domingo, 12 de fevereiro de 2017

Dia da Fundação Nacional do Japão: Kenkoku Kinen no hi


O Japão celebra anualmente, no dia 11 de fevereiro, a fundação do país e a adesão do primeiro imperador japonês.

Feriado nacional, o dia promove a reflexão da cidadania japonesa, o patriotismo, a democracia e o desenvolvimento, além de homenagens a Família Imperial.De acordo com registros do antigo livro Nihonshoki (Crônicas do Japão), compilado no século VIII, o primeiro imperador do Japão, Jimmu, assumiu o império em um dia de Ano Novo, em 660 a.C, com base no calendário chinês, por isso diz-se que o Dia da Fundação Nacional do Japão se originou do Dia de Ano Novo.

Até janeiro de 1873, o dia da fundação do país não era considerado feriado oficial. Mas, a partir daquele ano, foi denominado Kigensetsu ou Empire Day (Dia da Independência), sendo abolido em função de uma nova lei em 1948. Somente em 1966 é que o dia recebeu o nome de Kenkoku Kinen no hi, também denominado Kenkoku kinen-bi, ou seja, Dia Nacional da Fundação.

Kamuyamato Iwarehiko, que após torna-se imperador, assumiu o nome de Jimmu Tenno. O livro também destaca que Jimmu era descendente direto da deusa xintoísta Amaterasu (Deusa do Sol), de acordo o Nihonshoki,

O livro relata ainda que Jinmu cresceu na província de Miyazaki, governou a região de Kyushu e posteriormente, quando atingiu os quarenta anos, dirigiu-se para o Porto Mimitsu, no centro do Japão. Apesar das dificuldades, chegou à Yamato, atualmente Nara, onde construiu o primeiro palácio imperial e subiu ao trono, tornando-se o primeiro imperador do Japão.

A Casa Imperial do Japão se baseia nos descendentes diretos de Jimmu, cuja existência não é confirmada por historiadores. Entretanto, a despeito dos relatos duvidosos e conflitantes sobre a existência de Jimmu, os japoneses sentem orgulho da Família Imperial, e tradicionalmente prestam homenagem aos “descendentes do Imperador Jinmu” na data em que é celebrado o dia da fundação do pais.

Trata-se de uma data aproximada que consta no Nihon Shoki (um dos primeiros registros escritos sobre a história do Japão) e que foi definida oficialmente em 1873, quando o calendário lunar foi substituído pelo calendário gregoriano no país.

Logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o feriado, que até então era chamado de Dia do Império, foi abolido por reforçar a nobreza japonesa.

A data voltou ao calendário oficial somente em 1966, como Dia da Fundação Nacional, dia de lembrar a importância da cidadania e da pátria japonesa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário