebrações especiais ou cerimônias de casamento, ou podem ser usados ​​para honrar convidados especiais pelas comunidades chinesas. NO entanto, o leão não é um animal nativo da China, portanto, existem indicios historicos de que a inspirção da dança tenha sido trazida de países do Oriente Médio ou África. Descrições detalhadas da dança do leão apareceram durante a dinastia Tang e já era reconhecida por escritores e poetas então como uma dança estrangeira, no entanto, a dança do leão pode ter sido registrada na China já no terceiro século dC.
Nos primeiros períodos, teve associação com o budismo: foi registrado em um texto do Norte de Wei , Descrição dos Templos Budistas em Luoyang (洛陽 伽藍 記), que um desfile para uma estátua de Buda de um O templo foi conduzido por um leão para expulsar espíritos malignos.

Existem duas formas principais da dança do leão chinês, do Leão do Norte e do Leão do Sul. Ambas as formas são comumente encontradas na China, mas em todo o mundo, especialmente no Sudeste Asiático, o Leão do Sul predomina, uma vez que foi espalhado pelas comunidades chinesas durante as colonizações. Versões da dança do leão também são encontradas no Japão , Coréia , Tibete e Vietnã . 

O Leão do Sul foi desenvolvimento posterior no sul da China, originário da província de Guangdong . Há uma série de mitos associados à origem do Leão do Sul: uma história diz que a dança se originou como uma celebração em uma aldeia onde um monstro mítico chamado Nian foi expulso com sucesso por um leão; outro diz que o imperador de Qianlong sonhou com um animal auspicioso enquanto visitava o sul da China e ordenou que a imagem do animal fosse recriada e usada durante os festivais. No entanto, é provável que o Leão do Sul de Cantão seja uma adaptação do Leão do Norte aos mitos e características locais, talvez durante a Dinastia Ming .

Tipos Regionais da Dança do Leão

Os dois principais tipos de dança do leão na China são os Leões do Norte e do Sul. No entanto, existem também várias formas locais de dança do leão em diferentes regiões da China, e alguns desses leões podem ter diferenças significativas na aparência, por exemplo, o Leão Verde (青獅, Qing Shi) popular entre o povo Hokkien e Taiwan. Outros grupos de minorias étnicas na China também podem ter suas próprias danças de leão, por exemplo, a dança do leão da minoria muçulmana no condado de Shenqiu em Henan . As danças do leão chinesas geralmente envolvem dois dançarinos, mas também podem ser realizadas por um. Os leões maiores manipulados por duas pessoas podem ser referidos como grandes leões (太 獅), E aqueles manipulados por uma pessoa pequenos leões (少 獅). As performances também podem ser amplamente divididas em estilos civis (文 獅) e marciais (武 獅). O estilo civil enfatiza o caráter e imita e o comportamento do leão, enquanto o estilo marcial é focado em acrobacias e movimentos energéticos. 

Existem formas relacionadas de danças com figuras de máscara que representam criaturas míticas, como o Qilin e o Pixiu . A dança de Qilin é mais comumente realizada pelos povos de Hakka que eram originalmente do norte da China, mas se estabeleceram em grande parte no sul da China e no sudeste da Ásia nos tempos modernos. 

Leão Chinês do Norte

O leão do norte chinês (Chinês simplificado: 北 狮 , chinês tradicional: 北 獅 ; pinyin: Běi shī ) A dança é muitas vezes realizada como um par de leões do sexo masculino e feminino no norte da China. Os leões do norte podem ter uma cabeça de madeira pintada de ouro, e cabelos amarelos e lustrosos com um arco vermelho na cabeça para indicar um leão macho, ou um arco verde (às vezes, cabelos verdes) para representar uma fêmea. No entanto, existem variações regionais do leão.

Os leões do Norte se parecem com Pekingese ou Fu Dogs , e seus movimentos são realistas durante uma performance. As acrobacias são muito comuns, com acrobacias como elevadores, ou equilibrando em uma plataforma em camadas ou em uma bola gigante. Os leões do Norte aparecem às vezes como uma família, com dois grandes leões "adultos" e um par de pequenos "leões jovens". Geralmente, há dois artistas em um leão adulto e um no leão jovem. Também pode haver um personagem "guerreiro" que detém um objeto esférico e leva os leões. 

A dança do Leão do Norte é geralmente mais brincalhão do que o Leão do Sul. Regiões com grupos bem conhecidos de dança do leão incluem Xushui na província de Hebei e Ninghai em Ningbo . Há uma série de variações da performance da dança do leão, por exemplo, a Heavenly Tower Lion Dance (chinês simplificado: 天 塔 狮 舞 ; chinês tradicional: 天 塔 獅 舞 ; pinyin: Tiān tǎ shī wǔ ) do condado de Xiangfen em Shanxi é um Desempenho em que uma série de leões suba uma estrutura de torre alta construída a partir de fezes de madeira e também há atos de alto fio que envolvem leões

Leão Chinês do Sul

O Leão chinês do Sul (chinês simplificado: 南狮 ; tradicional chinesa: 南獅 ; pinyin: Nán shī ) se originou em Guangdong . O Leão do Sul tem um chifre único e está associado à lenda de um monstro mítico chamado Nian . O leão consiste em uma cabeça que é tradicionalmente construída usando papel-mâché sobre um quadro de bambu coberto com gaze, depois pintado e decorado,e um corpo feito de tecido durável e em camadas aparadas de pêlo. Leões mais recentes, no entanto, podem ser feitos com materiais modernos, como o alumínio em vez do bambu e são mais leves.

Existem dois estilos principais de Guangdong ou Cantonese Lion: o Fut San ou Fo Shan (chinês: 佛山 ; pinyin: Fúshān , literalmente: "Buda Mountain"), e o Hok San ou He Shan (chinês simplificado : 鹤山 ; chinês tradicional: 鶴山 ; pinyin: hèshān , literalmente: "Crane Mountain"), ambos com o nome de seu local de origem. Outros estilos menores incluem o Fut-Hok (um híbrido de Fut San e Hok San criado em Cingapura por Kong Chow Wui Koon na década de 1960), e o Jow Ga (interpretado por praticantes do estilo kung fu da família Jow).

Fo Shan é o estilo que muitas escolas de kung fu adotam. Ele requer poder em movimentos e força na postura. O leão torna-se a representação da escola kung fu e apenas os estudantes mais avançados podem realizar. Tradicionalmente, o leão Fo Shan tem cerdas em vez de pelos e é mais pesado do que os modernos agora popularmente usados. Também tem uma cauda muito longa e olhos que giram para a esquerda e para a direita. Na parte traseira, há jantes douradas e uma área dourada onde o nome da troupe pode ser escrito. Todo o estilo tradicional Fo Shan tem dentes, língua e olhos giratórios. O lado de baixo da cauda é branco; Os desenhos da cauda também são mais quadrados e contêm um padrão de diamante descendo a parte de trás e muitas vezes tem sinos presos à cauda. Tem uma testa alta, lábios curvos e um chifre afiado na cabeça. Os leões tradicionais de Fo Shan são ornamentados, uma série de estilos regionais, porém, se desenvolveram em todo o mundo. Os estilos mais novos de leões de Fo Shan substituem todas as cerdas por peles e as caudas são mais curtas. Os olhos são fixados no lugar e a língua e os dentes não aparecem. A cauda é mais curvilínea no design, não tem um padrão de diamante e não tem sinos.

Dança do Leão Japonês

O Japão tem uma longa tradição da dança do leão e a dança é conhecida como shishi-mai ( 獅子舞 ) em japonês . Acredita-se que tenha sido importado da China durante a Dinastia Tang e se associou à celebração do Aniversário de Buda . A primeira dança do leão gravada no Japão foi nas cerimônias de inauguração de Todai-ji em Nara em 752. A mais antiga máscara de leão sobrevivente, feita de madeira paulownia com mandíbula inferior articulada, também é preservada em Tōdai-ji . A dança é comumente realizada durante o Ano Novo para trazer boa sorte e expulsar espíritos malignos, e os dançarinos do leão podem ser acompanhados por músicos de flauta e tambor. Também é realizado em outros festivais e celebrações. Em algumas dessas apresentações, os leões podem morder pessoas na cabeça para trazer boa sorte. 
A dança do leão foi completamente absorvida pela tradição japonesa. Existem muitas danças de leão diferentes no Japão e o estilo de dança e design do leão pode diferir por região - acredita-se que existem até 9 mil variações da dança no país. A dança do leão também é usado em festividades religiosas Xintoístas chamada de arte kagura . Kagura Shi pode ser encontrada em diferentes formas - por exemplo o Daikagura que é principalmente acrobático, o kagura yamabushi , um tipo de representação teatral feito por yamabushi ascetas,  e também no bangaku e outros. Várias formas de danças Shishi também são encontradas em teatro noh , kabuki (onde as danças do leão formam um grupo de peças denominadas shakkyōmono ), e os teatros de bunraku .

O leão japonês é composto por uma cabeça de madeira, lacada, chamada shishi-gashira (com cabeça leão), muitas vezes com um corpo característico de pano tinto com desenhos brancos. Pode ser manipulado por uma única pessoa, ou por duas ou mais pessoas, uma das quais manipula a cabeça. A variedade de um homem é mais frequentemente vista no leste do Japão. Tal como acontece com os leões chineses, a marca da cabeça e os desenhos no corpo serão diferentes de região para região, e mesmo de escola para escola. A máscara, no entanto, pode às vezes ter chifres que parecem ser um cervo ( shika ), e Shishi escrito com diferentes Kanjis podendo significar besta, cervo ou javali, por exemplo, como em shishi-odori (鹿 踊). Historicamente, a palavra shishi pode se referir a qualquer animal selvagem de quatro patas, e algumas dessas danças com animais diferentes podem, portanto, também ser referidas como shishi-mai . A dança também pode às vezes caracterizar tigres ( tora ) ou qilin ( kirin ).

Shiisaa - Dança do Leão de Okinawa

Em Okinawa , existe uma dança semelhante, embora o leão seja considerado um shisa lendário . As cabeças, os corpos e o comportamento do shisa na dança são bastante diferentes dos shishi no Japão continental . Em vez de dançar aos sons de flautas e tambores, a dança shisa de Okinawa é muitas vezes realizada para músicas folclóricas tocadas com o sanshin .

Surgido na China, os Leões de Okinawa, mais conhecidos como “Shisá” (シーサー) ( Okinawa : siisaa ou shisaa), podem ser vistos nos telhados das casas, nas portas, nas esquinas das ruas etc. Tradicionalmente, os shisás representam os leões que ajudam a afastar o mal, pois, protegem as casas de maus espíritos e de desastres naturais.

Diz a lenda que, há muito tempo atrás, numa pequena aldeia da ilha de Okinawa, vivia um rapaz chamado “Chiga”. Essa aldeia era aterrorizada por um furioso dragão que aparecia através do mar para atacá-los. Certo dia, após um desses ataques, o rei de Okinawa chegou à aldeia, se aproximou de Chiga e disse: "Eu vi o dragão e os problemas que ele está causando" e então, pegou uma pequena estátua que estava consigo e entregou-o para Chiga e pediu que o colocasse em frente à vila porque ele protegeria todos a partir de então. O rosto da estátua parecia um leão e Chiga o colocou na praia em frenta a sua aldeia.

No dia seguinte, os moradores viram e ouviram as enormes ondas na praia, sinal de que o dragão se aproximava. Todos então saíram de suas casas, com os olhos voltados para a praia, onde de encontrava a estátua do “Shisá”. O dragão saltou para fora do oceano e balançou a cabeça de um lado para o outro e então parou.

A pequena estátua do “Shisá” começou a tremer e pode-se ouvir um feroz rugido de um leão. A estátua se quebrou e então, um enorme leão saltou e atacou o dragão. Os dois desapareceram sob o oceano e os moradores acharam que o leão já estivesse morto, mas de repente, lá longe no mar, uma fonte de água se ergueu no ar e todos ficaram perplexos. Ouviram os rugidos do leão e então, tudo já estava calmo. Chiga olhou para o oceano à procura do leão, mas ele não estava mais lá, mas quando ele olhou para a areia, a estátua do “shisá” estava lá, sem nenhuma parte quebrada. Estava inteira.

A vila, desde esse episódio, nunca mais foi incomodada pelo dragão e a história da bravura do Leão logo foi se espalhando por entre as outras vilas ficando conhecido como grande protetor das Ilhas de Okinawa.

Hoje, podem ser vistos também dois pares de shisás: um tem a boca aberta e outro tem a boca fechada, representando o macho e a fêmea, na qual, um deles afasta os maus espíritos e outro atrai coisas positivas ou bons espíritos pra quem assim preferir.
Dessa forma, os leões de Okinawa se tornaram parte da cultura okinawana e passaram a ser não mais apenas objetos de proteção, pois, ganharam “vida” e atualmente são também atrações em festivais.

Aqui no Brasil, nos grandes festivais, sempre há apresentações desses leões também conhecidos como “Shishimai”. Faz toda a plateia ficar admirada com o desempenho deles e, com certeza, faz com que todos se perguntem como eles conseguem fazer aquilo, já que são pessoas que estão representando a figura desses leões.
Fontes: 
https://en.wikipedia.org/wiki/Lion_dance
http://tesouros-okinawa.blogspot.com.br/2011/01/shisa-os-leoes-de-okinawa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário