segunda-feira, 27 de junho de 2011

Engenheiros idosos aposentados vão tentar conter vazamento na usina de Fukushima

Engenheiros idosos aposentados vão tentar conter vazamento na usina de Fukushima


Um grupo de engenheiros civis e nucleares aposentados irá enfrentar uma perigosa missão: tentar estabilizar o vazamento de radiação da usina nuclear de Fukushima, no Japão.
Os cerca de 160 engenheiros, muitos com mais de 60 anos, querem consertar o sistema de refrigeração da usina que ficou severamente danificada com o terremoto e tsunami do último dia 11 de março.
“Não deveríamos apenas deixar o trabalho para engenheiros novos”, afirmou Yasuteru Yamada, que fez a proposta de ajudar na usina depois de ouvir que profissionais inexperientes iriam trabalhar em Fukushima.
“Os mais jovens, principalmente aqueles que querem ter filhos no futuro, não devem se expor à radiação”, disse Yamada, um engenheiro aposentado de 72 anos. 
A empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, ainda não confirmou a contratação dos engenheiros aposentados.
No momento, mais de 1.000 funcionários estão trabalhando em Fukushima, onde os altos níveis de radiação estão sendo monitorados desde que o tsunami destruiu o sistema de refrigeração da usina e causou várias explosões. 
Yamada disse que é bobagem comparar sua proposta com o trabalho dos kamikases – os pilotos suicidas japoneses da 2ª Guerra Mundial. 
“Todo mundo tem medo de morrer. Eu também tenho”, contou, explicando que o grupo irá trabalhar em um ambiente monitorado. 
Mesmo assim, alguns voluntários estão preparados para enfrentar as possíveis consequências do retorno ao trabalho.
Masahiro Ueda, de 69 anos, trabalhou por mais de quatro décadas em usinas nucleares e disse estar disposto a dar sua vida pela missão em Fukushima. 
“Estou velho. Não ligo para a morte. Quero dedicar o resto da minha carreira pela restauração da usina. Alguém precisa assumir essa responsabilidade”, contou.
*Com informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário