quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Especial Dia Mundial do Gato!



Olá amigos do Enka Mania! Hoje descobri que existe o dia mundial do Gato! É isso mesmo... rsrsrs E para comemorar esta data, vamos falar um pouquinho de um dos gatos mais famosos da cultura oriental, o Maneki Neko. O maneki Neko possui um dia especial também que é comemorado no dia 19 de setembro. Mas vale ressaltar que ele é o mais famosos dos gatos no oriente. 

Maneki Neko (招き猫, literalmente conhecido como gato que convida), também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado em lojas, restaurantes, salas de Pachinko e de outros negócios, quase sempre à entrada. Algumas das figuras são eléctricas, funcionam a pilhas ou são alimentados por energia solar, e efetuam um pequeno movimento de pata, a acenar. No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes. Os Maneki Neko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, os Maneki Neko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

Para os ocidentais pode parecer que o Maneki Neko está a acenar e não a sinalizar para chamar a atenção. Isto se deve à diferença entre gestos e linguagem corporal reconhecida pelos ocidentais e pelos japoneses, sendo que os japoneses utilizam o gesto de mão levantada com a palma para fora, dobrando os dedos para cima e para baixo para chamar a atenção de alguém; daí o aspecto do gato. Alguns Maneki Neko feitos especificamente para os mercados ocidentais têm a pata com a palma voltada para dentro, num gesto de "chamamento" mais familiar para os ocidentais.

É crença comum de que quanto mais erguida estiver a pata, maior será a sorte que vai proporcionar. Consequentemente, ao longo dos anos, a pata dos Maneki Neko teve tendência a surgir cada vez mais levantada. Há quem utilize a altura da pata como método para medir a idade da figura. Outra crença comum é que quanto mais alta estiver erguida a pata, maior será a distância que a boa sorte percorrerá.

Significado das Cores do Maneki Neko

Embora o Maneki Neko branco seja o mais popular, existe algumas variações de cores e cada um tem um significado especial:

• Maneki Neko Branco: Traz sorte e felicidade
• Maneki Neko Preto: Afasta os maus espíritos e protege de doenças
• Maneki Neko Dourado: Traz Riqueza e Prosperidade
• Maneki Neko Prateado: Traz saúde e longevidade
• Maneki Neko Rosa: Sucesso no amor e nos negócios
• Maneki Neko Verde: Traz sucesso acadêmico e profissional
• Maneki Neko Amarelo: Traz boas amizades e relacionamentos
• Maneki Neko Vermelho: Protege contra os espíritos malignos e doenças
• Maneki Neko Azul: Ajuda a realizar os sonhos
Significado das Patas do Maneki Neko

A forma como a pata está levantada também tem significados específicos. Quanto mais a pata estiver levantada, melhor será.

• Pata direita levantada: Traz sorte e fortuna
• Pata esquerda levantada: Traz mais clientes ou visitantes
• Com as duas patas levantadas: Traz sorte em dobro
• Com sino de ouro: Traz sorte, proteção e prosperidade
• Com lenço vermelho: Chama a atenção e traz boas energias
• Com moeda de ouro: Ajuda a manter a riqueza material

Algumas pessoas sugerem que o Maneki Neko com a pata direita levantada é mais utilizada para residências, lojas e empresas, enquanto que o Maneki Neko com a pata esquerda levantada, é mais utilizado por estabelecimentos noturnos como bares, casas de gueixas, casas de shows e restaurantes.
História do Maneki Neko

Para descobrir a origem do Maneki Neko, é necessário analisarmos alguns comportamentos felinos. O gato é um animal tão sensitivo, que pressente a chegada de uma pessoa ou então quando uma chuva se aproxima. Essas mudanças em sua rotina, o deixam inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar sua face, pois esse tipo de comportamento tranquiliza-o. Daí surgiu a história de que se “o gato esfrega a face, é sinal de chuva ou de visita”.

A coleira vermelha com um sino tem origem nos costumes do período Edo (1603 – 1867), quando o gato era um animal de estimação dos aristocratas. As damas da corte agradavam seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de chirimen (um tecido de luxo da época) com um pequeno sino.

Alguns Manekineko seguram um koban (uma moeda de ouro de formato ovalado do Período Edo). Porém, o koban verdadeiro vale apenas um ryo, e o koban do Manekineko representa dez milhões de ryo. Ou seja, trata-se de uma moeda fictícia para simbolizar a fortuna, a riqueza e a prosperidade.

Em homenagem aos gatos, vamos conferir uma canção lançada pelo cantor Hosokawa Takashi em meados da década de 90 que se chama "Maneki Neko Ondo". A versão completa faz mensão à todas as cores do Maneki Neko. Na versão do video, ele fala apenas de 03 cores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário