domingo, 14 de novembro de 2010

10ª Exposição de Oshibana-e

10ª Exposição de Oshibana-e


Alice Midori Imai e alunos promovem a 10ª Exposição de Oshibana-e, a arte das flores, folhas e galhos prensados, no Salão Nobre do Bunkyo. A exposição contará com quadros, caixas de jóias, cartões e marcadores de página.


10ª Exposição de Oshibana-e

Quando: 20 e 21 de novembro, das 10h às 18h
Onde: Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo
Quanto: Entrada franca
Informações: (11) 5594-2599 ou (11) 9710-6749

Oshibana-e
 
É a arte das flores prensadas, em japonês OSU significa prensar, empurrar, apertar,  BANA flor e E significa desenho.

O início do Oshibana aconteceu na Itália no século XV, quando botânicos e médicos intercambiavam plantas raras de seus países, prensando-as em seus livros. Já no século XVII, desenvolveu-se um novo tipo de arte, utilizando as flores e folhas prensadas em pequenos objetos como capas de Bíblias e pequenas molduras.
Conforme os imigrantes traziam essa prática para as Américas, no Japão as flores em Oshibana já eram muito utilizadas, saudando cada estação do ano.

Atualmente, com a participação de muitos artistas, acontecem os concursos internacionais de Oshibana em países da Europa e nos Estados Unidos, sempre com diversas técnicas apresentadas.

Em Mônaco existem muitas variedades de flores. Grace Kelly, foi uma das grandes incentivadoras do Oshibana-e; amando flores desde pequena, principalmente rosas e achava maravilhoso transportar a natureza dentro de um quadro. Bianualmente em Mônaco, acontece o concurso de Bouquet Noivas com participantes de muitos países.




Nenhum comentário:

Postar um comentário