sábado, 28 de maio de 2016

AUMENTA A TENSÃO ENTRE PLACAS NO MAR ENTRE SHIZUOKA E KOCHI

AUMENTA A TENSÃO ENTRE PLACAS NO MAR ENTRE SHIZUOKA E KOCHI
Pela primeira vez, um estudo da Guarda Costeira do Japão divulgou o deslocamento entre as placas ao fundo do mar que podem provocar o Terremoto de Nankai. O relatório, divulgado no dia 24, revelou que a tensão entre as placas tornou-se mais forte entre as regiões Tokai e Shikoku.

Os terremotos ocorrem quando há um movimento entre as placas para liberar a tensão causada pela pressão do deslocamento. Os geólogos esperam que o estudo realizado pela Guarda Costeira, utilizando GPS, possa contribuir para prever o futuro terremoto e a altura do tsunami.

A Guarda Costeira instalou sensores em 15 pontos do mar entre Shizuoka e Kochi. Através de embarcações colocadas sobre esses pontos, foi possível coletar os dados dos movimentos das placas. O estudo é inédito no mundo.

Baseado em 10 anos de coleta de dados, entre 2006 e 2015, constatou-se um “intenso acúmulo de deslocamento” de cerca de 5 a 6 centímetros por ano, em alguns pontos sob o mar. Esse acúmulo de tensão aumenta perto do epicentro que deu origem ao Terremoto de Nankai de M8.0 em 1946.

O Japão prevê que as chances de um terremoto gigante com magnitude entre 8 e 9 nessa região é de 60% a 70% nos próximos 30 anos. O quadro mais grave estima que o número de mortos pode chegar a 330 mil pessoas.

Gráfico mostra locais com acúmulo de fricção (Jornal Mainichi)


Fonte: http://silviakikuchi.jp/aumenta-tensao-entre-placas-no-mar-entre-shizuoka-e-kochi

Nenhum comentário:

Postar um comentário