domingo, 23 de junho de 2013

Entrevista! Grupo Isshin Yosakoi Soran


Olá amigos do blog ENKA MANIA! Em comemoração ao 03º ano de existência do blog, inauguro uma nova seção onde postaremos algumas entrevistas com grupos e pessoas influentes na colônia japonesa brasileira. E para iniciar, temos a honra de conhecer um pouco da história do Grupo Isshin Yosakoi Soran. 

Conforme o próprio site informa: "Ishin significa "um só coração". O grupo Ishin é composto, desde 2002, por jovens de diversas entidades de São Paulo, mas que incorporam este espírito tendo um objetivo comum: compartilhar a arte e a cultura japonesa por meio do Yosakoi Soran. Para tanto o grupo preza por elementos tradicionais de Yosakoi Soran, sempre acompanhado de movimentos firmes e ritmos vibrantes. E com as suas apresentações alegres vem fortalecer os laços de amizade e aproximar os jovens à cultura japonesa." 

Yosakoi é uma canção tradicional japonesa da província de Kochi. Canta-se sobre o amor secreto entre um monge e uma mulher. Em 1954, um bairro comercial de Kochi criou um festival com o objetivo de estimular a economia local, onde as pessoas dançam ao ritmo do Yosakoi. Para diferenciá-lo de outros festivais, eles tiveram a idéia de usar o Naruko, usado para espantar pássaros que vinham às plantações. Yosakoi significa "Yoru ni koi" (venha de noite).

Em 1992, um grupo de universitários ficou tão impressionado com a dança que levou essa tradição para Hokkaido (a ilha ao extremo norte do Japão). Ali, eles misturaram o Yosakoi com o Soran-bushi, uma canção que simboliza os costumes dos pescadores. Hoje, o Festival de Yosakoi Soran é o principal evento de verão de Hokkaido, reunindo mais de 375 equipes com mais de 40 mil dançarinos na capital Sapporo.

O Yosakoi Soran chegou ao Brasil através do empresário Hideaki Iijima, da Soho Cabeleireiros, que realizou, em 2003, o 1º Festival de Yosakoi Soran no Brasil no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, contando com a participação de 12 grupos. Na sua 2ª versão, conseguiu reunir mais de 20 grupos no Ginásio do Ibirapuera. Os 3º, 4°, 5º, 6º, 7º, 8° e 9º Festivais foram realizados no Via Funchal.

Confiram mais algumas informações e curiosidades deste grande grupo que faz um trabalho maravilhoso dentro da comunidade nikkey de São Paulo pelas palavras de uma das principais integrantes, Yumi Kataoka. 

E.M. - Olá Yumi, como e quando surgiu o Grupo Isshin Yosakoi Soran?
O grupo Ishin é composto, desde 2002, por jovens de diversas entidades nikkeis de São Paulo, foi uma união do seinen (gruo de jovens) do Bunkyo de São Paulo com o seinen da Associação Hokkaido kenjinkai de São Paulo.

E.M. - Dentro desta união, qual a proposta principal da formação do Grupo Isshin Yosakoi Soran?
O Grupo Isshin Yosakoi Soran tem como principal objetivo compartilhar a arte e a cultura japonesa por meio do Yosakoi Soran.

E.M. - Como funciona o Grupo Isshin Yosakoi Soran?
O Grupo Isshin Yosakoi Soran é uma entidade sem fins lucrativos e foi criado como departamento da Associação Hokkaido kenjinkai de São Paulo. Neste ano de 2013 o Grupo Isshin Yosakoi Soran completa 10 anos de existência. 
Fazemos apresentações para entidades beneficentes: Ikoi no Sono, Kibo no Ie, Projeto Dirce Moura, Sukiyaki do Bem e também nos grandes festivais, Expo Aflord no Arujá, Akimatsuri em Mogi das Cruzes, Atibaia, Festival do Japão de São Paulo, Festival do Japão em Minas e entre outros.

E.M. - E como é a rotina de ensaios?
Os ensaio ocorrem às sexta-feiras das 19h30 as 21h30 e aos sábado das 9h30 às 11h30 na Associação Hokkaido kenjinkai de São Paulo, situado na R. Joaquim Távora, 605 - V. Mariana (perto do metro Ana Rosa). Focamos os treinos em alongamento, técnicas de manuseio do Naruko (instrumento), leque e hatta, respiração, postura e resistência. Além de criar e aperfeiçoar as coreografias apresentadas nos eventos.

E.M. - Hoje o Grupo Isshin Yosakoi Soran conta com quantos participantes? Existe algum tipo de hierarquia dentro do Grupo?
Temos no geral 15 integrantes ativos e também um novo departamento denominado Ishin Ladies, formadas por senhoras.

Sim, temos coordenadores do grupo que cuidam da manutenção, organização de apresentações, confecção de happis(vestimenta japonesa utilizada em festivais) e de todo gerenciamento do grupo. Tudo é discutido entre os coordenadores antes de ser passado para os outro integrantes a fim de estruturar cada vez mais o grupo. O grupo está crescendo e contamos com os integrantes que voluntariamente ajudam o grupo no que for preciso.

E.M. - O Grupo Isshin Yosakoi Soran organiza uma vez por ano o Isshin Matrui. Nos fale um pouco deste grande evento. 
O Ishin Matsuri surgiu de uma ideia dos integrantes, no ano de 2012, a fim de arrecadar verba para ajudar a Associação Hokkaido e juntar fundos para melhorarmos as estruturas do proprio grupo; confecção de happis, acessórios, compras de narukos, calças e manutenções gerais.

Neste ano foi realizada a Segunda edição do evento, que foi um sucesso e contamos com a presença de muitos talentos da colonia japonesa. O diferencial do Ishin Matsuri é o foco na divulgação da cultura japonesa com musica, taiko, dança, karaokê, Shamisen... o intuito é despertar nos jovens a curiosidade e a vontade de manter essa cultura viva.

E.M. - Com a grande curiosidade pela cultura japonesa que está se despertando nos jovens, quais são as perspectivas do Grupo Isshin Yosakoi Soran?
Buscar aumentar o grupo com integrantes que tenham essa mesma vontade de manter a cultura e que goste de fazer amizade, pois acima de tudo o Grupo Ishin preza muito a amizade e a integração com os outros grupos de Yosakoi e a integração com a comunidade nikkey brasileira.

Estamos focados na divulgação do Yosakoi Soran e planejando mais um evento no decorrer deste ano.

E.M. - E como anda  agenda de eventos do Grupo Isshin Yosakoi Soran?
A agenda do Ishin já está cheia e contamos com apresentações até o final do ano em grandes eventos como Festival do Japão de São Paulo, e Festa das Flores de Atibaia.

Proximos eventos:
- 29/06 Cooper Cotia
- 30/06 Festa Junina Caramuru
- Festival do Japão
- 4/08 - Campos do Jordao
- 1/09 - Lamen Matsuri do Hokkaido
- 15/09 - Aflord - Arujá
- 22/09 - Atibaia festa das Flores
Muito obrigada pela oportunidade de estar nessa seção do seu blog!
Um grande Beijo !

Yumi Kataoka - Grupo Ishin Yosakoi Soran

Para maiores informações sobre o Grupo Isshin Yosakoi Soran, acessem http://www.ishinyosakoisoran.com.br e confiram a agenda de eventos e como participar deste maravilhoso projeto! 

E.M. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário