quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Natsumero! Agnes Chan - Souguen no Kagayaki~Ano Oka de

Agnes Chan nasceu em Hong Kong e começou sua carreira como cantora quando tinha 14 anos de idade em 1971. Seu single "The Circle Game" foi um grande sucesso não só em Hong Kong onde fez seu debut, mas em todo o Sudeste Asiático. Ela estreou no Japão em 1972, e seu primeiro single japonês "Hinageshi no Hana" também se tornou um grande sucesso rendendo o status de ídolo pop adolescente, com inúmeros prêmios musicais. Depois de estudar na Universidade Sophia, no Japão, ela entrou para a Universidade de Toronto e se graduou com uma licenciatura em psicologia do desenvolvimento. Em 1984, no Ano Internacional da Juventude, ela recebeu o prêmio iyy para um ensaio escrito sobre a paz mundial.
1985 foi um ano memorável para Agnes. Tanto seu primeiro concerto de caridade em Pequim e, em seguida, seu trabalho voluntário com as crianças na Etiópia mudou sua vida. Depois destas experiências, apesar de seu trabalho como artista, Agnes se dedica a atividades de caridade e culturais. Agnes casou com seu empresário e produtor, Tsutomu em 1986. Em 1986, além de seus shows e aparições regulares na televisão e na rádio, Agnes começou a dar palestras em universidades. Agnes continuou a trabalhar para a direita até o nascimento do filho. Quando Agnes trouxe o filho para trabalhar, uma das maiores polêmicas da história do feminismo japonês entrou em erupção. Era conhecida como a "Agnes controvérsia". As pessoas discutiam se mães deveriam trabalhar. Essa controvérsia aumentou a conscientização do público para a situação das mães que trabalham. Mais tarde, ela defendeu a aplicação da legislação de direitos de igualdade de gênero no local de trabalho e licença maternidade. No mesmo ano, o nome "Agnes" foi escolhido como um dos nomes mais populares do ano no Japão.

Em 1989, Agnes entrou no programa de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford. Ao estudar para seu doutorado em Educação, Agnes lançou sua própria linha de roupas para crianças e mulheres chamado "Dear Agnes". Em 1990, ela lançou uma coleção de cem tema de canções infantis. Em 1991, seu livro "nanoni Shiawase, naze namida ga deruno? (Mesmo que eu esteja feliz, porque eu estou chorando)" se tornou um best-seller. Em 1994, ela recebeu seu doutorado em Educação na Universidade de Stanford.

Em 1997, Agnes testemunhou o regresso de Hong Kong para a China e cantou seu hit "Hong Kong, Hong Kong", na cerimônia memorial. A transmissão ao vivo deste evento histórico, bem como outros programas especiais, contribuiu para uma melhor compreensão cultural entre os dois países.
 

Ao longo dos anos, Agnes já lançou mais de cem discos e CDs em várias línguas diferentes. Agnes tem mais de 60 livros publicados. O número de discos de ouro e platina que recebeu ao longo dos anos mostra que seus pensamentos e música tocaram os corações de muitas pessoas em toda a Ásia.  

Em 1998, Agnes foi designada para ser a primeira embaixatriz para o comitê da UNICEF do Japão. Em sua primeira missão à Tailândia , ela estudou sobre a situação de exploração comercial e sexual de crianças.

Em 1999, ela ajudou a fazer lobby para a lei contra a prostituição infantil e a pornografia. No mesmo ano, Agnes foi para o Sudão, e estudou sobre a situação das crianças e soldados. Em 2000, ela visitou o Timor Leste e presenciou a guerra civil. Os programas de Agnes  em forma de documentários na TV e rádios ajudou a levantar fundos e instituiu a sensibilização das pessoas para estes problemas. Desde então, Agnes visitou o Camboja, a Moldávia, Filipinas, Iraque e Darfur para a UNICEF. A comissão para a UNICEF no Japão torna-se o maior comitê arrecadador de fundos para o Unicef desde 1999.

Após seu casamento, Agnes tem se concentrado em cantar canções infantis e canções com uma mensagem. Em 2000, Agnes foi convidada a cantar canções de amor para o público japonês. Seu single "Kono Mi ga Chiguereru Hodoni", vendeu mais de 200.000 cópias e mais uma vez Agnes retorna às atividades artisticas.
 
O sentimento genuíno de Agnes que ela deve compartilhar sua fortuna com os outros a fez especial e mostra o amor dela para os fãs asiáticos. Agnes não é apenas uma cantora, mas uma autora, professora, defensor a dos direitos das crianças, e uma líder de opinião e uma grande personalidade da TV. Ela é realmente uma mulher multifacetada do século 21.

Confiram o video de um de seus primeiros sucessos, a canção "Souguen Kagayaki" de 1973.


Neste vídeo, podemos conferir um de seus últimos hits, a canção "Ano Okade", lançado em 2010.


Um comentário:

  1. Já gostava das músicas da Agnes Chan muito antes de saber de sua carreira paralela como psicóloga, acadêmica e ativista. Talento e exemplo de dedicação à causa das crianças que vivem em situação de risco no mundo.

    ResponderExcluir