quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Evento! 41º Moti Tsuki Matsuri na Liberdade



O dia do Ano Novo (oshogatsu) é um dos feriados mais importantes para a maioria dos japoneses.  Segundo uma antiga lenda, que chegou ao Japão trazida pelos chineses, as pessoas que comem moti (ou mochi) nesta data, também se alimentam do espírito do arroz, enriquecido pelos deuses, por isso, terão sorte durante o ano que está chegando e uma vida longa. Para dar as boas vindas a 2012, no dia 31 de dezembro será realizado o Mochi Tsuki Matsuri, ou Festa do Bolinho da Prosperidade.

O festival se inicia as 8 horas da manhã, na Praça da Liberdade, quando começará a distribuição do mochi gratuitamente para o público. Aproximadamente 20.000 pacotes com um bolinho branco ou vermelho (cores da bandeira do Japão) serão entregues. As 10 horas, terá início uma cerimônia xintoísta de purificação e as 10:30h, haverá uma demonstração da confecção do mochi.


Também serão distribuídas cerca de 3.000 tigelas de ozoni, sopa composta por mochi, legumes cozidos, nori e peixe seco ou hondashi. Conta-se que no Japão Feudal, o prato somente era consumido pela classe dos samurais. Segundo a ACAL, não é mais necessário apresentar um vale para receber o ozoni, como ocorria até 2009.

O mochi é feito com arroz do tipo motigome cozido, que é colocado em um usu (pilão de pedra) e socado com um martelo de madeira até se tornar uma massa homogênea, no bolinho, os grãos não podem ser separados, representando a união das pessoas por um ano melhor.


Esse festival começou a tomar forma na Era Muromachi (1336-1573), e é realizado no Brasil pela Associação Cultural e Assistencial Liberdade (ACAL) desde 1971.

Maio informações podem ser obtidas pelo telefone (11)3208-5090 ou no site da associação: www.acal.org.br .

Esperamos que todos aproveitem bem o festival e tenham um ano novo com muita saúde e prosperidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário