quinta-feira, 28 de julho de 2016

Prayer For Japan! Erupção do Vulcão Sakurajima e Terremoto em Ibaraki


O vulcão Sakurajima, em Kyushu, entrou em erupção nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (26), expelindo cinza vulcânica a 5,000 metros de altura, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Desde agosto de 2013, esta é a primeira erupção projetando tal altitude para o vulcão que está localizado a alguns quilômetros da central de Kagoshima, uma cidade com cerca de 600,000 habitantes e grande área portuária no sul do Japão.

Uma nova erupção no monte Sakurajima, situado no sudoeste do Japão, provocou nesta terça-feira (26) uma coluna de cinzas que alcançou os 5.000 metros de altura, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

A erupção aconteceu às 0h35 (horário local, 11h35 de segunda, 25, em Brasília) na montanha de 1.117 metros de altura situada em uma península de origem vulcânica em frente à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), onde chegaram a cair partículas de cinzas sem que se tenham registrado danos, afirmou a emissora local "Asahi TV".

Trata-se da primeira vez, desde agosto de 2013, que uma erupção deste vulcão - que só durante este ano registrou 47 explosões de diversas magnitudes - alcança esta altitude.

Apesar da atividade vulcânica no monte, a agência japonesa assegurou que "não se detectou nenhuma mudança grave na atividade do vulcão", mas pediu precaução perante a possível queda de pedras expelidas pela erupção, segundo a "Asahi TV".

O nível atual de alerta no Sakurajima é de 3 - em uma escala de 5 -, no qual se recomenda que não se deve aproximar do entorno do monte.

O vulcão fica a cerca de 50 km da usina nuclear de Sendai, reativada no ano passado após o blecaute nuclear no Japão motivado pelo acidente causado na central de Fukushima pelo terremoto e tsunami de março de 2011, onde não se registraram incidências.

Além da erupção do vulcão Sakurajima, conforme informações do JMA, nesta quarta-feira (27/07) às 23h42 ocorreu um terremoto de magnitude M5.3 e intensidade sísmica Shindo 5 fraco, com epicentro na província de Ibaraki, que foi sentido em outras províncias com menos intensidade.

O terremoto foi em terra, 50km de profundidade, não sendo emitido alerta de tsunami. Intensidades registradas: Fukushima 4, Tochigi 4, Gunma 3, Saitama 3, Chiba 3, Aomori 2, Iwate 2, Miyagi 2, Yamagata 2, Tóquio 2, Kanagawa 2, Nigata 2, Yamanashi 2, Nagano 2, Shizuoka 2, Akita 1 e Gifu 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário