Nos dias 1 e 2 (quinta e sexta-feira), as cerimônias inter-religiosas, as apresentações de música e dança, a gastronomia e a queima de fogos marcam a celebração. A novidade deste ano é que em razão das comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a programação ganha mais um dia com atrações culturais, no sábado (3).
A soltura dos tooros (barquinhos contendo velas acesas) acontece ao anoitecer do dia 02. Iluminados, seguem a correnteza das águas do Rio Ribeira de Iguape em homenagem aos parentes que partiram.
Em cada tooro (que é confeccionado com madeira, bambu e papel colorido) os familiares colocam o nome dos homenageados, escrito em português ou em japonês.
O evento é realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira – Bunkyo, pela Associação Cultural e Esportiva – ACER e pela Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira (Fenivar), em parceria com a Prefeitura de Registro.
Os tooros podem ser adquiridos no Bunkyo de Registro pelos telefones 13.3822-4144 e 3822-2865, pelo site www.tooronagashi.com.br ou no dia do evento.
Sobre o Tooro Nagashi
O Tooro Nagashi é uma homenagem aos mortos vítimas do Rio Ribeira de Iguape. É um culto ecumênico com pequenos barquinhos iluminados por velas coloridas, feitos artesanalmente e soltos no Rio. Ao soltarem os barquinhos, os participantes da cerimônia iluminam o caminho dos espíritos e fazem pedidos de paz. Além da celebração religiosa, há comidas e danças típicas japonesas. No Brasil, a cidade de Registro, no Estado de São Paulo, marco da colonização japonesa no País, é pioneira na celebração do Tooro Nagashi, realizado no início de novembro por ocasião do Dia de Finados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário