quarta-feira, 29 de abril de 2015

Especial! Golden Week




Golden Week


A Golden Week (Semana Dourada) é a junção de quatro feriados nacionais no final de Abril / início de Maio, que ocorre no Japão. Combinada com alguns fins de semana, torna-se uma das datas preferidas das pessoas, o que causa uma grande aglomeração nas cidades. Nessa altura, os comboios/trens, aeroportos e hotéis têm que tomar certas precauções para a acomodação das pessoas.

Durante a Golden Week, recomenda-se aos turistas que não visitem o Japão, porque a data atrai tantas pessoas que só fica atrás do "Ano Novo" e no verão da "Semana de Obon".

Feriados que compõem a Golden Week

• 29 de abril: Showa no Hi (Dia do Showa)• 03 de maio: Kenpou-Kinenbi (Dia da Constituição)• 04 de maio: Midori no Hi (Dia Verde)• 05 de Maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças)

Showa no Hi – Aniversário do ex-imperador Hirohito
O Showa no Hi ( 昭和の日) é o primeiro de 4 feriados nacionais no espaço de 7 dias que compõem o Golden Week (Semana Dourada), realizado no dia 29 de abril para comemorar o aniversário do ex-imperador da Era Showa, Hirohito. Esse imperador governou o país de 1926 a 1989, ou seja antes e após a Segunda Guerra Mundial e um dos objetivos dessa data é incentivar a reflexão pública sobre os turbulentos 63 anos do reinado de Hirohito.

Hirohito foi o 124° imperador da ordem sucessiva e foi também o imperador que teve o maior tempo de governo. Nasceu em 29 de abril de 1901 e faleceu em 7 de janeiro de 1989. Seu reinado foi marcado pelo fim da Democracia Taishō, a ascensão do fascismo, a Segunda Guerra Mundial e a ocupação do pós-guerra.
Após sua morte, foi enterrado no mausoléu imperial em Hachio-ji, ao lado de Imperador Taisho, seu pai. Sua morte finalizou a era Showa e deu início a uma nova era conhecida como Heisei.


Reinado do Imperador da Era Showa
Durante seu reinado o Japão era uma grande potencia econômica e militar e um dos cinco países permanentes da Liga das Nações. Mas foi enquanto Hirohito estava no poder que o Japão enfrentou muitas dificuldades devido a Segunda Guerra Mundial. Ao se aliar a Alemanha, o Japão fica bastante fragilizado com as batalhas e acaba sendo rendido, o que fez com que o país passasse por muitas dificuldades: 70% do território destruído, milhares de mortes, fome e miséria por toda parte.

Por imposição dos aliados, Hirohito perde seu poder em 1950, instituindo-se uma monarquia constitucional. Eles acreditavam que o imperador estava negando seu poder divino e isso não era digno de alguém que exercia o cargo de imperador. Com isso, Hirohito abandona os rituais da corte, deixa de usar o quimono, permite a publicação de fotos da família real e assume em público sofrer de câncer.

Ele não foi levado a julgamento, mas teve que abandonar a reivindicação de ascendência divina, depois de ter aceitado a derrota do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter perdido o poder, Hirohito permaneceu ativo na vida pública e viajou para o exterior para se reunir com líderes mundiais importantes, como a Rainha Elizabeth II e Presidente Gerald Ford.

Hirohito e sua família imperial

A Era Showa é considerada uma das mais importantes da História do Japão e ficou conhecida também como a “Era da Paz Iluminada”. O feriado em si nem é tanto por amor ao ex-governante, mas para repensarmos a história e relembrar os tempos turbulentos e a capacidade de superação dos japoneses.

Kenpo Kinenbi (憲法記念日) 

Kenpo Kinenbi é o segundo de 4 feriados nacionais que compõem o Golden Week (Semana Dourada), comemorado no dia 3 de Maio. Este dia comemora a atual constituição, no Japão, que entrou em vigor em 3 de maio de 1947, durante o pós guerra, substituindo o antigo estatuto da Era Meiji de 1889.
  
É considerado um dia importante para os cidadãos japoneses para refletir sobre o significado das leis japonesas, da democracia e do governo japonês. O Kokkai Gijido prédio do Parlamento Nacional Japonês, é aberto ao público para visitação nesse dia. É neste local que são tomadas as principais decisões e onde se concentra os três poderes que regem o país: Legislativo, executivo e judiciário.

O Dia da Constituição serve também para lembramos dos acontecimentos e mudanças que começaram em 2 de setembro de 1945, após a Assinatura do Acordo de Rendição, pelo ex imperador Hirohito. Esse acordo deixou o país sob o controle das Forças Aliadas, até que em 1952, o Tratado de Paz final foi assinado.

Antes da assinatura do Acordo de rendição no final da Segunda Guerra Mundial, era o Imperador do Japão (na época, o imperador Hirohito), que detinha o controle supremo sobre o país e sobre o governo. E era na casa da família Imperial, ou seja, no Palácio Imperial, que todas as grandes decisões nacionais e internacionais eram realizadas, incluindo a decisão inicial de levar o país à guerra.

Principais Mudanças na Nova Constituição
A principal alteração está no Artigo 9, onde a lei proíbe a participação do Japão em qualquer tipo de atividade bélica, salvo em casos de autodefesa. Com isso, o Japão adotou uma política pacífica e ganhou admiração do mundo, contrastando com a visão de muitos, de ser uma nação agressiva, fria e belicista.

Talvez por ter subestimado o inimigo e testemunhado a destruição em massa e centenas de milhares de mortes resultantes das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, o Japão aprendeu na dor e no sofrimento, que Guerra nenhuma vale a pena e que ela pode causar perdas e feridas difíceis de cicatrizar.

O significado do Artigo 9, está muito além de palavras escritas em um documento oficial. Significa renunciar à guerra e trazer de volta ao povo japonês, o poder de decidir sobre o que é melhor para a nação. Com essa nova guinada, que acabou mudando os rumos do governo, definiu-se o início de uma nova era no Japão.

Não é a toa que o Artigo 9 é a maior razão de terem feito do Kenpou Kinenbi, um feriado nacional em todo o país, o qual os cidadãos japoneses podem se orgulhar da sua Nova Constituição, promover o patriotismo e compartilhar sua história de superação e esperança de dias melhores e de paz.
Outras alterações outorgadas na Nova Constituição:
– O imperador não exercerá mais nenhum poder governamental e sua posição será puramente simbólica. Isso significa que a partir da Nova Constituição, o poder soberano pertence ao povo.
– Divisão do Poder governamental: Poder judiciário, legislativo e executivo.
– É proibido liderar uma guerra ou treinar um exército

Midori no Hi (みどりの日)

Midori no Hi é o terceiro de 4 feriados nacionais no espaço de 7 dias que compõem o Golden Week (Semana Dourada), comemorado no dia 4 de Maio. É o dia de respeitar a natureza e passar o tempo ao ar livre. Nesse dia, é comum as pessoas passearem com a família em Parques e Jardins públicos para relaxar, apreciar a Natureza ou participarem de eventos destinados à esse dia.

Dentre as muitas atividades, estão as que envolvem o plantio de árvores e palestras informativas sobre as questões ambientais. Todos os anos nesta data, milhares de voluntários se mobilizam para plantar árvores, limpar parques naturais ou participar de campanhas públicas sobre a proteção ambiental. Também é destinado em aumentar a consciência e amor do povo do Japão pela Natureza.

História do Midori no Hi

Esse dia surgiu devido ao ex-imperador Hirohito da Era Showa, que era um grande admirador das belezas naturais. Ele publicou muitos trabalhos acadêmicos de investigação científica no campo da Biologia Marinha, onde incluiu a classificação de animais marinhos e plantas no Instituto Biológico no Palácio Imperial e a coleta de plantas em Nasu e Hayama.

Antigamente, entre 1989 e 2006 era comemorado no dia 29 de abril, juntamente com o Aniversário do ex imperador, durante o Showa no Hi, mas desde de 2007, essa data transferiu-se para o dia 4 de maio, pois era um dos dias do Golden Week que não havia feriado nenhum.

Xintoísmo e a Natureza
O amor japonês pela Natureza e a grande sensibilidade com o assunto, se deve em parte, aos princípios nobres do Xintoísmo. O idealismo do Xintoísmo é regida pela harmonia com a natureza e é a força motriz por trás dos belos arranjos de flores tradicionais japonesas, como o Ikebana, além da arquitetura e design de jardins.

No Xintoísmo, as Forças Naturais, como montanhas, árvores, rios, iluminação, pedras e as ondas são consideradas Kami (deuses) e portanto, devem ser reverenciadas. O Monte Fuji, a montanha mais alta no Japão, é um bom exemplo disso. A montanha é mencionada na literatura japonesa ao longo dos tempos e é tema de muitos poemas.

O Hanami, também é um exemplo simbolismo religioso, o qual as pessoas antigamente acreditavam que os deuses habitavam os troncos das cerejeiras durante sua floração. É um dia destinado para reverenciar a Natureza e contemplar a breve floração das cerejeiras, o famoso Sakurá, flor símbolo da Primavera Japonesa.

Kodomo no Hi (こどもの日)

Kodomo no Hi é o quarto de 4 feriados nacionais no espaço de 7 dias que compõem o Golden Week (Semana Dourada). Originalmente conhecido como Tango no sekku, este feriado é um dia reservado para celebrar o “Dia das Crianças”, embora seja destinada principalmente aos meninos. Para as meninas foi designado o Hina Matsuri (Festival das Bonecas) no dia 3 de março.

O Hina Matsuri é tradicionalmente marcado por uma exposição de bonecas, transmitidas de mãe para filha há gerações. Já no caso do Kodomo no Hi, são usados bonecos de guerreiros samurais, juntamente com flâmulas de carpas que são penduradas nos jardins e quintais das casas chamadas de koinobori.

O Koinobori (鯉幟) significa literalmente “Subida das carpas” e a dimensão dos kois pode variar de alguns centímetros a vários metros.. As carpas simbolizam a força e a determinação no folclore japonês e é destinada ao filho mais velho na família.

Além do koinobori e bonecos de samurais, as famílias enfeitam o interior de suas casas também com miniaturas de capacetes, armaduras, espadas, arcos e flechas representando os heróis Kintaro [金太郎], Shoki [鍾馗] e Momotaro [桃太郎].

Símbolos de Kodomo no Hi
Koinobori: a carpa é peixe cheio de energia, força e persistência, pois nada contra a correnteza para desovar. Segundo a lenda, uma carpa nadou contra a cachoeira e ao chegar ao topo, transformou-se em dragão.
Kintaro: é o nome de criança de Sakata no Kintoki, um famoso samurai da Era Heian, conhecido pela sua força ainda quando menino. Dizia-se que ele montava ursos, em vez de cavalos.
Shoki (Zhong Kui): figura mitológica chinesa. Tradicionalmente conhecido como exterminador de fantasmas e espíritos malignos.
Momotaro: herói do folclore japonês que, com a ajuda de um cachorro, um macaco e um faisão, destruiu os demônios da ilha de Onigashima.
Shobu, a íris japonesa, também tem uma forte ligação com a data. Pelo seu formato se assemelhar a uma espada, no século XII, folhas desta planta eram colocadas na banheira para que o banho do garoto lhe proporcionasse um espírito aguerrido.

Comidas típicas no Dia dos Meninos

Os pais servem aos filhos chimaki, bolinhos de arroz embrulhados em folhas de bambu, e kashiwa mochi, bolinhos de arroz recheados com anko e envoltos em folhas de carvalho. O bambu, por resistir às intempéries e o carvalho, por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem, representam força e prosperidade. E para beber, Shobu-sake: folhas de íris picadas misturadas ao sakê.

Música símbolo de Kodomo no Hi
Koinobori uta (Canção das Carpas)

Yane yori Takai koinobori.
Okii magoi otoosan wa.
Chisai higoi wa kodomotachi.
Omoshiro soni oyideru.
irakanano namito kumono nami
kasanarunamino nakazorawo
tachibanakaoru asakazeni
takaku oyoguya koinobori
hirakeruhiroki sonokuchini
funewo monoman samamiete
yutakani furuu obireniwa
mononi dousenu sugataari

Fonte:
http://www.japaoemfoco.com/5-de-maio-dia-dos-meninos-kodomo-no-hi/#ixzz3YjlQcwul
http://www.japaoemfoco.com/midori-no-hi-dia-do-verde-no-japao/
http://www.japaoemfoco.com/kenpou-kinenbi-dia-da-constituicao-japonesa/
http://www.japaoemfoco.com/showa-no-hi-aniversario-do-ex-imperador-hirohito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário