quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Cultura Japonesa! Oshogatsu ~ano novo japonês Parte I~



O Ano-Novo japonês, oshougatsu, é a comemoração mais importante do calendário do arquipélago. Além da passagem do ano velho e chegada do no­vo, a festa continua por mais três dias ou até uma semana. O comércio, os bancos e as empresas fecham suas portas em um feriado nacional. Mas engana-se quem imagina que os nipônicos celebram esse réveillon vestidos de branco, bebendo champanhe ou pulando sete ondas em uma praia para depois cair na folia em um Carnaval fora de época, como ocorre no Brasil.

Muitos japoneses até se dirigem às praias mais famosas do arquipélago, como a ilha de Odaiba, em Tokyo, pa­ra ver shows de artistas de J-pop ou dan­ças tradicionais, em uma festa que normalmente termina com uma mo­desta queima de fogos. Con­si­derado sagrado pelos japoneses, o oshou­gatsu é, acima de tudo, uma data reservada para que a pessoa possa se purificar, fazer orações e dar boas-vindas ao ano que se inicia.
Conheça a seguir os principais costu­mes japoneses do oshougatsu. Mas antes uma curiosidade: em vez de saudar o fu­turo, como os ocidentais fazem ao dizer “Feliz Ano-Novo”, os japoneses agradecem pelos favores obtidos no ano que está terminando, di­zendo: “Akemashite omedetou gozaimasu!”

Nesta postagem trataremos do primeiro e um dos mais importantes rituais que nos preparam para a chegada do novo ano, o Oosouji, ou seja a limpeza e organização dos pertences e dos ambientes para que a novo ano flua da melhor forma possivel.

A limpeza que purifica

A preparação para o oshougatsu começa cedo. Em novembro, as donas de casa japonesas fazem verdadeiras faxinas em suas residências, que chamam de oosouji, uma espécie de purificação. Acredita-se que é preciso entrar no novo ano com tudo limpo. Algumas aproveitam para colocar tatamis novos nas casas e trocar o papel utilizado nas divisórias ou portas corrediças (shouji). A limpeza se estende às empresas, e os funcionários são convocados para, em mutirão, dar uma geral no ambiente de trabalho. Também é costume fazer uma limpeza no segundo dia do ano.

Conforme o Feng Shui, o exterior tem impacto no interior de cada indivíduo, por isso os elementos que decoram os ambientes residenciais precisam ser pensados com cuidado.

As cores, os designs e o posicionamento de cada peça dentro do cômodo exercem efeito na vida dos moradores. O Feng Shui acredita que um arranjo físico bem montado tem o papel de concentrar energias positivas e repelir os fluídos ruins, por isso é interessante aplicar o baguá no projeto e reproduzir os princípios da filosofia chinesa.

A manutenção da casa é um dos aspectos mais valorizados pelo Feng Shui, afinal, envolve a limpeza e a ordem do seu lar. Os espaços residenciais que possuem muita poeira, coisas espalhadas pelo chão e resíduos expostos prejudicam as pessoas e abalam as respectivas energias.

A manutenção da energia da casa reconhece a necessidade de uma limpeza física, ou seja, o fim da sujeira através de uma faxina bem feita. Como nem sempre é possível limpar a casa, eleja dois ou três dias por semana para a limpeza física de cômodos, móveis e objetos.

Independente da técnica usada para limpar, é importante que a medida possibilite a fluidez das energias. Desta forma, não basta fazer uma faxina superficial para eliminar a sujeira visível, mas sim tirar os itens dos seus respectivos lugares para limpar. Por exemplo, os livros organizados numa estante.

Depois de tomar os devidos cuidados com a limpeza física, é necessário pensar nas energias. O Feng Shui ensina algumas fórmulas de afastar as vibrações ruins e purificar os ambientes. O uso de alfazema ou lavanda diluída em água ajuda a combater energias desagradáveis em casa. Use um borrifador para espalhar a substância pelos ambientes residenciais.

A limpeza energética de um ambiente também pode ser realizada com salvia branca, uma erva poderosa capaz de purificar a casa toda e combater os miasmas (maus fluídos vibrados e presos na casa). O morador deve queimar algumas folhas e espalhar a fumaça gerada pela casa.

Cada coisa no seu devido lugar – esta deve ser a proposta para colocar o Feng Shui em prática ao organizar a casa. Não dá para deixar todas as coisas espalhadas, amontoadas e bagunçadas, mesmo se isso acontece dentro de um móvel (guarda-roupa). É preciso colocar tudo em ordem e se livrar do desnecessário, sempre pensando na questão da praticidade.

Além da limpeza fisica do ambiente, é muito importante a limpeza da mente. Deixar para trás os sentimentos ruins cultivados durante o ano e criar novas expectativas são atitudes muito importantes para que o novo ano flua bem. 

Nas próximas postagens trataremos dos outros elementos que fazem parte dos rituais de fim de ano do Japão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário