segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Especial! Especial Hanami (Floração do Sakura no Japão) 2016


A previsão é que o florescimento ocorra mais cedo do que a média dos anos anteriores na região de Tohoku; nas regiões de Hokkaido, Kanto, Hokuriku, Tokai e Kinki o florescimento ocorrerá na mesma época dos anos anteriores e em Kyushu e Shikoku o florescimento será mais tardio.

Segundo a Associação, a previsão é que as cerejeiras desabrochem por volta do dia 25/03 nas cidades de Fukuoka e Kumamoto, dia 26/03 em Tóquio e Nagoya, dia 29/03 em Osaka, dia 07/04 em Niigata, dia 09/04 em Sendai e dia 02/05 em Sapporo.

As temperaturas das próximas semana poderão ter um grande efeito no processo da estação, por exemplo, elas podem acelerar ou atrasar o florescimento consideravelmente.

Hanami (花見lit. "contemplar as flores") é costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores, sendo que "flor" neste caso quase sempre significa sakura ou umê. Do fim de março ao começo de maio, o sakura floresce por todo o Japão, e por volta de primeiro de fevereiro na ilha de Okinawa. A previsão de florescimento (桜前線, sakurazensen, lit. frente de florescimento do sakura) é anunciada todo ano pela Agência Meteorológica do Japão e é observada cuidadosamente por aqueles que planejam fazer o hanami, visto que ela floresce por apenas uma ou duas semanas. No Japão moderno, o hanami consiste basicamente em realizar festas ao ar livre embaixo do sakura durante o dia ou a noite. O hanami à noite é chamado de (夜桜, yozakura, lit. sakura noturno). Em muitos lugares, como o Parque Ueno, lanternas de papel temporárias são presas para realizar o yozakura. Na ilha de Okinawa, lanternas elétricas decorativas são presas nas árvores para o divertimento noturno, tais como nas árvores do Monte Yae, perto da cidade de Motobu, ou no Castelo Nakajin.
Uma forma mais antiga do hanami também existe no Japão, que é a contemplação do florescimento da ameixeira (梅 ume). Este tipo de hanami é popular entre as pessoas mais velhas, pois elas são mais calmas do que as festas do sakura, que normalmente envolvem pessoas mais jovens e podem às vezes ser lotadas e barulhentas.

Hoje, o povo japonês continua a tradição do hanami, reunindo-se um grande número aonde quer que as árvores florescendo estejam. Milhares de pessoas enchem os parques para organizar banquetes sob as árvores florescendo, e às vezes essas festas continuam até tarde da noite. Em mais da metade do Japão, o período de florescimento da cerejeira coincide com o começo do ano letivo e do ano fiscal, e portanto festas de boas-vindas muitas vezes ocorrem com o hanami. O povo japonês continua a tradição do hanami ao tomar parte nos passeios processionais no parque. Esta é uma forma refúgio para contemplar e renovar seus espíritos.

Confira a Localização Florescimento e a data da Melhor visualização do Hanami:
Tóquio 26 de março 2 a 10 de abril
Quioto 29 de março 4 a 12 de abril
Kagoshima 31 de março 7 a 15 de abril
Kumamoto 25 de março 1 a 9 de abril
Fukuoka 25 de março 2 a 10 de abril
Hiroshima 29 de março 4 a 12 de abril
Matsuyama 28 de março 5 a 13 de abril
Takamatsu 30 de março 6 a 14 de abril
Osaka 29 de março 4 a 12 de abril
Nara 28 de março 3 a 11 de abril
Nagoia 26 de março 2 a 10 de abril
Yokohama 28 de março 4 a 12 de abril
Kanazawa 4 de abril 8 a 16 de abril
Nagano 8 de abril 12 a 20 de abril
Fukushima 7 de abril 10 a 18 de abril
Sendai 9 abril 14 a 22 de abril
Aomori 22 abril 26 de abril a 4 de maio
Hakodate 29 de abril 2 a 9 de maio
Sapporo 2 de maio 4 a 11 de maio

Confiram duas canções que fazem referencia ao florescer do Sakura. A primeira canção é um dos maiores sucessos da cantora Sakamoto Fuyumi, a canção "Yozakura Oshichi" lançado em 1994 e a segunda canção, "Sakura Zensen", grande sucesso da cantora Koyanagi Rumiko, lançado em 1976, interpretado pela cantora Mizumori Kaori. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário