segunda-feira, 16 de março de 2015

Especial Hounen Matsuri!

No último dia 15 de março, foi comemorado o Festival da Prosperidade e Fertilidade, chamado pelos japoneses de Hounen Matsuri, na cidade de Komaki ao norte da província de Aichi no Japão.

Hounen em japonês significa boa colheita, e Matsuri, feriado, festival. As cerimônias celebram colheita abundante, prosperidade e fertilidade.

No festival podemos encontrar chaveiros , enfeites, doces e vários outros ítens em formato de pênis, que é o símbolo máximo do festival.

A cerimônia se encerra com o desfile de um Pênis gigante de madeira , que pesa 280 Kg e 2,5 de comprimento que é carregado só por homens de 42 anos, que o levam para o Templo Shinmei Sha. Todo ano, um novo e grande falo de madeira é esculpido à partir de um grande cipreste, o "hinoki". No Japão, estes objetos expressam pureza e vitalidade. A árvore é levada para o santuário para rituais de purificação, na época mais fria do inverno, logo aós um mestre artesão esculpí-la. O artesão usa ferramentas tradicionais e veste roupas que foram purificadas no santuário. 

Ao depositarem o pênis de madeira no sepulcro Tagata Shinto, os homens acreditam receber proteção. O festival é celebrado em um templo de 1,5 mil anos, onde Takeinadane-no-mikoto, a deusa da fertilidade, é homenageada.

Também são famosos os alimentos no formato do órgão sexual masculino degustados durante a festa. Entre os mais comercializados estão as salsichas envoltas em pães que simbolizam a vagina.

A maioria dos visitantes deste templo são casais jovens, às vezes rezando para obter sucesso, ou para ação de graças pelo nascimento de um filho. 

Um comentário:

  1. Interessante... Mais interessante ainda é a interpretação dos "símbolos", isento daquele pesaroso moralismo ocidental, do que, pelo visto, a cultura japonesa segue incólume.
    Aliás, a cultura japonesa, creio eu, será uma das pouquíssimas que se conservarão por séculos e séculos, visto que a maioria das outras aí estão definhando e cedendo à globalização e imperialismo yankee (nada contra, mas...).
    Estão de parabéns.

    ResponderExcluir