quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lançamento! Isogawa Yuki - Horeta Onna no Koi no Michi

Confiram o mais recente lançamento da cantora Isogawa Yuki, a canção "Horeta Onna no Koi no Michi", lançado em abril de 2015. Na sequência confirma o video da segunda canção do single, "Tsugaru no Onna".



Especial! Golden Week




Golden Week


A Golden Week (Semana Dourada) é a junção de quatro feriados nacionais no final de Abril / início de Maio, que ocorre no Japão. Combinada com alguns fins de semana, torna-se uma das datas preferidas das pessoas, o que causa uma grande aglomeração nas cidades. Nessa altura, os comboios/trens, aeroportos e hotéis têm que tomar certas precauções para a acomodação das pessoas.

Durante a Golden Week, recomenda-se aos turistas que não visitem o Japão, porque a data atrai tantas pessoas que só fica atrás do "Ano Novo" e no verão da "Semana de Obon".

Feriados que compõem a Golden Week

• 29 de abril: Showa no Hi (Dia do Showa)• 03 de maio: Kenpou-Kinenbi (Dia da Constituição)• 04 de maio: Midori no Hi (Dia Verde)• 05 de Maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças)

Showa no Hi – Aniversário do ex-imperador Hirohito
O Showa no Hi ( 昭和の日) é o primeiro de 4 feriados nacionais no espaço de 7 dias que compõem o Golden Week (Semana Dourada), realizado no dia 29 de abril para comemorar o aniversário do ex-imperador da Era Showa, Hirohito. Esse imperador governou o país de 1926 a 1989, ou seja antes e após a Segunda Guerra Mundial e um dos objetivos dessa data é incentivar a reflexão pública sobre os turbulentos 63 anos do reinado de Hirohito.

Hirohito foi o 124° imperador da ordem sucessiva e foi também o imperador que teve o maior tempo de governo. Nasceu em 29 de abril de 1901 e faleceu em 7 de janeiro de 1989. Seu reinado foi marcado pelo fim da Democracia Taishō, a ascensão do fascismo, a Segunda Guerra Mundial e a ocupação do pós-guerra.
Após sua morte, foi enterrado no mausoléu imperial em Hachio-ji, ao lado de Imperador Taisho, seu pai. Sua morte finalizou a era Showa e deu início a uma nova era conhecida como Heisei.


Reinado do Imperador da Era Showa
Durante seu reinado o Japão era uma grande potencia econômica e militar e um dos cinco países permanentes da Liga das Nações. Mas foi enquanto Hirohito estava no poder que o Japão enfrentou muitas dificuldades devido a Segunda Guerra Mundial. Ao se aliar a Alemanha, o Japão fica bastante fragilizado com as batalhas e acaba sendo rendido, o que fez com que o país passasse por muitas dificuldades: 70% do território destruído, milhares de mortes, fome e miséria por toda parte.

Por imposição dos aliados, Hirohito perde seu poder em 1950, instituindo-se uma monarquia constitucional. Eles acreditavam que o imperador estava negando seu poder divino e isso não era digno de alguém que exercia o cargo de imperador. Com isso, Hirohito abandona os rituais da corte, deixa de usar o quimono, permite a publicação de fotos da família real e assume em público sofrer de câncer.

Ele não foi levado a julgamento, mas teve que abandonar a reivindicação de ascendência divina, depois de ter aceitado a derrota do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter perdido o poder, Hirohito permaneceu ativo na vida pública e viajou para o exterior para se reunir com líderes mundiais importantes, como a Rainha Elizabeth II e Presidente Gerald Ford.

Hirohito e sua família imperial

A Era Showa é considerada uma das mais importantes da História do Japão e ficou conhecida também como a “Era da Paz Iluminada”. O feriado em si nem é tanto por amor ao ex-governante, mas para repensarmos a história e relembrar os tempos turbulentos e a capacidade de superação dos japoneses.

Kenpo Kinenbi (憲法記念日) 

Kenpo Kinenbi é o segundo de 4 feriados nacionais que compõem o Golden Week (Semana Dourada), comemorado no dia 3 de Maio. Este dia comemora a atual constituição, no Japão, que entrou em vigor em 3 de maio de 1947, durante o pós guerra, substituindo o antigo estatuto da Era Meiji de 1889.
  
É considerado um dia importante para os cidadãos japoneses para refletir sobre o significado das leis japonesas, da democracia e do governo japonês. O Kokkai Gijido prédio do Parlamento Nacional Japonês, é aberto ao público para visitação nesse dia. É neste local que são tomadas as principais decisões e onde se concentra os três poderes que regem o país: Legislativo, executivo e judiciário.

O Dia da Constituição serve também para lembramos dos acontecimentos e mudanças que começaram em 2 de setembro de 1945, após a Assinatura do Acordo de Rendição, pelo ex imperador Hirohito. Esse acordo deixou o país sob o controle das Forças Aliadas, até que em 1952, o Tratado de Paz final foi assinado.

Antes da assinatura do Acordo de rendição no final da Segunda Guerra Mundial, era o Imperador do Japão (na época, o imperador Hirohito), que detinha o controle supremo sobre o país e sobre o governo. E era na casa da família Imperial, ou seja, no Palácio Imperial, que todas as grandes decisões nacionais e internacionais eram realizadas, incluindo a decisão inicial de levar o país à guerra.

Principais Mudanças na Nova Constituição
A principal alteração está no Artigo 9, onde a lei proíbe a participação do Japão em qualquer tipo de atividade bélica, salvo em casos de autodefesa. Com isso, o Japão adotou uma política pacífica e ganhou admiração do mundo, contrastando com a visão de muitos, de ser uma nação agressiva, fria e belicista.

Talvez por ter subestimado o inimigo e testemunhado a destruição em massa e centenas de milhares de mortes resultantes das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, o Japão aprendeu na dor e no sofrimento, que Guerra nenhuma vale a pena e que ela pode causar perdas e feridas difíceis de cicatrizar.

O significado do Artigo 9, está muito além de palavras escritas em um documento oficial. Significa renunciar à guerra e trazer de volta ao povo japonês, o poder de decidir sobre o que é melhor para a nação. Com essa nova guinada, que acabou mudando os rumos do governo, definiu-se o início de uma nova era no Japão.

Não é a toa que o Artigo 9 é a maior razão de terem feito do Kenpou Kinenbi, um feriado nacional em todo o país, o qual os cidadãos japoneses podem se orgulhar da sua Nova Constituição, promover o patriotismo e compartilhar sua história de superação e esperança de dias melhores e de paz.
Outras alterações outorgadas na Nova Constituição:
– O imperador não exercerá mais nenhum poder governamental e sua posição será puramente simbólica. Isso significa que a partir da Nova Constituição, o poder soberano pertence ao povo.
– Divisão do Poder governamental: Poder judiciário, legislativo e executivo.
– É proibido liderar uma guerra ou treinar um exército

Midori no Hi (みどりの日)

Midori no Hi é o terceiro de 4 feriados nacionais no espaço de 7 dias que compõem o Golden Week (Semana Dourada), comemorado no dia 4 de Maio. É o dia de respeitar a natureza e passar o tempo ao ar livre. Nesse dia, é comum as pessoas passearem com a família em Parques e Jardins públicos para relaxar, apreciar a Natureza ou participarem de eventos destinados à esse dia.

Dentre as muitas atividades, estão as que envolvem o plantio de árvores e palestras informativas sobre as questões ambientais. Todos os anos nesta data, milhares de voluntários se mobilizam para plantar árvores, limpar parques naturais ou participar de campanhas públicas sobre a proteção ambiental. Também é destinado em aumentar a consciência e amor do povo do Japão pela Natureza.

História do Midori no Hi

Esse dia surgiu devido ao ex-imperador Hirohito da Era Showa, que era um grande admirador das belezas naturais. Ele publicou muitos trabalhos acadêmicos de investigação científica no campo da Biologia Marinha, onde incluiu a classificação de animais marinhos e plantas no Instituto Biológico no Palácio Imperial e a coleta de plantas em Nasu e Hayama.

Antigamente, entre 1989 e 2006 era comemorado no dia 29 de abril, juntamente com o Aniversário do ex imperador, durante o Showa no Hi, mas desde de 2007, essa data transferiu-se para o dia 4 de maio, pois era um dos dias do Golden Week que não havia feriado nenhum.

Xintoísmo e a Natureza
O amor japonês pela Natureza e a grande sensibilidade com o assunto, se deve em parte, aos princípios nobres do Xintoísmo. O idealismo do Xintoísmo é regida pela harmonia com a natureza e é a força motriz por trás dos belos arranjos de flores tradicionais japonesas, como o Ikebana, além da arquitetura e design de jardins.

No Xintoísmo, as Forças Naturais, como montanhas, árvores, rios, iluminação, pedras e as ondas são consideradas Kami (deuses) e portanto, devem ser reverenciadas. O Monte Fuji, a montanha mais alta no Japão, é um bom exemplo disso. A montanha é mencionada na literatura japonesa ao longo dos tempos e é tema de muitos poemas.

O Hanami, também é um exemplo simbolismo religioso, o qual as pessoas antigamente acreditavam que os deuses habitavam os troncos das cerejeiras durante sua floração. É um dia destinado para reverenciar a Natureza e contemplar a breve floração das cerejeiras, o famoso Sakurá, flor símbolo da Primavera Japonesa.

Kodomo no Hi (こどもの日)

Kodomo no Hi é o quarto de 4 feriados nacionais no espaço de 7 dias que compõem o Golden Week (Semana Dourada). Originalmente conhecido como Tango no sekku, este feriado é um dia reservado para celebrar o “Dia das Crianças”, embora seja destinada principalmente aos meninos. Para as meninas foi designado o Hina Matsuri (Festival das Bonecas) no dia 3 de março.

O Hina Matsuri é tradicionalmente marcado por uma exposição de bonecas, transmitidas de mãe para filha há gerações. Já no caso do Kodomo no Hi, são usados bonecos de guerreiros samurais, juntamente com flâmulas de carpas que são penduradas nos jardins e quintais das casas chamadas de koinobori.

O Koinobori (鯉幟) significa literalmente “Subida das carpas” e a dimensão dos kois pode variar de alguns centímetros a vários metros.. As carpas simbolizam a força e a determinação no folclore japonês e é destinada ao filho mais velho na família.

Além do koinobori e bonecos de samurais, as famílias enfeitam o interior de suas casas também com miniaturas de capacetes, armaduras, espadas, arcos e flechas representando os heróis Kintaro [金太郎], Shoki [鍾馗] e Momotaro [桃太郎].

Símbolos de Kodomo no Hi
Koinobori: a carpa é peixe cheio de energia, força e persistência, pois nada contra a correnteza para desovar. Segundo a lenda, uma carpa nadou contra a cachoeira e ao chegar ao topo, transformou-se em dragão.
Kintaro: é o nome de criança de Sakata no Kintoki, um famoso samurai da Era Heian, conhecido pela sua força ainda quando menino. Dizia-se que ele montava ursos, em vez de cavalos.
Shoki (Zhong Kui): figura mitológica chinesa. Tradicionalmente conhecido como exterminador de fantasmas e espíritos malignos.
Momotaro: herói do folclore japonês que, com a ajuda de um cachorro, um macaco e um faisão, destruiu os demônios da ilha de Onigashima.
Shobu, a íris japonesa, também tem uma forte ligação com a data. Pelo seu formato se assemelhar a uma espada, no século XII, folhas desta planta eram colocadas na banheira para que o banho do garoto lhe proporcionasse um espírito aguerrido.

Comidas típicas no Dia dos Meninos

Os pais servem aos filhos chimaki, bolinhos de arroz embrulhados em folhas de bambu, e kashiwa mochi, bolinhos de arroz recheados com anko e envoltos em folhas de carvalho. O bambu, por resistir às intempéries e o carvalho, por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem, representam força e prosperidade. E para beber, Shobu-sake: folhas de íris picadas misturadas ao sakê.

Música símbolo de Kodomo no Hi
Koinobori uta (Canção das Carpas)

Yane yori Takai koinobori.
Okii magoi otoosan wa.
Chisai higoi wa kodomotachi.
Omoshiro soni oyideru.
irakanano namito kumono nami
kasanarunamino nakazorawo
tachibanakaoru asakazeni
takaku oyoguya koinobori
hirakeruhiroki sonokuchini
funewo monoman samamiete
yutakani furuu obireniwa
mononi dousenu sugataari

Fonte:
http://www.japaoemfoco.com/5-de-maio-dia-dos-meninos-kodomo-no-hi/#ixzz3YjlQcwul
http://www.japaoemfoco.com/midori-no-hi-dia-do-verde-no-japao/
http://www.japaoemfoco.com/kenpou-kinenbi-dia-da-constituicao-japonesa/
http://www.japaoemfoco.com/showa-no-hi-aniversario-do-ex-imperador-hirohito/

Lançamento! Yamakawa Yutaka - Keiko


Confiram o mais recente lançamento do cantor Yamakawa Yutaka, a canção "Keiko", lançado em março de 2015.





domingo, 26 de abril de 2015

Lançamento! Mizumori Kaori - Yamatoji no Koi



Confiram o mais recente lançamento da cantora Mizumori Kaori, a canção "Yamatoji no Koi", lançado em abril de 2015. Este single comemora os 20 anos de carreira da cantora. O single foi lançado em 02 versões: a primeira versão Maxi Single, e a segunda versão que inclui um dvd com o video clip, o karaoke da canção principal e uma entrevista da cantora sobre este single. 




Ranking Oricon Abril 2015


Olá amigos do Enka Mania! Confiram o Ranking da Oricon para a categoria Enka/Kayo para o mês de abril! Podemos ver o retorno ao topo do ranking de uma das mais belas vozes da atualidade. A cantora Mizumori Kaori traz o single "Yamatoji no Koi", lançado em abril, em comemoração aos 20 anos de carreira. Ourra cantora que retorna ao ranking é a Nagayama Yoko, com o single "Konpira Ichidan" num ritmo bem gostoso. Podemos observar a presença de vários cantores da ala masculina da nova geração do enka no ranking deste mês. Um cantor que continua batendo recordes é o Fukuda Kouhei, que se mantém no ranking à 17 semanas com o mini álbum "Okagesama". Além de estar presente com este álbum, ele já vigora no ranking dos mais vendidos há mais de 03 anos, desde seu lançamento com a canção "Nanbu Semi Shigure". 


01 - Yamatoji no Koi - Mizumori Kaori
02 - Aishu Monogatari - Takeshima Hiroshi
03 - Oiwakiyama - Miyama Hiroshi
04 - Sasurai Bojyo - Hikawa Kiyoshi
05 - Keiko - Yamakawa Yutaka
06 - Konpira Ichidan - Nagayama Yoko
07 - Spot Light - Yamauchi Keisuke
08 - Hietsuki Bokyoka - Oka Yuko
09 - Inochi no Hito - Tendo Yoshimi
10 - Uwasa no Minato - Mizuta Ryuko
11 - Katakuri no Hana - Kitayama Takeshi
12 - Minato Hitori - Ishihara Junko
13 - Shiosai - Nakamura Mitsuko
14 - Tairyo Bune - Kitajima Saburo
15 - Kamakura Renka - Mishiro Sayaka
16 - Inochi no Haru - Tendo Yoshimi
17 - Koma - Shimazu Aya
18 - Okagesama - Fukuda Kouhei
19 - Usuyukisou no Koi - Ozawa Momoko
20 - Yukiguni Hitori - Nagai Yuko

Evento! 30º Undokai INSTITUTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL HEISEI


UNDOKAI, como a maioria das palavras japonesas ela é composta por undô - esporte, movimento e kai - reunião, assim seria uma reunião de esportes o que equivale a uma gincana esportiva organizada, geralmente no outono, pelas escolas de língua japonesa,ou pelas associações culturais onde um grande número de voluntários organizam, arrecadam fundos, fazem e servem lanches para os visitantes, além de participarem das diversas modalidades de atividades.

Neste domingo, o Instituto de Educação Ambiental Heisei realizará o seu 30º Undokai. Este evento faz parte das comemorações de Outono, trazendo diversas atividades de interação e muito divertimento!

30º Undokai do Instituto de Educação Ambiental Heisei
Data: 26/04/2015
Local: Rua Jose Inacio de Oliveira, 183, Imirim, São Paulo, SP
Horario: à partir das 09:00h


terça-feira, 21 de abril de 2015

Lançamento! Takeshima Hiroshi - Aishu Monogatari

 

Confiram o mais recente lançamento do cantor Takeshima Hiroshi, a canção "Aishu Monogatari", lançado em abril de 2015. Este single foi lançado em 02 versões. A primeira versão entitulada Type A traz como segunda música a canção "Yoake no Yume"  e a segunda verão entitulada Type B traz como segunda musica a canção "Tasogareiro no Koibito". 

domingo, 19 de abril de 2015

Lançamento! Mori Masako - Horesase Jyouzu


Confiram o mais recente lançamento da cantora Mori Masako - a canção "Horesase Jyouzu", lançado em março de 2015. Confiram na sequência, a entrevista da cantora Mori Masako para o programa da cantora e apresentadora Suizenji Kiyoko. 









sábado, 18 de abril de 2015

Evento! 18º Yatai Matsuri no Bairro da Liberdade


Lançamento! Iwasa Misaki - Hatsu Sake



Confiram o mais recente lançamento da cantora Iwasa Misaki, ex AKB48, a canção "Hatsu Sake", que na verdade será lançado no final deste mês. Conseguimos uma prévia do 04º single desta cantora que iniciou sua carreira no estilo j-pop e agora faz sucesso com carreira solo no estilo enka. Este single foi lançado em 02 versões. A primeira versão é a regular edition, onde encontramos 02 canções lançamento, e a segunda ver~são traz um dvd com o videi clip da canção. 



quarta-feira, 15 de abril de 2015

Lançamento! Sugi Ryotaro - Ore wa Mondainainosuke

Confiram o mais recente lançamento do cantor Sugi Ryotaro, a canção "Ore wa Mondainainosuke", lançado em janeiro de 2015. Este single comemora os 50 anos de carreira como ator.



Evento! Japan Fest em Marilia


A Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília realiza a partir desta sexta-feira (17), em sua sede esportiva, a 13ª edição do Japan Fest. O evento, que prossegue até a próxima segunda-feira (20), é considerado um dos maiores do gênero da comunidade nipo-brasileira e faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo e também dos 86 anos do município, comemorados no último dia 4. O lançamento da festa ocorreu no dia 31 de março, no Marília Shopping, e foi uma espécie de prévia do que o público pode esperar.

De acordo com Nakamura, o Japan Fest tem por objetivo difundir a cultura oriental e buscar a confraternização entre as comunidades de descendentes e não descendentes; além de exercitar a filantropia oferecendo oportunidade as entidades assistenciais da cidade. “A praça de alimentação, que é nosso forte, conta com a participação de várias entidades filantrópicas e a renda é revertida para essas associações”, conta Nakamura, lembrando que o evento surgiu por iniciativa da TV TEM – antiga TV Modelo, afiliada da Globo. “Eles entraram em contato com o Nikkey Clube de Marília, pois Marília tem uma das comunidade nipo-brasileiras mais bem estruturadas do país e abraçamos a causa. A Japan Fest começou pequena e cresceu gradativamente até assumir a dimensão que tem hoje”, explica Nakamura, acrescentando que Marília conta atualmente com cerca de 2300 famílias nipo-brasileiras.

13ª Japan Fest

Quando: De 17 a 20 de abril. Sexta e segunda-feira, a partir das 18 horas; sábado e domingo, a partir do meio-dia
Onde: Sede Campestre do Nikkey Clube de Marília (Av. Benedito Alves Delfino, 2.850 – Distrito Industrial)
Ingressos: R$ 5,00 (no domingo, a entrada pode ser um quilo de alimento não perecível)
Estacionamento: R$ 10,00 (veículos), com direito a entrada grátis para todos os ocupantes. Motos: R$ 5,00.
Informações pelos telefones:
14/3433-4187 (sede social) ou 14/3425-1313

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Lançamento! Jonouchi Sanae - Kuuko Monogatari

Confiram o mais recente lançamento da cantora Jonouchi Sanae, a canção "Kuuko Monogatari", lançado em fevereiro de 2015. Este single comemora os 30 anos de carreira da cantora.



domingo, 12 de abril de 2015

Lançamento! Hashiri Yusuke - Showa Nawanoren

Confiram o mais recente lançamento do cantor Hashiri Yusuke, a canção "Showa Nawanoren", lançado em março de 2015. Esta canção é composição do grande cantor e compositor Sugimoto Masato, que o considera como o complemento de um outro grande sucesso de sua autoria, a canção "Waremoko", que homenageia mãe. Este grande lançamento é uma singela homenagem ao pai. 

sábado, 11 de abril de 2015

Lançamento! Sakamoto Fuyumi - Kaze Uta


Confiram o mais recente lançamento da cantora Sakamoto Fuyumi, a canção "Kaze Uta", lançado em março de 2015. Esta belissima canção marca o retorno da cantora após 01 ano sem lançar. Composição do grande cantor e compositor Sugimoto Masato. 

Entrevista para um programa de rádio com a cantora Sakamoto Fuyumi sobre seu lançamento "Kaze Uta".




sexta-feira, 10 de abril de 2015

Evento! 30º Akimatsuri em Mogi das Cruzes


O Akimatsuri é uma das festas mais tradicionais da colônia japonesa realizada dentro do Estado de São Paulo, com uma média de público de 80 mil pessoas. É realizada desde 1986, em Mogi das Cruzes, (apenas 50 minutos da Capital) pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, sempre no mês de abril, por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar a associação no resgate e divulgação da cultura japonesa.

Cerca de cem homens trabalham na montagem dos stands e do pavilhão de exposições no Centro Esportivo do Bunkyo, em Mogi das Cruzes. Os agricultores da região já se preparam para a tradicional festa da colônia japonesa, chamada Akimatsuri. A 30ª edição do evento começa no sábado (11), a partir das 10h.

Além da comemoração dos 30 anos da festa, o Akimatsuri de 2015 faz parte das comemorações dos 120 anos do tratado de amizade Brasil e Japão. O tema desta edição da festa é Mirai, que significa futuro, em japonês. A decoração está sendo finalizada. Desenhos japoneses estão sendo criados para que o público entre no clima da festa.

O agicultor de Biritiba Mirim Estevão Wirthmann é um dos poucos que não desistiu do cultivo do agrião, mesmo com os gastos mais altos. Ele não deixa de oferecer o melhor à hortaliça para participar da festa do Akimatsuri. "Hoje o custo do agrião é muito alto. Gasta muito adubo. O dólar está subindo e a matéria-prima que a gente usa está mais cara. Os bons clientes que fazem a gente continuar", diz.

Há três anos, o agricultor que só plantava agrião decidiu diversificar o plantio em suas terras e já cultiva alface na metade dos cinco hectares. "A gente procura caprichar um pouquinho mais, dar uma limpada a mais", ressalta o agricultor sobre as hortaliças que vão para o Akimatsuri.

Premiado em outras edições do evento, Estevão fala da importância de ter o primeiro lugar na festa. "Você mandando um produto seu para uma exposição, é como se fosse um marketing. Você tem uma visualização na região. Fora que você ainda pode mandar o prêmio para o cliente, mostrando que você foi premiado com a melhor verdura da região. E isso tudo é favorável para a gente", acentua o agricultor.

Na 30ª edição da festa, 44 estades serão montados, sendo 27 de serviços e outros 17 de veículos agrícolas, além da praça de alimentação com cozinha oriental. "Além do tradicional yakissoba, nós vamos trazer também o food truck que vai disponibilizar o hamburguer do gado wagyu, que é uma novidade aqui", explica Roger Kayasima, da comissão organizadora.

"Na verdade, a festa começa a se formar seis meses antes. Em setembro, a gente se reúne, define o tema e partir de então semanalmente a gente se reúne para traçar estratégias e expor o que a gente vai vender, ou do que a gente vai disponibilizar para o público", ressalta Kayasima sobre a organização do Akimatsuri.

Depois de brilhar no Carnaval de São Paulo, na escola Águia de Ouro, o carro alegórico que veio especialmente do Japão para homenagear os 120 anos de “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil” estará na 30ª edição da Festa do Akimatsuri. Esta é a primeira vez que o carro alegórico estará à disposição do público, que poderá tirar fotos e conferir de perto a beleza e realeza do veículo, que tem 15 metros de altura e é destaque do tradicional Tachi Nebuta, festival da cidade de Goshogawara, em Aomori, Japão. No dia 12/04, às 19 horas, a Escola de Samba Águia de Ouro agita o Akimatsuri, com show de sua bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, entre outros integrantes.

30ª Festa de Outono “Akimatsuri”
Quando: 11, 12, 18 e 19 de abril de 2015
Onde: Av. Japão, 5919, Bairro Porteira Preta. Mogi das Cruzes–SP
Informações: www.akimatsuri.com.br

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Lançamento! Kitayama Takeshi - Katakuri no Hana

Confiram o mais recente lançamento do cantor Kitayama Takeshi, a canção "Katakuri no Hana", lançado em março de 2015.





Especial! 08 de Março - Dia do Fidelíssimo Cão Hachiko

 

Hachiko (em japonês: ハチ公), conhecido em japonês como cão fiel Hachikō (忠犬ハチ公, chūken Hachikō)" foi um cão da raça akita nascido em 10 de novembro de 1923 na cidade de Ōdate, na Prefeitura de Akita. É lembrado por sua lealdade à seu dono, que perdurou mesmo após a morte deste.

Em 1924, Hachikō foi trazido a Tóquio pelo seu dono, Hidesaburō Ueno, um professor do departamento de agricultura da Universidade de Tóquio. O professor Ueno, que sempre foi um amante de cães, nomeou-o Hachi (Hachikō é o diminutivo de Hachi) e o encheu de amor e carinho. Hachikō acompanhava Ueno desde a porta de casa até à, não distante, estação de trens de Shibuya, retornando para encontrá-lo ao final do dia. A visão dos dois, que chegavam na estação de manhã e voltavam para casa juntos na noite, impressionava profundamente todos os transeuntes. A rotina continuou até maio do ano seguinte, quando numa tarde o professor não retornou em seu usual trem, como de costume. A vida feliz de Hachikō como o animal de estimação do professor Ueno foi interrompida apenas um ano e quatro meses depois. Ueno sofrera um AVC na universidade naquele dia, nunca mais retornando à estação onde sempre o esperara Hachikō.
Em 21 de maio de 1925, o professor Ueno sofreu um derrame súbito durante uma reunião do corpo docente e morreu. A história diz que, na noite do velório, Hachikō, que estava no jardim, quebrou as portas de vidro da casa e fez o seu caminho para a sala onde o corpo foi colocado e passou a noite deitado ao lado de seu mestre, recusando-se a ceder. Outro relato diz como, quando chegou a hora de colocar vários objetos particularmente amados pelo falecido no caixão com o corpo, Hachikō pulou dentro do caixão e tentou resistir a todas as tentativas de removê-lo.

Depois que seu dono morreu, Hachikō foi enviado para viver com parentes do professor Ueno, que moravam em Asakusa, no leste de Tóquio. Mas ele fugiu várias vezes e voltou para a casa em Shibuya, e, quando um ano se passou e ele ainda não tinha se acostumado à sua nova casa, ele foi dado ao ex-jardineiro do Professor Ueno, que conhecia Hachi desde que ele era um filhote. Mas Hachikō fugiu daquela casa várias vezes também. Ao perceber que seu antigo mestre já não morava na casa em Shibuya, Hachikō ía todos os dias à estação de Shibuya, da mesma forma como ele sempre fazia, e esperou que ele voltasse para casa. Todo dia ele ía e procurava a figura do professor Ueno entre os passageiros, saindo somente quando as dores da fome o obrigavam. E ele fez isso dia após dia, ano após ano, em meio aos apressados passageiros. Hachikō esperava pelo retorno de seu dono e amigo.

A figura permanente do cão à espera de seu dono atraiu a atenção de alguns transeuntes. Muitos deles, frequentadores da estação de Shibuya, já haviam visto Hachikō e o professor Ueno indo e vindo diariamente no passado. Percebendo que o cão esperava em vão a volta de seu mestre, ficaram tocados e passaram, então, a trazer petiscos e comida para aliviar sua vigília.

Por sete anos contínuos Hachikō aparecia ao final da tarde, precisamente no momento de desembarque do trem na estação, na esperança de reencontrar-se com seu dono.

Hachikō finalmente começou a ser percebido pelas pessoas na estação de Shibuya. Naquele mesmo ano, um dos fiéis alunos de Ueno viu o cachorro na estação e o seguiu até a residência dos Kobayashi, onde conheceu a história da vida de Hachikō. Coincidentemente o aluno era um pesquisador da raça Akita e, logo após seu encontro com Hachikō, publicou um censo de Akitas no Japão. Na época, havia apenas 30 Akitas puro-sangue restantes no país, incluindo Hachikō da estação de Shibuya. O antigo aluno do Professor Ueno retornou frequentemente para visitar o cachorro e durante muitos anos publicou diversos artigos sobre a marcante lealdade de Hachikō.

Sua história foi enviada para o Asahi Shinbun, um dos principais jornais do país, onde foi publicada em setembro de 1932. O escritor tinha interesse em Hachikō e, prontamente, enviou fotografias e detalhes sobre ele para uma revista especializada em cães japoneses. Uma foto de Hachikō tinha também aparecido em uma enciclopédia sobre cães, publicada no exterior. No entanto, quando um grande jornal nacional assumiu a história de Hachikō, todo o povo japonês soube sobre ele e se tornou uma espécie de celebridade, uma sensação nacional. Sua devoção à memória de seu mestre impressionou o povo japonês e se tornou modelo de dedicação à memória da família. Pais e professores usavam Hachikō como exemplo para educar crianças.

A fama repentina de Hachikō fez pouca diferença para a sua vida, pois ele continuou exatamente da mesma maneira como antes. Todo dia, ele partia para a estação de Shibuya e esperava lá pelo Professor Ueno para voltar para casa. Em 1929, Hachikō contraiu um caso grave de sarna, que quase o matou. Devido aos anos passados nas ruas, ele estava magro e com feridas das brigas com outros cães. Uma de suas orelhas já não se levantava mais, e ele já estava com uma aparência miserável, não parecendo mais com a criatura orgulhosa e forte que tinha sido uma vez. Ele poderia ter sido confundido com qualquer cão mestiço.

Como Hachiko envelheceu, tornou-se muito fraco e sofria de dirofilariose, um verme que ataca o coração. Na madrugada de 8 de março de 1934, com idade de 11 anos, ele deu seu último suspiro em uma rua lateral à estação de Shibuya. A duração total de tempo que ele tinha esperado, saudoso, seu mestre, foi de nove anos e dez meses. A morte de Hachikō estampou as primeiras páginas dos principais jornais japoneses e muitas pessoas ficaram inconsoláveis com a notícia. Um dia de luto foi declarado.

Seus ossos foram enterrados em um canto da sepultura do professor Ueno (no Cemitério Aoyama, Minami-Aoyama, Minato-ku, Tóquio), para que ele finalmente se reencontrasse com o mestre a quem ele havia ansiado por tantos anos. Sua pele foi preservada e uma figura empalhada de Hachikō pode ainda ser vista no Museu Nacional de Ciências em Ueno.

Em 21 de abril de 1934, uma estátua de bronze de Hachikō, esculpida pelo renomado escultor Tern Ando, foi erguida em frente ao portão de bilheteria da estação de Shibuya, com um poema gravado em um cartaz intitulado "Linhas para um cão leal". A cerimônia de inauguração foi uma grande ocasião, com a participação do neto do professor Ueno e uma multidão de pessoas. Pelo país afora a fama de Hachi se espalhou e a raça Akita cresceu. 

Porém, mais tarde, a figura e lenda de Hachikō foi distorcida e usada como símbolo de lealdade ao Estado, aparecendo em propagandas que difundiam o fanatismo nacionalista que acabaram levando o país à Segunda Guerra Sino-Japonesa, no final da década de 1930 e também à Segunda Guerra Mundial. Lamentavelmente, a primeira estátua foi removida e derretida para armamentos durante a Segunda Guerra Mundial, em abril de 1944. No entanto, em 1948 uma réplica foi feita por Takeshi Ando, filho do escultor original, e reintegrada no mesmo lugar da anterior, em uma cerimônia em 15 de agosto. Esta é a estátua que está, ainda hoje, na Estação de Shibuya e é um ponto de encontro extremamente famoso e popular.

Todo dia 8 de março é realizada uma cerimônia solene na estação de trem, em homenagem à história do cão leal.

A lealdade dos cães da raça Akita já era conhecida pelo povo japonês há muito tempo. Em uma certa região do Japão, incontáveis são as histórias de cães desta raça que perderam suas vidas ao defenderem a vida de seus proprietários.

Onde quer que estejam e para aonde quer que vão, têm sempre "um dos olhos" voltados para aqueles que deles cuidam. Por causa desse zelo, o Akita se tornou Patrimônio Nacional do povo japonês, tendo sido proibida sua exportação. Se algum proprietário não tiver condições financeiras de manter seu Akita, o governo japonês assume sua guarda. Devido a todas suas qualidades, uma das províncias japonesas recebeu seu nome, Akita-Ken.

Em 8 de março, data que se comemorou 80 anos de sua morte, foi inaugurada uma estátua que representa o reecontro de Hachiko com o seu dono, no campus da Universidade de Agronomia de Tokyo, comovendo as pessoas pela expressão de felicidade da cara de Hachiko.

Filmes que emocionaram plateias do Japão e do mundo como Hachiko Monogatari e Hachi: a Dog’s Tale, com Richard Gere, ainda fazem as pessoas chorar ao retratar o amor incondicional entre o cão e o homem, a amizade sincera e promessa espontânea de fidelidade eterna.


Evento! Karê do Nara



Neste período de chuva, não há nada melhor para se esquentar do que comida!
Venha provar o delicioso e tradicional Karê do Nara!

Mas não só isso, você também pode contar com outros pratos: espetinho com onigiri ,okonomiyaki e gyoza!

E de sobremesa? Tem raspadinha e o favorito da galera, o shika no fun!

Enquanto você enche a barriga, aproveite as apresentações de música e dança durante todo o evento!
E ainda mais, participe do nosso bingo e tenha chances de levar para casa vários prêmios!

Você não pode perder!

Lembre-se: sábado, 11 de Abril, venha comer e se divertir no Karê do Nara!

Evento! Yakissoba com Dança de Salão no ACE Vila Moraes


terça-feira, 7 de abril de 2015

Lançamento! Mizuta Ryuko - Uwasa no Minato


Confiram o mais recente lançamento da cantora Mizuta Ryuko, a canção "Uwasa no Minato", lançado em fevereiro de 2015.







Evento! 01º Kaikan Food Festival em Guarulhos


Não percam o 1º Kaikan Food Festival da Associação Okinawa de Guarulhos que será realizado no dia 12 de abril de 2015, das 11h às 21h. Trata se de um evento gastronômico onde reunirá diversos tios de pratos (doces e salgados). Venham deliciar-se com pratos maravilhosos! Tragam os parentes e amigos. Mais informações https://www.facebook.com/events/775581739196137/ .

Associação Okinawa de Guarulhos está localizada na Rua Salvador Gaeta, 190 - Vila Augusta - Guarulhos - SP CEP: 07023-010. Informações pelo okinawaguarulhos@gmail.com ou Facebook.

1º KAIKAN FOOD FESTIVAL da Associação Okinawa de Guarulhos
data: 12/04/2015
horarios: das 11h às 21h
endereço: Rua Salvador Gaeta, 190 - Vila Augusta - Guarulhos

domingo, 5 de abril de 2015

Lançamento! Kurokawa Eiji - Mayonaka no Blues

Confiram o mais recente lançamento do cantor Kurokawa Eiji, a canção "Mayonaka no Blues", lançado em fevereiro de 2015.



Lançamento! Shimazu Aya - Koma

Confiram op mais recente lançamento da cantora Shimazu Aya, a canção "Koma", lançado em janeiro de 2015. Este é o 53º single de sua carreira e comemora os 30 anos de carreira da cantora em 2015. 





Curiosidade! Kanamara Matsuri, o Festival do Falo de Aço no Japão


Após o Hounen Matsuri que ocorreu em março, vamos falar do Kanamara Matsuri ou Festival do Falo de Aço em Português. Este é um festival xintoísta em homenagem a fertilidade que é celebrado a cada ano na primavera boreal em Kawasaki (Japão). As datas exatas variam, ainda que a celebração principal sempre acontece no primeiro domingo do mês de abril. O tema principal do evento é a veneração ao órgão sexual masculino, que se encontra onipresente durante todo o festival em forma de ilustrações, doces, decorações, vegetais esculpidos e inclusive em um mikoshi.

As celebrações da festa, também conhecida como Festival da Fertilidade, acontecem ao redor de um templo local, em veneração ao pênis, que no passado era popular entre prostitutas que rezavam para pedir proteção ante doenças transmissíveis sexualmente. O templo também simboliza a proteção divina para a prosperidade dos negócios e do clã, partos, casamentos e na harmonia dos casais enamorados.

Existe uma lenda sobre um demônio com dentes afiados que se escondia no interior da vagina de uma mulher jovem. Durante as noites de casamento com a jovem, o demônio castrou dois homens, motivo pelo qual um ferreiro decidiu destruir o demônio e desenhou um falo de aço para romper os dentes dele. Esta é uma das lendas que deu origem ao Kanamara Matsuri.

Apesar da "estranheza" deste evento aos olhos ocidentais, entre os japoneses é percebida como uma coisa natural e isenta de qualquer vulgaridade. Inclusive, hoje em dia, destinam os fundos arrecadados no festival para a pesquisa contra a AIDS. Muitos turistas do mundo todo visitam o festival com grande curiosidade.



Fonte: http://www.mdig.com.br/?itemid=24128


Evento! 25º NIPOFEST de Indaiatuba