segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Especial Keiro no Hi (Dia do Idoso)!

"Keirō no Hi" ou "Dia do Respeito pelo Idoso" é um feriado nacional japonês celebrado anualmente na 3ª segunda feira de Setembro em honra aos cidadãos idosos.

O feriado teve início em 1966 sendo a princípio comemorado aos 15 de setembro e a partir de 2003 passou a ser mantida na 3ª segunda feira do mês de setembro devido ao “Sistema Happy Monday”( Lei que move uma série de feriados nacionais para a segunda feira instituida em 2004).

A data traça as suas origens em 1947, quando a cidade de Nomadani-mura (mais tarde Yachiyo-cho, e atualmente Taka-cho) localizada na Província de Hyogo proclamou o dia 15 de setembro como o “Dia da gente mais velha” (Toshiyori no Hi). Sua popularidade acabou por se espalhar por todo o país, se tornando em 1966 o que é hoje como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses que sempre contribuíram para o País com sua sabedoria e seu trabalho. A data escolhida é bem propícia, pois nesta época do ano o calor intenso já passou e o clima fica mais ameno.

Anualmente, a mídia japonesa aproveita a oportunidade para caracterizar a população informando sobre o número de pessoas existentes destacando as mais idosas no país.

O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês.

Nos meados da segunda quinzena de Setembro, as colheitas nas plantações já terminaram e as condições climáticas normalmente são boas, apesar que neste ano, o Japão foi acometido por enchentes e por tufões como o Tufão Roke, comuns durante o verão no Japão e que acabam fazendo um pouco de estrago por lá.

No Japão, a expectativa de vida é em torno de 85 anos de idade para as mulheres e 78 anos de idade para os homens. É uma média considerada alta pelos padrões mundiais. Além disso é um país onde se concentra o maior número de centenários. São mais de 30 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos e esse número vem crescendo vertiginosamente.

Em 2003, por exemplo, o número era estimado em 20 mil pessoas centenárias. Existe até uma celebração para quem chega nessa idade: O Hakusai Shosho. O segredo para essa longevidade toda, com certeza é devido a qualidade de vida que o Japão oferece aos seus cidadãos. E a alimentação também é um fator importante para a saúde de ferro dos japoneses.

O Sistema de Saúde no Japão pode não ser a mais perfeita do Mundo, mas pelo menos, não deixa ninguém na mão e ainda existe toda uma preocupação e respeito pelos idosos, onde há incentivo para que eles se exercitem (Veja sobre o Radio Taiso), sejam ativos fisicamente e mentalmente e não deixem de fazer atividades corriqueiras, por causa da idade, como dirigir, passear, ler, etc.

Bem cedinho, é normal ver idosos japoneses, caminhando, se exercitando, passeando com o cachorro de estimação, ou então cuidando das suas hortas ou plantação de arroz. Mantendo o corpo e a mente em exercício constante, impede que eles entrem em depressão ou que tenham outras doenças físicas e neurológicas.

No Japão, o costume não é se comemorar o aniversário todos os anos, como no Brasil. Existem idades específicas, assim como o Seijin no hi, que se comemora o Dia da Maioridade, ou seja a chegada dos 20 anos de idade, o Shichigosan para comemorar as idades de 3, 5 e 7 anos e ainda o Okuizome, uma cerimônia especial para celebrar os 100 primeiros dias de vida de um bebê.

No caso da longevidade, também certas idades são comemoradas pelos japoneses, tais como:

60 还 暦 (KANREKI IWAI)
70 古稀 (KOKI IWAI)
77 喜 寿 (KIJU IWAI)
80 伞 寿 (SANJU IWAI)
88 米 寿 (BEIJU IWAI)
90 卒 寿 (SOTSUJU IWAI OU YONE NO IWAI)
99 白 寿 (HAKUJU IWAI)
100 百寿 (MOMOJU IWAI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário