quinta-feira, 26 de maio de 2016

Evento! Exposição O Espirito do Budô (SP)


A Fundação Japão promove, de 26 de maio a 21 de junho, a exposição O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão, na Cinemateca Brasileira.

Inédita em São Paulo, a mostra percorre o mundo desde 2007 revelando o espírito das artes marciais japonesas e sua inserção no cotidiano do povo japonês e também ao redor do mundo. No Brasil, esteve pela primeira vez em 2008, quando foi apresentada apenas no Rio de Janeiro. Desta vez, chegando da Estônia, a exposição passará por São Paulo, Curitiba e Recife, seguindo então para o Paraguai.

A exposição está dividida em duas partes: a primeira é composta de armas históricas, como arcos e flechas, armaduras e elmos, destacando o desenvolvimento e as mudanças nas artes marciais do Japão do século VIII ao XIX.

A segunda parte enfatiza a reorganização do bujutsu para budô, ou seja, as transformações das artes marciais japonesas nos séculos XIX e XX, que transformaram técnicas de combates utilizadas em guerras, passando pelo conceito de defesa pessoal, até chegar à filosofia atual, de promover a atividade física com o intuito de desenvolver o corpo e a mente.

Também compõem a mostra algumas das principais modalidades do budô, suas vestimentas e equipamentos, como espadas de bambu, protetores, arcos e flechas, etc, utilizados por praticantes e estudantes nos dias atuais.

A entrada é gratuita, de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h, e de quinta a domingo, das 9h às 20h.

As artes marciais no cinema

No mesmo período, a Cinemateca Brasileira promoverá uma mostra de cinema japonês com foco em artes marciais.

A programação incluirá títulos dos consagrados diretores Kenji Mizoguchi, Yoji Yamada, Masayuki Suo e Takashi Koizumi. Farão parte da mostra nove cópias em película, que serão exibidas gratuitamente por duas semanas.

Fazem parte da mostra os filmes O intendente Sansho (1954, Kenji Mizoguchi), A nova saga do clã Taira (1955, Kenji Mizoguchi), Contos da lua vaga depois da chuva (1953, Kenji Mizoguchi), O portal do inferno (1953, Teinosuke Kinugasa),Crepúsculo Seibei (2002, Yoji Yamada), A espada oculta (2004, Yoji Yamada), Honra de samurai (2006, Yoji Yamada),Sumô, suor e peleja (1992, Masayuki Suo) e Depois da chuva (2000, Takashi Koizumi). A programação completa pode ser acompanhada no site da Cinemateca Brasileira: http://www.cinemateca.gov.br/

O Espírito do Budô

O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão foi planejada e produzida a partir do interesse pela cultura das artes marciais do Japão ao redor do mundo.

As peças apresentadas nesta mostra oferecem uma nova visão não somente da história das artes marciais no Japão, mas também sobre o senso estético, criatividade, história social e o modo como pensa o povo japonês.

Será possível conhecer algumas das armas desenvolvidas para as guerras montadas, como arcos, espadas e armaduras, e a transformação que estas peças sofreram ao longo do tempo, o desenvolvimento de novas armas e técnicas de combate.

Ao final, será possível entender que aquilo que um dia havia sido desenvolvido para “tirar a vida” (bujutsu), hoje está transformado em budô, para “promover a vida”. O budô é, hoje, difundido mundialmente, com competições internacionais e até mesmo inserção nos Jogos Olímpicos, com o judô.

Exposição

O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão

SÃO PAULO

Período: 26 de maio a 21 de junho de 2016

Horário de funcionamento:
Segunda a Quarta – das 9h às 18h
Quinta a Domingo – das 9h às 20h

Local: Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso 207
Vila Clementino, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3512-6111
E-mail: contato@cinemateca.org.br

Realização: Fundação Japão / Cinemateca Brasileira

Apoio: Consulado Geral do Japão em São Paulo

Mostra de filmes: 26 de maio a 5 de junho
Programação: clique aqui!
ENTRADA GRATUITA

CURITIBA

Período: 1 a 24 de julho de 2016
Local: Museu Paranaense

RECIFE

Período: 10 a 31 de agosto de 2016
Local: Torre Malakoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário