terça-feira, 18 de junho de 2013

Especial 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil



O navio da esperança. Assim pode ser visto o Kasato Maru, que atracou em Santos em 18 de junho de 1908, há 105 anos, com os primeiros 781 imigrantes japoneses, de 165 famílias. Ao longo dos anos e décadas seguintes à escala pioneira do Kasato Maru, numerosas embarcações do Japão trouxeram cerca de 260 mil imigrantes. Hoje a comunidade de japoneses e descendentes (já na quinta geração) soma aproximadamente 1 milhão 500 mil. O Kasato Maru foi o mais marcante por ser o primeiro, mas outros transatlânticos também escreveram a sua história nas páginas do fenômeno da imigração.

Santos, 18 de junho de 1908 - O navio Kasato Maru aportou no cais número 14 do Porto de Santos às 9h30. O navio partiu do Porto de Kobe e depois de 52 dias de viagem, 781 pessoas (entre passageiros e tripulantes) desembarcaram na cidade, segundo depoimentos, “em busca da árvore que dá dinheiro”. As famílias vão passar alguns dias na Hospedaria dos Imigrantes antes de seguir viagem para as fazendas de café no interior do estado de São Paulo e de outros estados.

Esse movimento de chegada de japoneses no Brasil faz parte de um contrato de imigração entre os países, assinado pelo diretor da Cia de imigração Kôkoku do Japão e pelo Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, dr. Carlos Botelho.

São Paulo, 18 de junho de 2013 - Cento e cinco anos se passaram e, hoje, a população nipo-descendente já está na sexta geração. A história entre os dois países passou por desavenças (na época da Segunda Guerra Mundial), reconciliações, idas e vindas de brasileiros e japoneses.

Hoje, estima-se que a comunidade nipo-descendente no Brasil tenha pelo menos 1,5 milhão de pessoas. Se no começo eles eram maioria no setor agrícola, hoje, eles estão presentes em diversos nichos da sociedade. São empresários, comerciantes, políticos, artistas que fazem parte desse intercâmbio de culturas.

A deputada federal Keiko Ota presidiu nessa terça-feira (18/6) sessão solene na Câmara dos Deputados de São Paulo, em homenagem aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, ela lembrou a participação dos imigrantes japoneses no desenvolvimento do país e a importância de se manter a cooperação entre as duas nações. “Temos a missão de resgatar a importância da tradição nipônica e estreitar os laços de amizade e de cooperação que envolvem o Brasil e o Japão”, ressaltou.

Em seu discurso, a parlamentar enfatizou que descendentes, como ela, têm a obrigação de honrar os preceitos e a memória de seus avôs e avós. “Para fazer isso precisamos ter um olhar para o futuro. Um futuro em que será possível vermos nossos filhos e netos dando continuidade à tradição de nossos antepassados”.

Comparecerem à solenidade diversos parlamentares de origem nipônica, além de deputados de várias bancadas, empresários, representantes da comunidade japonesa, alunos da rede pública de ensino e o embaixador do Japão, Akira Miwa.

Como homenagem á este dia, seguem alguns videos que remetem à imigração e à saudade da terra natal.


Homenagem do Sr Carlos Kubo aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Homenagem aos 104 anos de Imigração Japonesa no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário