terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Especial Hanami (Floração do Sakura no Japão)



A flor da cerejeira, Sakura em japonês é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.

A LENDA

Diz a lenda que SAKURA vem da princesa KONOHANA SAKUYA HIME que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acreditam se também que tem sua origem na cultura de arroz. A parte KURA significa deposito onde se guardava arroz, alimento básico dos japoneses considerado dádiva divina.

ORIGEM

Hoje existe catalogado mais de 300 variedades de cerejeiras no Japão. A cerejeira, da família das rosáceas, gênero prunus tem origem na China e Índia e os cruzamentos, melhorias e mutações durante séculos teriam criados estas centenas de variedades. A chegada no Japão consta que é de vários séculos atrás. Consta que já no século VII o imperador SAGA em Kiyoto teria promovido nos jardins do Palácio Imperial o HANAMI (APRECIAÇÃO DAS FLORES).

ASSOCIAÇÃO DAS CEREJEIRAS

No Japão cada cidade qualquer que seja o tamanho há uma associação de cerejeiras onde normalmente o prefeito é o seu presidente. A NIHON SAKURA NO KAI é a Associação das cerejeiras do Japão, como se fosse uma Federação das Cerejeiras onde o presidente é o próprio Presidente da Dieta.

A florada da cerejeira é um acontecimento nacional. Mais de cem milhões de japoneses aguardam o desabrochar da SAKURA com muita ansiedade. Diariamente os meios de comunicação emitem juntamente com o serviço de meteorologia as localidades de floradas. Nesta época o Japão inteiro entra em festividades para apreciar esta flor tão bela e tão fugaz que dura apenas alguns dias.

Nesta época, NIHON SAKURA NO KAI patrocina uma reunião nacional com a presença de grandes números de prefeitos, presidentes das Associações. Esta é o grande acontecimento do Japão, onde são apresentadas também rainhas de cerejeiras de várias cidades japonesas. Alguns países também costumam se representar como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e outros. O Brasil chegou a se representar através da Associação das Cerejeiras do Brasil por sete anos consecutivos com as suas rainhas.

FESTEJOS

No Japão, a primavera é comemorada com muita ênfase por toda a população com seus HANAMI (apreciação das flores) ou piquenique sob a florada. Vários outros paises como Brasil, Estados Unidos e outros também festejam a florada da cerejeira. Um dos maiores eventos é realizado nos Estados Unidos, Washington National Cherry Blossom Festival com seus quase 8.000 cerejeiras onde em 1912 foram plantadas as primeiras 3.000 mudas doadas pelo Governo Japonês em comemoração a amizade entre os dois países.

Calendario do Hanami

A Agência de Metereologia do Japão anunciou hoje a previsão de florada das cerejeiras (sakura) do tiposomeiyoshino nos 48 pontos do arquipélago. A florada deste ano pode acontecer na mesma época do ano anterior caso comece um aquecimento gradual no mês de março.

Os tons mais escuros do rosa indicam que a florada começa antes, no sul do Japão, em 20 de março iniciando-se pelas províncias de Kochi e à medida que o tom vai se clareando as flores de sakura vão se abrindo para o norte do país. Até que chegue em Hokkaido há uma diferença de 1 mês e meio, devendo florir no começo de maio.

Estimativas para a florada:
21/março: Fukuoka
27/março: Osaka
25/março: Nagoia
26/março: Tóquio
12/abril: Sendai

Curiosidade sobre as flores de sakura

Para o florescimento da cerejeira, a temperatura é um fator que afeta desde a queda das flores ano anterior, até a data de floração deste ano, como o frio de final do outono. No ano passado, em novembro, a temperatura se elevou em todo o país, mas em dezembro o frio foi intenso. A primeira quinzena de fevereiro terá temperatura inferior à média. Mas em março é esperada temperatura dentro da média. Por esta razão as datas de floração da cerejeira seriam consideradas no tempo da média. Já no norte do Japão a temperatura mais baixa até abril pode não interferir na época média das floradas.


http://www.flordecerejeira.com.br/sakura.asp
http://www.ipcdigital.com/japao/previsao-da-florada-das-cerejeiras-no-japao/

2 comentários:

  1. Previsão da florada das cerejeiras no Japão

    Frente de florescimento do sakura 2016 : "cheri blossom" Appstore

    https://itunes.apple.com/us/app/cheri-blossom/id959310632?mt=8&ign-mpt=uo%3D4

    ResponderExcluir
  2. Previsão da florada das cerejeiras no Japão

    Frente de florescimento do sakura 2016 : "cheri blossom" Appstore

    https://itunes.apple.com/us/app/cheri-blossom/id959310632?mt=8&ign-mpt=uo%3D4

    ResponderExcluir