quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Especial Oshogatsu!


Tradições de Ano Novo no Japão

Se você é daquelas pessoas que adora a contagem regressiva e o belo show pirotécnico na virada do ano, então ficará um pouco decepcionado com o Reveillon no Japão. Ao invés dos esperados fogos de artifícios, o que escutamos na Terra do Sol Nascente são as 108 badaladas do ritual budista Joya no Kane.

No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada pelos japoneses são as 107 badaladas do sino (a última badalada ocorre exatamente à meia noite, momento exato da virada do ano). Para o povo japonês, esse ritual celebra a chegada do Ano Novo, assumindo o papel que os fogos de artifício fazem em outros países.

Mas qual a razão das 108 badaladas? De acordo com as crenças budistas, as 108 badaladas representam os 108 pecados ou desejos mundanos do homem, e o tocar do sino serve para afastar esses desejos, a fim de que o homem possa entrar purificado no novo ano.
Mais quais são eles?

Se referem aos seis sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato e consciência), multiplicado por três reações (positivas, negativas ou indiferentes), que dá um total de 18 “desejos”. Cada um desses desejos pode estar “ligado ou separado do prazer”, portanto multiplica-se por 2, dando um total de 36 “desejos”.

Cada um desses desejos pode se manifestar no passado, presente ou futuro, portanto multiplica-se 36 por 3, dando como resultado 108. Este número é muito frequente nas crenças religiosas indianas, portanto quando o budismo chegou ao Japão (a cerca de 400 aC), este número passou também a fazer parte de várias tradições budistas.

Hatsumode – A primeira visita ao templo do ano

A primeira visita do ano à um santuário ou templo é chamado de Hatsumode. As visitas ocorrem a partir do dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo (Omisoka) ao dia 3 de janeiro. Normalmente, as pessoas vão com trajes típicos japoneses (quimono e hakama) e rezam para que tenham um ano próspero e com muita saúde.

Durante o Ano Novo (Oshougatsu), os templos e santuários ficam lotados e muitas vezes é necessário ficar na fila durante horas. Lá também são vendidos vários tipos de talismãs para trazer boa sorte como Omamori, Daruma e Maneki Neko. Muitos aproveitam para deixar os amuletos antigos para sejam queimados.

Hatsuhinode – O primeiro nascer do sol do ano

No dia 1 de Janeiro, os japoneses costumam se levantar bem cedo para assistir o primeiro amanhecer do ano. Esse ritual chama-se Hatsuhinode (初日の出). Muitos se reúnem com amigos e familiares e vão para o litoral ou para algum templo localizado em alguma cidade montanhosa para apreciar o nascer do sol.

* Nada de pular sete ondinhas como se faz no Brasil… No Japão, a tradição é simplesmente apreciar a beleza do primeiro nascer do sol do Ano.

Após um generoso café da manhã, muitos retornam aos templos para comprar o Omikuji (お神籤), uma espécie de oráculo com previsões de boa sorte. Também são realizados diversos jogos tradicionais no Ano Novo, como o Takoage e o Hanetsuki.

Hatsugama – A primeira cerimônia do chá

Outra tradição japonesa de Ano Novo é o Hatsugama (初釜), que é a primeira cerimônia chá do ano, onde se reúnem os membros mais importantes da família ou as pessoas mais próximas com o intuito de manter boas relações no novo ano.

Existem outros eventos importantes no Ano novo como o Kakizome(a primeira caligrafia do Ano Novo), Nanakusa Gayu (as 7 ervas da Primavera), Otoshidama (envelope com dinheiro para as crianças), Nengajo (cartões postais de Ano Novo), e superstições interessantes como o Hatsu yume (o primeiro sonho do Ano Novo). Tem ainda o Kagami Biraki, uma tradição de Ano Novo no dia 11 de janeiro.

No Japão, o Ano Novo compreende nos três primeiros dias, sendo que o dia 1 º de janeiro (元日/ ganjitsu) é feriado nacional. Muitas lojas permanecem fechadas durante esses três dias. Esses três primeiros dias é chamado de Sanganichi (三が日) e muitos japoneses aproveitam para relaxar e estar junto com a família.

Aliás, o Ano Novo no Japão é um evento tradicionalmente familiar. Muitos viajam para se reunir com a família e partilhar das comidas típicas de Ano Novo como o Soba e o Osechi-ryouri, um obento tradicional com kazunoko (ovas de arenque), Kobumaki (kombu enrolado), Datemaki (omelete) e takenoko (broto de bambu).

Cerimônia Kokyo Ippan Sanga

No dia 2 de janeiro, um evento muito importante ocorre para o povo japonês. É o Kokyo Ippan Sanga, uma cerimônia oficial em que o Imperador do Japão e sua família fazem sua primeira aparição pública na varanda do Palácio Imperial, em Chiyoda-ku, Tóquio, para felicitar a nação japonesa pelo Ano Novo.

Neste dia, os portões do Palácio Imperial estarão abertos e as pessoas comuns poderão atravessar a ponte Nijubashi. Este é um dos dois dias do ano em que é possível entrar no palácio. O outro dia é no dia 23 de dezembro, que é o aniversário do imperador. Normalmente uma grande multidão se aglomera no local.

Fonte: http://www.japaoemfoco.com/tradicoes-de-ano-novo-no-japao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário