domingo, 28 de novembro de 2010

61ª NHK Kohaku Utagassen Parte II


A grande polêmica em torno do NHK Kouhaku Utagassen deste ano está em torno da ausência do cantor Mikawa  Kenichi (64). A ausência do cantor e a escalação da cantora Kobayashi Sachiko.

Segundo comentários da NHK, que a imprensa vem classificando como "abstratos" , uma das justificativas é que o cantor não teria entrado por conta de uma análise geral de dados/critérios escolhidos pela NHK e que nortearam a escolha dos participantes deste ano. Ainda, a NHK diz que ultimamente não tem utilizado a expressão "guerra dos trajes" que sempre caracterizou as apresentações de Mikawa e Kobayashi, e que isso é coisa veiculada pela imprensa, à revelia da NHK.

O programa deste ano terá 8 participantes a menos do que no ano passado (se contarmos as duas participações especiais - Yazawa Eikichi e Susan Boyle), o que faz desta, a edição com menor número de participantes da era Heisei. De acordo com a NHK, a diminuição no número de participantes se deu pois o tempo para as apresentações (introduções) dos participantes/músicas deve aumentar e elas devem ser mais longas.

A verdade é que os critérios para escolha dos participantes é tão abstrato, mas tão abstrato que é sempre questionado pelos meios de comunicação do Japão. Antigamente o festival realmente representava a cena musical japonesa, com participação de todos os grandes nomes da música (exceto aqueles poucos artistas que mesmo populares e com bastante sucesso se recusavam a participar do festival). Hoje em dia, com a audiência despencando a cada ano, a emissora tem feito de tudo para recuperar os áureos índices de audiências dos anos 70 e escalando artistas que, mesmo sem fazer tanto sucesso (vendas), dão audiência.

A lista deste ano do kouhaku não traz grandes surpresas nas suas inclusões, apenas nas exclusões/ausências!
Como explicar a não inclusão da Futaba Yuriko (que se retirará do mundo artístico em março do ano que vem) defendendo sua música símbolo "Ganpeki no Haha"? Como explicar a ausência do Mikawa Kenichi mas a inclusão da Kobayashi Sachiko? Como explicar a ausência da cantora Sagara Naomi que retornou ao mundo artístico japonês com um novo single e é praticamente um símbolo do festival dos anos 70 e poderia muito bem ajudar a apresentadora Matsushita Nao na árdua tarefa de comandar a equipe feminina?

A lista de cantores enka está cada ano mais enxuta e espero que os cantores não se repitam e cantem as mesmas músicas pela enésima vez. Se é para cantar sucessos antigos, que pelo menos eles escolham alguma música diferente.

Os Johnnys simplesmente dominam o festival este ano! Além dos apresentadores (e cantores) Arashi, SMAP, TOKIO, NYC. 4 em 22 participantes, quase 20%. Ainda mais se contarmos que cantores enka (equipe masculina) somam 6 participantes no total. Um absurdo né? Mas a NHK está fazendo tudo pela audiência!

Bom, ainda há uma esperança: as participações especiais que devem ser conhecidas até poucos dias antes do festival. Este ano, já saiu uma notícia de que o Sano Motoharu pudesse participar e ser anunciado hoje como integrante da equipe masculina. Como no ano passado aconteceu com o Yazawa Eikichi, pode ser que ele seja a participação especial da equipe masculina. Agora na equipe feminina, é uma incógnita! Mas vamos esperar pois pode ser que a ou as participações especiais salvem o programa.

Aliás, em breve haverá o Nihon Sakushi Taishou às na TV Tokyo que elege os cantores e as cações mais influentes do ano.

Concorrem ao prêmio:

Ootsuki Miyako (大月みやこ)
Kikuchi Madoka (菊地まどか)
Komura Miki (小村美貴)
Tagawa Toshimi (田川寿美)
Tendou Yoshimi (天童よしみ)
Nagaho Yuki (長保有紀)
Nakamura Mitsuko (中村美律子)
Nagayama Youko (長山洋子)
Nishikata Hiroyuki (西方裕之)
Hikawa Kiyoshi (氷川きよし) vencedor do ano passado. Sempre um forte concorrente, vale lembrar que uma das  c/w do single Nijiiro no Bayon é composição da Yuugawa Reiko (presidente da Associação dos Letristas).
Mizumori Kaori (水森かおり)
Yamakawa Yutaka (山川豊) que completou 30 anos de carreira e concorre com uma música composta pelo Yoshi Ikuzou.

Vamos ver o que vai acontecer até o dia 31/12...

(colaboração: Daniel Watanabe http://enka.zip.net/ )

Um comentário:

  1. Concuerdo con su opinión el Kohaku cada vez deja de lado al enka.

    Cómo no incluir a Futaba Yuriko quien se despide de los escenarios.

    Cómo no incluir a Sagara Naomi o Kyoko Suisenji capitanas eternas del Kohaku.

    Y dejar de laso a varios cantores enka: JERO, Akimoto Junko, Fuji Ayako, Maekawa Kiyoshi, Nagayama Yoko, Kozai Kaori, Kitayama Takeshi.... y a KENICHI MIKAWA!!!!!!!

    ResponderExcluir