quarta-feira, 18 de maio de 2016

Novos Terremotos Atingem o Japão


Um terremoto de forte intensidade foi sentido na região Kanto às 21h23 da segunda-feira (16). Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o abalo sísmico atingiu magnitude de 5,6 graus e não houve risco de tsunami. O tremor foi sentido em várias províncias, com intensidade máxima de 5- graus (5 fraco) na escala japonesa no norte de Ibaraki. Por enquanto, não houve informações sobre vítimas ou danos. A Tokyo Electric Power (Tepco) informou que não há sinais de anormalidade na usina nuclear de Tokai, em Ibaraki.

O epicentro foi registrado no sul de Ibaraki, a uma profundidade de 40 quilômetros. A Agência informou que existe a possibilidade de ocorrerem réplicas (tremores secundários) na região. A magnitude (5,6) equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já o grau da escala japonesa (5-) considera o abalo sentido na superfície da terra.
A
 Agência Meteorológica informou que a região pode enfrentar novos tremores de intensidade 4 nos próximos dias. O alerta da Agência ocorreu em uma coletiva de imprensa com o chefe do Departamento de Monitoramento de Terremotos e Tsunami, Gen Aoki. O especialista explicou à mídia japonesa que o terremoto da noite de segunda ocorreu no limite entre a placa oceânica das Filipinas e uma placa territorial. De acordo com Aoki, o abalo ocorreu pela movimentação de placas que estão em atividade constante. No mesmo local, diversos tremores de 5 e 6 graus de intensidade foram registrados no passado. “Nós próximos três dias, é muito provável que réplicas de até 4 graus de intensidade ocorram na mesma região. Gostaríamos de pedir atenção à população para possíveis quedas de pedras e deslizamentos de terra nas áreas mais afetadas”, alertou Aoki.

Na manhã dA terça-feira (17), tremores consecutivos de 3 graus de intensidade foram registrados nas províncias de Ibaraki e Tochigi, informou a agência Kyodo News. O primeiro tremor foi sentido às 6h55 e registrou intensidade 3 na cidade de Shimotsuke (Tochigi). O epicentro foi de 40 quilômetros ao sul de Ibaraki, com magnitude 4,0, de acordo com as informações da Agência Meteorológica. Dois minutos mais tarde (6h57), outro tremor de intensidade 3 foi sentido em Ibaraki e Tochigi. O segundo abalo teve 50 quilômetros de profundidade ao sul de Ibaraki e registrou 4,3 graus de magnitude.

Não houve registros de mortes ou grandes danos, mas um menino de 8 anos fraturou o braço depois de cair de uma beliche ao levantar depressa durante o tremor, que também provocou alguns contratempos, como a parada temporária de trens, incluindo um shinkansen da linha Tokaido.

Desde o mês de abril o Japão está em alerta. Após fortes tremores que moveram a terra por uma extensão de mais de 100km em Kumamoto, os indicios de que o "Grande Terremoto" deve estar proximo. Vamos orar por todos que vivem nesta região tã castigada pelos efeitos da natureza! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário