terça-feira, 3 de março de 2015

Especial Hina Matsuri!

O Hinamatsuri, festa típica japonesa, que ocorre dia três de março, representa o dia das meninas. A característica do Hinamatsuri são as bonecas tradicionais, que ficam expostas em plataformas com panos vermelhos. Bonecas que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, senhoras da corte, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian. Um jogo completo tem cerca de 15 bonecas, além de objetos de decoração, uma laranjeira e uma cerejeira, um espelho, instrumentos musicais, entre outros.

A fileira superior apresenta duas bonecas que representam o Imperador (お内裏さま, O-Dairi-sama) e a Imperatriz (お雛さま, O-Hina-sama). (Dairisignifica Palácio Imperial, Hina é menina ou princesa). As bonecas são usualmente dispostas diante de uma tela dourada com dobradiças.

O segundo degrau traz três senhoras da corte (三人官女, San-nin kanjo). Entre elas há um recipiente.

No terceiro degrau estão cinco músicos(五人囃し, Go-nin bayashi). Cada um segura um instrumento musical e o cantor, um leque. 

As outras plataformas são compostas de mobílias em miniaturas, ferramentas, carruagens, entre outros. Dois bonecos de ministros (ががく, Zuijin), são dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.

As bonecas podem ser presenteadas pela família da mãe da menina ou serem compradas em lojas de departamentos. A exposição das mesmas tem duração de no máximo duas semanas, e de acordo com a tradição, devem ser cuidadosamente guardadas e empacotadas. Uma superstição popular diz que se a exposição inteira não for desmontada após o período do festival, a meninas de tal família não conseguem se casar futuramente.

No dia 03 de Março, a menina convida seus amigos para um chá, onde serve aos convidados o hishimochi (bolinho doce de arroz) e o amazakê (versão do saquê de baixo teor alcoólico). A comida tradicional é chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho. Durante a festa, a anfitriã poderá cantar uma música antiga para entreter seus convidados.

O costume de exibir as bonecas teve início durante o período Edo. O Hinamatsuri é oriundo de um antigo costume japonês chamado Hina-nagashi (雛流し), no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, levando consigo os males ou os maus espíritos protegendo assim seus donos. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de afastar os maus espíritos, e assim protegeria o dono.


Confiram esta linda canção do estilo Doyo (canção infantil tradicional) que expressa bem esta data especial, o Hina Matsuri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário