sexta-feira, 10 de abril de 2015

Evento! 30º Akimatsuri em Mogi das Cruzes


O Akimatsuri é uma das festas mais tradicionais da colônia japonesa realizada dentro do Estado de São Paulo, com uma média de público de 80 mil pessoas. É realizada desde 1986, em Mogi das Cruzes, (apenas 50 minutos da Capital) pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, sempre no mês de abril, por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar a associação no resgate e divulgação da cultura japonesa.

Cerca de cem homens trabalham na montagem dos stands e do pavilhão de exposições no Centro Esportivo do Bunkyo, em Mogi das Cruzes. Os agricultores da região já se preparam para a tradicional festa da colônia japonesa, chamada Akimatsuri. A 30ª edição do evento começa no sábado (11), a partir das 10h.

Além da comemoração dos 30 anos da festa, o Akimatsuri de 2015 faz parte das comemorações dos 120 anos do tratado de amizade Brasil e Japão. O tema desta edição da festa é Mirai, que significa futuro, em japonês. A decoração está sendo finalizada. Desenhos japoneses estão sendo criados para que o público entre no clima da festa.

O agicultor de Biritiba Mirim Estevão Wirthmann é um dos poucos que não desistiu do cultivo do agrião, mesmo com os gastos mais altos. Ele não deixa de oferecer o melhor à hortaliça para participar da festa do Akimatsuri. "Hoje o custo do agrião é muito alto. Gasta muito adubo. O dólar está subindo e a matéria-prima que a gente usa está mais cara. Os bons clientes que fazem a gente continuar", diz.

Há três anos, o agricultor que só plantava agrião decidiu diversificar o plantio em suas terras e já cultiva alface na metade dos cinco hectares. "A gente procura caprichar um pouquinho mais, dar uma limpada a mais", ressalta o agricultor sobre as hortaliças que vão para o Akimatsuri.

Premiado em outras edições do evento, Estevão fala da importância de ter o primeiro lugar na festa. "Você mandando um produto seu para uma exposição, é como se fosse um marketing. Você tem uma visualização na região. Fora que você ainda pode mandar o prêmio para o cliente, mostrando que você foi premiado com a melhor verdura da região. E isso tudo é favorável para a gente", acentua o agricultor.

Na 30ª edição da festa, 44 estades serão montados, sendo 27 de serviços e outros 17 de veículos agrícolas, além da praça de alimentação com cozinha oriental. "Além do tradicional yakissoba, nós vamos trazer também o food truck que vai disponibilizar o hamburguer do gado wagyu, que é uma novidade aqui", explica Roger Kayasima, da comissão organizadora.

"Na verdade, a festa começa a se formar seis meses antes. Em setembro, a gente se reúne, define o tema e partir de então semanalmente a gente se reúne para traçar estratégias e expor o que a gente vai vender, ou do que a gente vai disponibilizar para o público", ressalta Kayasima sobre a organização do Akimatsuri.

Depois de brilhar no Carnaval de São Paulo, na escola Águia de Ouro, o carro alegórico que veio especialmente do Japão para homenagear os 120 anos de “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil” estará na 30ª edição da Festa do Akimatsuri. Esta é a primeira vez que o carro alegórico estará à disposição do público, que poderá tirar fotos e conferir de perto a beleza e realeza do veículo, que tem 15 metros de altura e é destaque do tradicional Tachi Nebuta, festival da cidade de Goshogawara, em Aomori, Japão. No dia 12/04, às 19 horas, a Escola de Samba Águia de Ouro agita o Akimatsuri, com show de sua bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, entre outros integrantes.

30ª Festa de Outono “Akimatsuri”
Quando: 11, 12, 18 e 19 de abril de 2015
Onde: Av. Japão, 5919, Bairro Porteira Preta. Mogi das Cruzes–SP
Informações: www.akimatsuri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário