segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Especial Carnaval!



Águia de Ouro destaca os 120 anos da 'amizade' entre Brasil e Japão

O Grêmio Recreativo Águia de Ouro foi buscar no Japão inspiração para o carnaval 2015. A escola da Pompeia, penúltima a desfilar no primeiro dia do carnaval paulistano, traz o samba-enredo "Brasil e Japão - 120 anos de União", sobre o tratado de amizade entre as duas nações.

Dividido em cinco setores, o enredo da Águia vai falar do Japão contemporâneo, que se preocupa com a saúde e pratica artes marciais; do Japão que cuida da alma, tem fé e medita; mas também das tradições e memórias japonesas e dos laços que unem os dois países pelo carnaval e futebol. O país asiático tem o maior carnaval fora do Brasil e o Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Uma das personalidades que desfilou pela escola é o ex-jogador Zico, que foi por muitos anos técnico de futebol no Japão e é reverenciado naquele país. Nomeado embaixador da Águia de Ouro, Zico estará no último carro alegórico. Entre as alegorias, a agremiação destaca uma escultura, de 12 metros de altura e decorada com papel de arroz, feita no Japão especialmente para o desfile.

Com cinco alegorias, 27 alas e 3.400 integrantes, a Águia de Ouro promete invadir a passarela do samba com as cores azul e branco. Os 250 ritmistas do mestre Juca terão o acompanhamento de um novo instrumento: o taikô ou tambor japonês. Cinthia Santos é a rainha de bateria e Natalia Inoue, a embaixatriz. A agremiação foi campeã do Grupo de Acesso em 1998 e 2009. Em 2014 a escola terminou em 3º lugar no Grupo Especial, com um enredo sobre Dorival Caymmi e ainda não possui nenhum título no grupo de elite.
Além do carro alegórico que levou Zico, uma das alas da Águia de Ouro foi dedicada ao futebol. O ex-jogador do Flamengo e seleção brasileira Zico encerrou a carreira no Japão, onde é idolatrado.

Penúltima escola da noite, a Águia de Ouro entrou na passarela com o samba-enredo “Brasil e Japão: 120 anos de união”. A comissão de frente teve direito a nave com telas de Led exibindo mangá. Um dos carros alegóricos foi trazido da cidade de Goshogowara, no Japão. A alegoria foi montada no Brasil por uma equipe de japoneses.

A Águia de Ouro abriu o desfile em tom futurista, com alas com fantasias mais rústicas - que retrataram o hábito alimentar dos japoneses a base de frutos do mar e legumes. O segundo carro alegórico, em formato de barco, também trouxe um pouco desses costumes, além de abordar esportes populares no país oriental, como o sumô e o beisebol.

Em uma das alas da Água de Ouro, as fantasias lembravam karaokês que são bem comuns na Liberdade: o bairro japonês em São Paulo.

Pra quem pensa que japonês não sabe sambar, precisa conhecer o Asakusa Samba Carnival. O carnaval brasileiro que acontece no Japão tem figurinos lindos, flutuadores complexos e, claro, uma dose saudável de sensual dança samba. O Asakusa Samba Carnival é realizado em um sábado no final de agosto e atrai mais de meio milhão de pessoas a cada ano.

O carnaval japonês convida qualificadas equipes de dança de samba de todo o país e também do Brasil para concorrer a prêmios cobiçados. A competição é normalmente dividido em três níveis de bailarinos classificados por nível de habilidade e compromisso com a arte altamente técnico de samba. As equipes muitas vezes escolhem um tema da cultura pop para suas danças e peças de roupa. 

O Asakusa Samba Carnival é uma dos mais recentes festivais da região. Apesar de Asakusa celebrar muitas festas tradicionais do Japão, o Carnaval Samba é exclusivo para a cidade. O Asakusa Samba Carnival começou em 1981 quando o prefeito convidou uma premiada equipe de samba do Brasil para se apresentar para a cidade de Asakusa. A tendência de dança rapidamente pegou e o samba tornou-se uma parte da rica tradição de Asakusa. A cidade está cheia de homenagens à cultura brasileira e os costumes.

A equipe de maior destaque é a GRES Bárbaros. Bárbaros é uma das maiores equipes do Japão no Festival de Samba de Asakusa. A escola envia 200 bailarinos, 80 bateristas (percussionistas) e vários Cantores (cantores) para o carnaval japonês a cada ano. Eles ganharam o prêmio máximo do festival dezesseis vezes. 

Asakusa está localizado no coração de Tóquio, o que torna mais fácil para viajar e visitar outras cidades na região. Há também uma abundância de coisas para fazer em Asakusa. A região abriga o Templo de Senso-ji, um templo budista com arquitetura deslumbrante. Ao lado você encontrará o Hanayashiki, parque de diversões do Japão antigo e mais amado. Se você não está em passeios, muitas vezes Hanayashiki mostra clássicos em preto-e-branco de filmes japoneses para os visitantes menos ousados.

O Asakusa Samba Carnival é um festival de fusão única que combina tradições orientais e ocidentais com resultados impressionantes. Se você está procurando diversão com um toque exótico cross-cultural, uma visita a Asakusa em agosto deste ano pode ser perfeito para você.

O Asakusa Samba Carnival é realizada em um sábado de agosto, normalmente no final do mês. Esta é considerada a melhor época do ano para visitar o Japão e Asakusa, porque o clima é quente e todas as atrações turísticas da região estão totalmente abertas. Certifique-se de reservar o seu hotel em Asakusa antecedência para garantir a localização privilegiada.

Confiram o desfile completo da "Águia de Ouro" em 2015 com a homenagem aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.

Confiram um trecho do desfile GRES Bárbaros que se apresentou no carnaval de Asakusa em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário