quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Curiosidades! Setsubun e o Ano Novo Chinês



O Setsubun é comemorado no Japão no dia 3 ou 4 de fevereiro. A celebração surgiu a partir do calendário lunar(calendário chinês) e acontece um dia antes do início da primavera. A data se manteve e os costumes do Setsubun ainda são realizados no inverno nos dias de hoje. Nesse dia, os japoneses realizam rituais com a finalidade de afugentar os maus espíritos e prevenir futuros males no novo ano. Por exemplo, existe o ritual de jogar grãos de soja para fora da casa expelindo a má sorte e demônios enquanto se diz “fuku wa uchi, oni wa soto” (“sorte entre, e demônios saiam!”) Este ritual especial é chamado mamemaki (豆撒き). Também acredita-se que as pessoas poderão se manter saudáveis caso comam, nesse dia, o número de grãos de soja equivalente à sua idade.

O nome significa literalmente "divisão das estações", mas o termo normalmente se refere ao Setsubun da primavera, apropriadamente chamado de Risshun (o início da primavera) e faz parte do Festival da Primavera (春祭, haru matsuri). Setsubun da primavera foi e talvez ainda seja considerado por alguns o Ano Novo Lunar no calendário, ou seja, uma espécie de véspera de Ano Novo. Essa data era acompanhada por um extenso ritual especial de purificação do mal do ano anterior e o afastamento de demônios que possam trazer doenças no ano seguinte. Setsubun é originado do tsuina (追儺), um costume introduzido pelos chineses ao Japão no oitavo século.

O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.

As diferenças entre os dois calendários fazem com que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.

O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e Buda, em agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

O ano de 2016 será regido pelo macaco conforme o calendário chinês. 

Um comentário:

  1. Muito boas as informações a respeito do Setsunbun, que me pareceu com uma versão japonesa do ano novo chinês. Confere?

    Gostaria de sugerir a leitura do link abaixo com muitas informações a respeito do ano novo chinês:

    http://www.suntzulives.com/2015/12/ano-novo-chines-e-o-aniversario-de-todos-os-cachorros.html

    Abraços!

    ResponderExcluir