domingo, 5 de abril de 2015

Curiosidade! Kanamara Matsuri, o Festival do Falo de Aço no Japão


Após o Hounen Matsuri que ocorreu em março, vamos falar do Kanamara Matsuri ou Festival do Falo de Aço em Português. Este é um festival xintoísta em homenagem a fertilidade que é celebrado a cada ano na primavera boreal em Kawasaki (Japão). As datas exatas variam, ainda que a celebração principal sempre acontece no primeiro domingo do mês de abril. O tema principal do evento é a veneração ao órgão sexual masculino, que se encontra onipresente durante todo o festival em forma de ilustrações, doces, decorações, vegetais esculpidos e inclusive em um mikoshi.

As celebrações da festa, também conhecida como Festival da Fertilidade, acontecem ao redor de um templo local, em veneração ao pênis, que no passado era popular entre prostitutas que rezavam para pedir proteção ante doenças transmissíveis sexualmente. O templo também simboliza a proteção divina para a prosperidade dos negócios e do clã, partos, casamentos e na harmonia dos casais enamorados.

Existe uma lenda sobre um demônio com dentes afiados que se escondia no interior da vagina de uma mulher jovem. Durante as noites de casamento com a jovem, o demônio castrou dois homens, motivo pelo qual um ferreiro decidiu destruir o demônio e desenhou um falo de aço para romper os dentes dele. Esta é uma das lendas que deu origem ao Kanamara Matsuri.

Apesar da "estranheza" deste evento aos olhos ocidentais, entre os japoneses é percebida como uma coisa natural e isenta de qualquer vulgaridade. Inclusive, hoje em dia, destinam os fundos arrecadados no festival para a pesquisa contra a AIDS. Muitos turistas do mundo todo visitam o festival com grande curiosidade.



Fonte: http://www.mdig.com.br/?itemid=24128


Nenhum comentário:

Postar um comentário