domingo, 6 de novembro de 2011

Yashiro Aki concede entrevista antes de shows no Brasil


A cantora japonesa Yashiro Aki já está no Brasil para três apresentações em parceria com a Nihon no Uta, entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é preservar as canções folclóricas e infantis do Japão.

Yashiro Aki chegou em São Paulo na manhã do dia 2 de novembro, feriado de Finados. Em seguida, fez uma apresentação especial no Ikoi no Sono, entidade que assiste pessoas com necessidades especiais.
Às 17:00, concedeu entrevista coletiva no hotel Blue Tree Premium Paulista. A cantora respondeu as perguntas com bom humor e sem demonstrar cansaço. A intérprete Nobuko Kojo fez a tradução em português de perguntas e respostas.

Esta é a segunda vez que Yashiro Aki vem ao Brasil; a primeira foi em 1983. A cantora relembrou momentos dessa apresentação.

“É um concerto cheio de lembranças maravilhosas, em que tive uma recepção calorosa dos brasileiros e fui tratada como uma rainha. Soube de pessoas que vieram de longe, que viajaram por três, quatro dias. Soube de pessoas que economizaram dinheiro por muito tempo para poder comprar os ingressos. Quando entrei no palco, vi que muitas pessoas choraram de emoção. Foi muito marcante.”



Nihon no Uta

A Nihon no Uta se apresenta pela primeira vez fora do Japão. A entidade tem o compositor e produtor musical Ryuichi Sakamoto como coordenador geral e mais de 100 músicos envolvidos no projeto.


“Os japoneses não estão apenas no Japão, mas também no Havaí e no Brasil. Já havia planos de fazer uma apresentação aqui”, disse Hikaru Sato, diretor da Nihon no Uta.


Artistas japoneses no Brasil
Recentemente, o Brasil recebeu a banda japonesa de rock X Japan; no intervalo de uma semana em novembro, acontecem shows de Yashiro Aki e Begin.


Nesse sentido, a cantora concordou que o país pode fazer parte da rota de turnês de artistas japoneses. “Mas é preciso convidar! [risos]”, disse.



Popularidade no Brasil
No Brasil, as músicas de Yashiro Aki são muito conhecidas, inclusive sendo escolhidas por cantores locais para campeonatos de karaoke.


“Sinto-me muito feliz em saber que as pessoas aqui, do outro lado do mundo, estão passando as músicas dos avós para os filhos, para os netos. O sangue japonês sendo transmitido para os descendentes. Muitos jovens de hoje também sabem, pelo gesto, que é a música de Yashiro Aki [faz o gesto da música “Ame no Bojou”]. Muitos disseram que cantam minhas músicas todos os dias. Fico muito feliz.”


Artista plástica
Sobre sua carreira de artista plástica, Yashiro Aki contou que seus quadros foram selecionados para uma exposição na França por 5 anos consecutivos. Sobre uma exposição no Brasil, a cantora se mostrou animada: “Sim, seria ótimo”.


Para saber mais sobre sua carreira de artista plástica, visite seu site oficial clicando aqui (em japonês).

Na noite de 3 de novembro, às 20:00, Yashiro Aki se apresenta em Londrina. Em seguida, retorna para compromissos em São Paulo, onde se apresenta no domingo em duas sessões, às 13:00 e 16:00. A organização do concerto Yashiro Aki & Nihon no Uta é do São Paulo Shimbun e Fundação Japão.

Para mais informações, clique aqui (Agenda Made in Japan).

Redação Made in Japan: http://madeinjapan.uol.com.br/

Um comentário:

  1. TIVE O PRIVILÉGIO DE VER UM SONHO SER REALIZADO... O DE VÉ-LA CANTANDO AO VIVO E NO BRASIL... FORAM MOMENTOS ÚNICOS QUE JAMAIS HEI DE ESQUECER... SIMPLESMENTE EMOCINANTE.. ALÉM DE VER UMA ENERGIA E UMA SIMPATIA TREMENDA DESTA QUE É PARA MIM A MINHA PREFERIDA CANTORA JAPONESA. E TENHO DE AGRADECER AO GRANDIOSO RICK QUE PROPORCIONOU-ME ESTAR EM SAO PAULO NESTE DIA... SE NAO FOSSE O INCENTIVO DELE EU NAO ESTARIA LÁ.

    ResponderExcluir