quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Evento! 07ª Festa da Primavera de Piracicaba



As tradições culturais dos japoneses serão resgatadas neste fim de semana durante a realização da “8ª Festa da Primavera — Mostra da Cultura Japonesa”, na Estação da Paulista, em Piracicaba, com entrada franca. Neste ano são esperadas dez mil pessoas nos dois dias de festa. Esta será uma oportunidade de a colônia japonesa, formada por cerca de 500 famílias, se confraternizar e resgatar as tradições culturais, esportivas, gastronômicas e a religiosidade. Aqueles que não são descendentes poderão conhecer um pouco mais sobre este povo.

As atividades serão realizadas neste sábado (14/09), das 9h às 22h, e no domingo (15/09), das 9h às 18h. A promoção é do Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba, com apoio do Jornal de Piracicaba, da Revista Arraso e das secretarias de Ação Cultural e de Obras. Esta é mais uma tradição mantida pela colônia japonesa, de receber a primavera, tal qual é realizada ainda hoje no Japão.

A programação está repleta de atrações. Serão realizadas apresentações de taikô (tambores), odori (dança típica com vestimentas orientais), karaokê, demonstração de kendô (esgrima com espadas, a arte milenar dos samurais), sumô (luta) e do mágico ilusionista Edson Iwassaki. O evento ainda contará com exposições de 15 obras em óleo sobre tela de Ivânia Tanaka e de Bonsai, árvores em miniatura, além de oficinas de origami. Serão realizadas atividades religiosas por participantes da Seicho No Iê, Mahikari, Johrei e Reiki.

No local serão montadas barracas para comercialização de alimentos e doces típicos do Japão, como yakisoba, tempurá, pastel, sushi e os tradicionais doces. A Avistar (Associação dos Deficientes Visuais) também montará uma barraca para os participantes fazerem massagens. A renda será revertida à entidade.

Voluntário do clube, o vereador Pedro Kawai disse que a festa visa manter as tradições e também divulgar os eventos da cultura típica japonesa. Ele disse que a festa é voltada a todos os interessados, não estando restrita apenas aos descendentes. A meta é garantir o fortalecimento do convívio familiar e estreitar os laços de amizade.

Olá amigos! Venham conferir esta deliciosa festa para recebermos esta estação que perfuma e colore as nossas vidas! Com temática japonesa, venham conferir a culinária japonesa, música, danças e muito mais!!
Eu estarei me apresentando no dia 15/09 por volta da hora do almoço! Te espero lá!!

Data: 14 e 15 de setembro
Onde: Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba
Av Dr Paulo de Moraes s numero, em frente ao numero 1505

Nenhum comentário:

Postar um comentário