quarta-feira, 24 de junho de 2015

Homenagem! Misora Hibari ~26 anos de falecimento~


Misora Hibari. Nascida em maio de 1937 na provincia de Kanagawa, Misora Hibari se tornou o maior expoente da música japonesa reconhecida até os dias de hoje. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade. Esta grande estrela possuiu uma carreira brilhante, em contraste à sua vida pessoal marcada por episódios com menos brilho. Ao longo dos seus 40 anos de carreira, Misora Hibari gravou aproximadamente 170 filmes, 230 apresentações de teatro, 120 singles e aproximadamente 1500 músicas gravadas, sendo 03 lançamentos póstumos. Foram 18 apresentações no show de fim de ano Kohaku Utagasen da TV NHK, programa onde as pessoas de maior destaque do ano se apresentam encerrando o ano japonês, e mais 06 homenagens póstumas á cantora.
Em abril de 1988, Misora Hibari faz o seu último e mais belo show de sua carreira no Tokyo Dome. Foram 39 músicas interpretadas belissimamente, mesmo com as dores e a falta de ar que já a haviam debilitado. Foi montado um esquema de emergência com médicos e ambulância caso necessitasse, mas as forças e a vontade da cantora em presentar seus fãs superou todas estas dificuldades.

Em janeiro de 1989, Misora Hibari lança o single "Kawa no Nagare no Youni", sua útlima e uma das mais belas canções que se tornou um grande clássico da música japonesa, não só por possuir uma belissima letra, mas também pela importância desta canção na vida da cantora Misora Hibari. No ano do lançamento desta linda canção, a cantora Misora Hibari já se encontrava acometida de uma doença grave no figado que a estava debilitando ainda mais. No mês de fevereiro do esmo ano, Misora Hibari precisou abandonar sua turnê pela agravação de sua doença. No mês de março, foi diagnosticado pneumonia idiopática intersticial, mas mesmo necessitando de oxigênio através de balões e com muito esforço, concluiu um show para 1.100 pessoas, interpretando 20 músicas de forma inigualável. 

Em 24 de junho de 1989, ela partiu aos 52 anos de idade, deixando um belissimo legado cultural e artistico ao Japão. Aproximadamente 40 mil pessoas compareceram ao seu funeral, e muitas celebridades ofereceram suas homenagens. 

Após seu falecimento, inúmeras homenagens foram feitas à cantora através de monumentos em algumas localidades do Japão e diversos livros e documentários.

Confiram alguns videos em homenagem à esta grande estrela que iluminou a vida dos japoneses no pós guerra e posteriormente na reconstrução do Japão com sua belissima voz e simpatia. 


Confiram o último video gravado da cantora Misora Hibari em fevereiro de 1989, lançando a canção "Kawa no Nagare no Youni".

Confiram o video da canção "Yawara", lançado em 1964 e que alcançõu a incrivel marca dos 1,9 milhões de cópias. 

Confiram o video da canção "Ai San San", interpretada no seu último show, realizado em 1988 no Tokyo Dome. 

Confiram o video da canção "Owarinaki Tabi", canção que marca o agradecimento da cantora Misora Hibari aos fãs gravado no ano anterior ao seu falecimento, quando ela já se encontrava debilitada.  

2 comentários:

  1. Rick Akio amanha faz 27 anos de sua morte a minha idade, gostaria de ter conhecido. :( amo Misora Hibari !

    ResponderExcluir