domingo, 18 de junho de 2017

109 anos da Imigração Japonesa - "Haru to Natsu ~as cartas que não chegaram~


Haru e Natsu (br: Haru e Natsu - As cartas que não chegaram; jap:ハルとナツ 届かなかった手紙) é uma minissérie nipo-brasileira produzida pela emissora de televisão japonesa NHK transmitida no Brasil pela Rede Bandeirantes entre 25 de fevereiro e 7 de março de 2008.

Foi produzida em 2005 em comemoração aos 80 anos da primeira transmissão da NHK; no entanto, só foi transmitida no Brasil em 2008, ano em que se comemorou o centenário da imigração japonesa no Brasil. Em 05 episodios comoventes, através deste dorama, podemos observar um pouco do sofrimento dos imigrantes e também dos familiares que ficaram para trás. 

Haru e Natsu reproduz o drama vivido por muitas famílias separadas pela imigração: Haru Takakura, a irmã mais velha, cumpre o destino de milhares de japoneses que vieram ao Brasil em busca de uma vida melhor. Trabalha em plantações de café e se habitua ao cotidiano das colônias. Mas apesar das privações no país distante de sua terra natal, se mantém rodeada pela família.

Enquanto isso no Japão, a solitária Natsu enfrenta as privações da guerra, presencia a reconstrução de seu país e vive a fase de crescimento econômico, se transformando em empresária de sucesso. Houve uma tentativa de contato. Por vários anos as irmãs escrevem cartas que nunca chegaram ao seu destino final, selando de vez a separação. Setenta anos depois, Haru finalmente consegue dinheiro para voltar ao Japão e tenta uma difícil reaproximação com sua irmã. O filme mostra também a exploração de alguns fazendeiros que faziam contratos com os emigrantes, "colonos", segurando-os em dívidas por fornecimento de alimentos nas famosas vendinhas existente nas fazendas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário